30 de ago de 2016

Cozinhe uma vez por mês - Parte I

Link do livro aqui

Calma que eu explico...
Já faz tempo que estou devendo um post pra vocês de como adotei uma nova forma de organizar as refeições aqui em casa, graças a um livro que minha amiga-irmã Leah me indicou e que mudou a minha vida!!!
Nele a autora ensina que você pode otimizar as principais refeições do mês inteiro em um ou dois dias, e digo pra vocês, não é impossível! Já estou no segundo mês de congelamento e cada dia mais eu amo este novo estilo de pensar a minha cozinha. Vou explicar mais ou menos como funciona:
  1. Você planeja o cardápio de acordo com as preferências da sua família, calculando preparar 30 refeições principais.
  2. Com o cardápio em mãos, então você elabora a lista de compras, anotando tudo o que você vai precisar comprar para preparar toda essa comida.
  3. Se prepare para passar um dia inteiro na cozinha - eu sempre gasto mais de um pois não tenho quem me ajude com as crianças, mas o livro recomenda que se possível você fique livre de todas as outras atividades e assim consiga fazer tudo num único dia.
  4. Cozinhe, armazene as porções e congele
Nós tivemos que comprar um freezer pois não há como armazenar esta comida toda no pequenininho que fica em cima da geladeira. Mas mesmo que pareça loucura pra você cozinhar para o mês todo, vale a pena experimentar utilizar o mesmo método para as refeições da semana. E quem estiver com vontade de comprar um freezer e na dúvida se faz diferença ou não:  foi um dos melhores investimentos que fizemos nos últimos tempos (o outro eu conto depois pra vocês!). 


Algumas (das inúmeras) vantagens:
  • É incrível como o fato de planejar o cardápio faz o desperdício cair consideravelmente. Tendo um plano geral você consegue visualizar onde está gastando mais, o que sua família têm consumido de menos, e já prevê aproveitar os restos de uma refeição para preparar a próxima refeição, por exemplo.
  • É mais econômico, pois uma vez que você pensa com antecedência no que vai fazer e providencia comida para o mês todo você nunca tem necessidade de comprar comida pronta, ou ter que correr no supermercado pra comprar de última hora - e acabar comprando um monte de outras besteiras que não estavam previstas. Além do fato de que comprando em maior quantidade, muitas vezes podemos comprar alimentos por um valor mais em conta.
  • É mais saudável. Uma das gavetas do freezer eu lotei com legumes congelados, gelinho verde, kit sopa*, verduras fatiadas e raladas prontas pra virar uma salada refogada ou deixar o arroz mais nutritivo. Quantas vezes você deixou de fazer uma salada por preguiça ou falta de tempo? Problema resolvido =)
  • Você ganha tempo e sanidade mental. O tempo que você gastaria preparando, lavando a louça que sujou para preparar e até mesmo pensando no que preparar ficará livre! Isso pra uma dona de casa (e com três crianças) vale ouro!!!
  • Imprevistos nunca mais. Sabe aquela visita que chegou e vai ficar pra jantar? Ou aquele hóspede que vai precisar ficar uns dias na sua casa? Como é bom não ter que sair desesperada pra cozinhar algo ou fazer uma compra extra! Como você já tem tudo organizado, no máximo talvez você precise repor algumas refeições para concluir o mês e tá tudo certo.
Eu poderia continuar falando por horas, mas por enquanto vou parar por aqui. Resolvi dividir este post em partes, pois assim posso falar com detalhes e com calma para quem estiver interessada em fazer um teste.

Sobre o livro: não é propaganda, gente, eu comprei!!! E sim, ele é em inglês, então eu comprei no Kindle no app do celular e li com o próprio tradutor do aplicativo. Eu realmente não pesquisei livros sobre o assunto em português, se alguém souber e puder indicar, eu agradeço! 

No próximo post eu vou contar como planejei o cardápio e passar para a parte prática do negócio, fiquem ligadas =)

28 comentários:

  1. Poxa...me interessei muito pelo assunto...vou esperar ansiosamente mais explicações..

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei o post, quero sim saber mais, muito interessante. Obrigada por compartilhar, essas informações são ouro para organização do nosso dia-a-dia tão corrido.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. eu costumo fazer isso para a semana. é uma mão na roda. prefiro levar marmitas para o trabalho que comer no restaurante da empresa. na semana que fico com preguiça de tirar um tempinho pra preparar as marmitas da semana (geralmente preparo no domingão) acabo tendo muito mais trabalho pra me organizar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se a gente não faz naquele dia, atrapalha tudo.

      Excluir
    2. Pois é, se a gente não faz naquele dia, atrapalha tudo.

      Excluir
  4. o que é o * no kit sopa?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, esqueci de explicar kkkk, é um mix de cenoura, chuchu e vagem cozidos no vapor que já tá pronto pra colocar na sopa. Mas vou explicar no próximo post!

      Excluir
  5. Evelyn dos Santos30/08/16 10:53

    Ficou uma dúvida: o gasto no começo do mês não acaba sendo maior? E o sabor da comida, não fica ruim depois de congelado? Descongela sempre no micro (e a conta de luz?)?

    Por aqui, eu até congelo uma ou outra sobra pros dias que estou sozinha, e até dá certo, mas no geral, faço um cardápio no domingo e compro o que chamo de "reposição da semana", carnes e feira. O grosso do dia a dia e a limpeza, no começo do mês. Por isso as perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelyn: Durante muito tempo fiz como vc. Depois aderi aos atacadões da vida, onde você compra alimentos em grande quantidade, por um valor mais em conta, logo, economizamos bem mais. Sobre o sabor: tem receitas que servem para este tipo de esquema, outras não. Com o tempo a gente vai aprendendo. E raramente eu uso o micro pra descongelar, eu boto na geladeira um dia antes e na hora de comer aqueço no fogão/forno.

      Excluir
  6. Ansiosa pelo próximo post! Só quem cozinha sabe como todo o processo é trabalhoso...td que vier pra facilitar é mto bem-vindo!

    ResponderExcluir
  7. Ansiosa pelo próximo post! Só quem cozinha sabe como todo o processo é trabalhoso...td que vier pra facilitar é mto bem-vindo!

    ResponderExcluir
  8. interessante. Vou acompanhar os proximos posts porque pra mim comida feita na hora não tem igual...

    ResponderExcluir
  9. Alguma sugestão de cardápio?

    ResponderExcluir
  10. Já estou fazendo com verdurinhas e outraas coisinhas, mas repensando, meu tempo anda tão curto! Ainda ter de cozinhar......acho que vou fazer um teste.

    ResponderExcluir
  11. Já estou fazendo com verdurinhas e outraas coisinhas, mas repensando, meu tempo anda tão curto! Ainda ter de cozinhar......acho que vou fazer um teste.

    ResponderExcluir
  12. Já fiz muito isso, quando meus filhos eram pequenos. Era ótimo: Não só economizava, mas cada dia era um sabor diferente.

    ResponderExcluir
  13. Ana Délia30/08/16 19:16

    Aprendi isso com a minha mãe. Só não congelo arroz e macarrão,mas preparo todas as proteínas, o feijão, macaxeira descascada, sopas. Ah, meu kit sopa é igual ao seu!

    ResponderExcluir
  14. Muito amor por esse post. <3

    Julia

    ResponderExcluir
  15. AMEI AMEI AMEI AMEI, estou noiva, e prestes a casar em breve, e já pensando em tudo isso...pois hoje em dia eu e minha mãe revesamos na cozinha depois do trabalho e todo dia tem uma discussão ou um problema de ultima hora tipo: o que vamos fazer hoje, so tem abobrinha. hahaahaha nsosa vou comprar e me programar para fazer isso um dia antes da faxineira para poder me ajudar com a bagunça que eu fizer ne? Obrigada por compartilhar sempre suas experiencias e dicas,
    Sucesso sempre...e felicidades com essa family linda que vc criou.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Ju, minha linda, diva e musa inspiradora!
    Fiz um curso a uns três anos sobre congelamento, foi bem basico e sinceramente quando testei alguns alimentos não gostei, mas como seu post vc me deixou curiosa pelos próximos e com vontade de testar novamente. Estou aguardando ansiosa, fica com Deus, um bj!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails