8 de jul de 2016

Mousse de chocolate



A história do "menos é mais" vale mesmo pra tudo nessa vida. Às vezes me pego pensando em fazer sobremesas mirabolantes e mousse de chocolate nunca era uma opção. Mas sei lá, dia desses deu vontade de experimentar fazer esta receita clássica e arrisquei. E preciso dizer: é maravilhosamente deliciosa. Se possível, escolha um bom chocolate pra esta receita, vale a pena. Rende muito bem 4 pessoas, pouquíssimos ingredientes, olha só:
  • 200 g de chocolate meio amargo em gotas ou picadinho
  • 100 g de manteiga 
  • 4 ovos (gemas e claras separadas)
  • 4 colheres (sopa) de açúcar 
  • 1/3 de xícara (chá) de café ou água  (com café é muito bom)
  1. Numa panela pequena coloque o chocolate a manteiga e o café. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até a mistura ficar homogênea. Desligue o fogo e reserve. 
  2. Na batedeira junte o açúcar e as gemas e bata até obter um creme esbranquiçado (tenha paciência e bata bastante tempo, isso vai fazer diferença depois) depois adicione o chocolate derretido e bata bem 
  3. Bata as claras até o ponto neve. Incorpore 1/3 das claras em neve à mistura de chocolate e mexa bem. Incorpore o restante das claras delicadamente, porém sem demora. 
  4. Transfira a mousse para taças individuais ou para uma tigela grande e leve à geladeira por pelo menos 6 horas

Pra quem mora em Recife: Eu tenho encontrado nas Lojas Haluli um pacote de 1kg de gotas de chocolate belga da marca Belcolade por R$ 50,00. Sai bem mais barato do que ficar comprando aquelas barrinhas e a qualidade é excelente. Outra marca que é nacional e gosto muito é a Unique da Harald. Só tem que ter muito autocontrole pra não comer tudo em uma semana - confesso que é difícil. Mas pela economia, vale a pena =)

Um comentário:

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails