17 de nov de 2015

Cardápio de fim de ano #sugestões

Eu AMO as festas de fim de ano... As comidinhas especiais, as famílias reunidas, é tudo tão gostoso! Não sei vocês, mas já fico aqui pensando no cardápio, nas combinações, nas opções mais práticas e mais baratas também.

Então já que estava fazendo minhas pesquisas, pensei, por que não dividir com vocês?! Afinal, quem se planeja com antecedência acha preços melhores, não se mata na cozinha e fica mais tranquila pra aproveitar a companhia das pessoas que ama, que é o mais importante, né? 

#Prato principal




Já que o marido não curte muito peru, e todos amamos uma carne de porco, achei muito interessante esta receita de pernil desfiado do Panelinha. Eu já conhecia uma parecida que uma amiga faz usando o lombo, e pensei até em usar a costela se o preço compensar. É muito prática e dá pra preparar com antecedência e sem stress. Adorei! 

#Acompanhamentos

Este arroz com cebolas caramelizadas e amêndoas das meninas do Dedo de Moça também é cheio de bossa mas incrivelmente fácil de preparar. Eu amo cebolas caramelizadas, e a crocância das amêndoas torradinhas fazem qualquer receita brilhar. E como o pernil já é um prato de sabores fortes, o ideal é que o arroz seja mais basiquinho. Sempre é bom reservar uma porção de arroz branco para as crianças e adultos que não curtem muito essas paradinhas de arroz de festa =)


E finalmente ela, a rainha da ceia, aquela sem a qual nenhuma festa de fim de ano é igual: a FAROFA. Eu AMO farofa! E pra uma ocasião especial, tem que ser uma farofa especial. Então final de ano gosto de fazer a farofa de panko*. Ela é muito mais leve e crocante, e o preparo é simples, basta colocar a farinha panko em uma assadeira e espalhar bem, levar ao forno médio até dourar (mexendo de vez em quando) e depois misturar com o que quiser: uva passa, batata palha, bacon fritinho ou só mesmo um alho refogadinho na manteiga. Esta farofa é tão gostosa que não importa do que seja, vai ficar perfeita.

*Farinha de empanar geralmente encontrada na seção de produtos orientais. (imagem daqui)

#Sobremesa 

 
imagem daqui 

Já faz um tempão que tenho vontade de fazer esta receita de sagu de vinho com creme inglês e finalmente este ano vou prepará-la. Acho simples e chique ao mesmo tempo. Além de render bastante! Feita com um dia de antecedência facilita ainda mais a vida da gente, né? Vou usar esta receita do Panela de Barros, quem quiser conferir tem a receita em vídeo no link também! 

#Bebidas

Ano passado me arrisquei pela primeira vez a preparar uns bons drink na virada do ano, e gostei da brincadeira. Escolhi para este ano a receita de Clericot da Tati que além de ser fácil é super linda - e tem também a versão não alcoólica para as gravidinhas aproveitarem também =)




Hummm quanta comida boa! Mas calma que ainda vão rolar muitas receitas de fim de ano por aqui, aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails