Imagem daqui
Muita gente me pede ajuda para montar um cardápio. Eu mesma adoro quando me organizo e tenho meu cardápio na porta da geladeira, apesar de nem sempre conseguir segui-lo à risca (mania de cozinheira). Então há muito tempo queria fazer um post sobre isso e aproveitei que uma amiga pediu que eu a ajudasse com um cardápio para a sua família para utilizá-lo como exemplo. É claro que cada casa tem suas particularidades, e cada família, seus gostos pessoais. Mas acho que o mais importante aqui é aproveitarmos alguns princípios que podem nos ajudar a aproveitar melhor os alimentos e manter uma variedade interessante de pratos, seja qual for a quantidade de pessoas da sua família ou o lugar do país (quiçá do mundo) onde você more.
Abaixo o cardápio que montei pra ela:
Aqui a proposta é uma comidinha simples, caseira, barata, prática de preparar e razoavelmente saudável sem neuras fitness para uma família com crianças pequenas que já comem a mesma comida dos adultos. Algumas coisas a observar:
- A comida que sobra do almoço é aproveitável no jantar. Ex: A mesma carne moída do almoço vira o molho da polenta à noite, assim como a carne de panela vira uma sopinha reconfortante no jantar. Se sua família não gosta de repetir a comida no mesmo dia, guarde e transforme-a no jantar do dia seguinte. Assim evitamos desperdícios e temos uma ideia melhor da quantidade daquele item que devemos comprar por semana.
- Alguns pratos podem ser preparados com antecedência e congelados. Ex: lasanha de berinjela, torta de grão de bico, arroz de forno...
- Você pode elaborar dois cardápios e realizar um a cada semana, assim os pratos demoram mais a se repetir
- Aí não tem, mas acho importante deixar uma refeição no fim de semana livre, pra comer gordices sem peso na consciência hohoho #gordeenha
Arroz de atum
Carne moída
Galinha da preguiça (pode fazer na panela de pressão comum, o mesmo tempo de preparo)
Preparando sopas com as sobras do almoço (no caso da canja você já tem a galinha e o arroz, é só colocar mais água e os legumes picadinhos pra cozinhar que está pronto)
Carne de panela (capriche nos legumes: cenoura, chuchu, vagem)
Bolo de carne a parmegiana
Torta de grão de bico
Lasanha de berinjela
Creme de frango
Arroz de forno
Outras receitas:
#Polenta
Deixe 1 xícara de fubá ou flocão de molho em 1 xícara de água, depois refogue 1 dente de alho num fio de azeite em uma panela, acrescente 2 xícaras de água e tempere com sal e pimenta do reino. Quando ferver, adicione o flocão hidratado e mexa até começar a soltar do fundo da panela. Distribua num refratário untado e cubra com o molho de carne e parmesão ralado. Esta quantidade serve 2 porções.
#Penne Caprese
Cozinhar o penne no ponto al dente, escorrer. Cortar o tomate em cubos médios, queijo em cubos médios (Minas, Coalho, ricota... o que for mais acessível). Preparar um molho com 1 colher de suco de limão ou vinagre + 3 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta, bater com o garfo até virar um creme espesso e regar a massa. Finalizar com folhinhas de manjericão fresco ou orégano seco e misturar tudo muito bem. Se quiser, pode refogar o tomate, mas a ideia é um prato frio mesmo.
Ter uma ideia geral do que nossa família está consumindo é muito interessante. Podemos ter uma ideia de quantas porções de carne vermelha e peixe se está consumindo, por exemplo, e ir melhorando aos poucos o que achamos que está deficiente. Outra coisa legal é que por causa da rotina todo mundo já sabe o que vai comer naquele dia da semana. Quem tem crianças sabe o quanto é agradável #sqn quando a criança olha pra um prato novo e solta aquele nãoooooquerooooo /o\ Quando ela já está habituada com aquela alimentação, é menos um stress na cabeça da mãe surtada.
Não gostou desse cardápio? Monta o seu! Suas crianças não gostam destas receitas? Usa a que elas já estão acostumadas! No mínimo você não perderá mais tempo pensando no que preparar e ficará mais fácil economizar no supermercado =)
:*
Adorei! Eu moro sozinha e nem sempre almoço em casa, mas achei super adaptável pra mim seu cardápio! Obrigada Ju!(a íntima rsrs..)
ResponderExcluir