24 de jul de 2015

Bolo certo da vovó

  
 
Domingo, dia 26 de julho, é dia da vovó. Uma boa ocasião pra preparar uma receitinha do caderno da minha vó Nilza, escrita com sua letra, feito com um ingrediente "inusitado" e um que tem um nome tão singelo: "Bolo certo". Quando li o título da receita pensei que era daqueles bolos de nada, bolo branco, básico e simples. Mas ali no finalzinho da lista dos ingredientes tinha: "um copo de cerveja". Como assim, vó? Já fiz um bolo (da Nigella) que levava cerveja tipo Guiness, e é maravilhoso! Mas era mais um bolo de festa, cheio de pompa. Este não. Este tem cara de vó mesmo, e um cheirinho de pão enquanto assa que hummmm! A textura dele é diferente, meio pão de ló, meio pão feito em casa, sabe? E ó: receita baratinha e que rende um bolão! 
  •  3 ovos
  • 3 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 5 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 240ml de cerveja (ou 1 copo americano)
  1. Bata na batedeira as claras em neve e reserve
  2. Bata muito bem as gemas com a manteiga e o açúcar  
  3. Misture a farinha aos poucos, intercalando com a cerveja, misturando desta vez com uma colher
  4. Adicione as claras em neve e incorpore com cuidado
  5. Acrescente o fermento na massa, misture levemente e transfira para uma fôrma retangular (20 x 30 cm) untada e enfarinhada
  6. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 35 minutos ou até passar no teste do palito
Quem quiser fazer um mimo: corte corações em papel manteiga e posicione sobre cada fatia, peneire açúcar de confeiteiro e retire o coração de papel. O prato bailarina mais fofo do universo é da parceira JO Decor, e não tinha como combinar mais com a ocasião né não?

Quem ainda pode aproveitar os mimos, o carinho, o amor e os conselhos de suas avós, não desperdice nenhuma oportunidade. É um privilégio sem tamanho tê-las por perto. Minhas avós já se foram, mas cada uma delas, a seu modo, me influenciou muito mais do que elas pudessem imaginar. E, de alguma forma, me acompanham por onde vou, seja numa lembrança, seja numa receitinha como esta. Feliz dia, vovós lindas! E obrigada por adoçarem tanto a nossa vida :*





5 comentários:

  1. Nossa, estou sonhando com umj bolo assim! Está lindo e assim como vc guardei as receitas ecritas de minha mãe! Que lindo aqui! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. QUE LINDO, VOU FAZER COM CERTEZA!!!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails