17 de jun de 2015

Macarrão caseiro e uma surpresinha


Há um tempão Anna me emprestou a máquina de macarrão dela e nem sei dizer o porquê ainda não tinha usado. Provavelmente achava que era muito complicado, e fui adiando. Que besteira! Depois de pedir ajuda às universitárias Cami e Anna, me enchi de coragem e resolvi que valia a pena encarar esta empreitada em família. Em um sábado de manhã fomos os quatro pra mesa da sala de jantar prontos pra fazer uma baguncinha deliciosa, e de verdade: ficamos encantados com a facilidade e satisfação de preparar do zero a nossa própria massa do almoço. #muitoamor

Claro que com crianças na história não é tãoooo simples assim. Desliguei o meu "limpômetro" por alguns minutos, e tentei me controlar pra não gritar toda hora: "paaaaaaaraaaaaa de jogar farinha, já chega de farinha!" Fora que eles comeram metade da massa crua mesmo kkkkkk... Mas até que para o que eu imaginei, foi menos sujeirada do que esperava, e foi tão bom, mas tão bom, que... Quem se importa?! =)

A receita básica é: calcula-se que para cada pessoa, usa-se para cada 100g de farinha, 1 ovo e 1 fio de azeite. Tem quem coloque sal, tem quem não coloque. Tem quem use água no lugar do ovo... Como eu sei que muita gente não tem balança em casa: você pode usar 1 xícara de farinha bem cheia para cada ovo. Se ficar muito úmida, bota um pouquinho mais de farinha. Se ficar muito seca, um pouco mais de água/azeite. Tem que desgrudar bem das mãos, e deixe o saquinho de farinha perto, pois você vai precisar polvilhar farinha o tempo todo. Dito isto, vamos à receita:
  1. Em uma tigela coloque a farinha e abra um buraco no meio
  2. Coloque no buraco os ovos batidos com o azeite
  3. Vá misturando com um garfo aos poucos até virar uma massa pegajosa
  4. Agora é hora de colocar a mão na massa: misture muito bem tudo com as mãos e quando começar a soltar da tigela transfira para uma mesa/superfície enfarinhada e sove bem a massa por uns 5 a 10 minutos
  5. Neste ponto tem quem enrole a massa em papel filme e leve para a geladeira por 30 minutos. Eu não esperei, fomos direto para a máquina: começando na espessura maior do cilindro de abrir a massa, depois afinando até o último grau. 
  6. Daí é só passar no cilindro de corte e ir direto para a panela com água fervendo e sal, sempre de olho pois cozinha muito muito rápido, coisa de menos de 5 minutos!
  7. Escorra a massa e sirva com o molho que preferir


Aqui fomos de molhinho de carne moída que os meninos gostam assim mais sequinho mesmo (receita aqui). Fiz umas torradinhas de alho, com manteiga e orégano e... Hummmm!



Enquanto a massa cozinhava, arrumei uma mesa bem bonita: coloquei algumas margaridas no balde de gelo JO Decor, não ficou lindo? E a massa já pronta servi nesta travessa oval enorrrrme que eu estava guardando justamente para uma ocasião especial. Ela também é da JO Decor. E por falar nesta nossa parceira cheia de lindezas, preparamos uma surpresinha especial para os leitores do blog: até dia 17 de julho tem um cupom especial pra vocês terem 10% de desconto em qualquer peça da loja (menos sessão de outlet). Basta usar o código de desconto pitadinha10 na hora da compra. E quem paga com boleto ainda tem mais 10% de desconto, ó que belezinha =)

Atenção: É só para as 30 primeiras pessoas que comprarem, hein! 

*Post em parceria com a JO Decor

2 comentários:

  1. Olá. A farinha de trigo que você usou para a massa é comum? ou foi alguma especial ou específica para macarrão?
    Obrigada. Amo seu blog. :) bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei a comum, mas se vc puder usar uma especial ou um melhorador, vai ficar melhor ainda :)

      Excluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails