27 de mai de 2015

Salada de frango com xerém (ou canjiquinha) #Economizando


Difícil escrever um blog de receitas e não comentar sobre o aumento dos preços dos alimentos, né minha gente?! Cada semana, é um susto. Como assim, R$ 5,00 o kg da cebola? O marido vive dizendo que eu devia criar uma tag aqui no blog só de receitas econômicas, pois o momento exige um verdadeiro estica-e-puxa pra conseguirmos alimentar a família com dignidade até o final do mês. Achei bom começar com este prato, pois ele lembra o cuscuz marroquino (que aqui é bemmmmm caro) mas é preparado com este grão tão deliciosamente comum na nossa mesa. Compro 500g de xerém (ou canjiquinha) por menos de R$ 2,00 no supermercado, e ele rende aqui em casa, 4 refeições. Faça as contas e diga se não é um preço amigo =) 
  • 250g de xerém
  • 1/2 peito de frango (250g)
  • 1 cenoura ralada
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 6 floretes de brócolis picados e cozidos 
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Azeite para finalizar

  1. Coloque o xerém de molho por 1 hora
  2. Na panela de pressão cubra o peito de frango com água, adicione a cebola (inteira) sal e pimenta a gosto e leve para cozinhar por 20 minutos após pegar pressão
  3. Escorra o xerém, lave bem em água corrente e transfira para uma panela
  4. Cubra com 500ml do caldo do cozimento do frango e leve ao fogo baixo até que o caldo seque e o grão esteja cozido (pode precisar de um pouco mais do caldo, fique de olho!)
  5. Desfie o frango e misture com os brócolis e a cenoura ralada
  6. Com um garfo, solte os grãos de xerém cozido e misture com o frango e os vegetais
  7. Regue com azeite e acerte o sal se necessário
  8. Sirva a seguir


Pra quem nunca comprou, o xerém (ou canjiquinha) é vendido nos supermercados na seção onde tem milho pra pipoca, sagu, fubá... Esta quantidade serve bem quatro pessoas, e você pode usar os legumes que quiser/preferir. É uma saladinha deliciosa e leve, e funciona como um prato único. Sirva uma saladinha de folhas pra acompanhar e bonapetit!

Um comentário:

  1. Pois é miga, aqui em brasilia a cebola está a 7 reais, eo cuscuz marroquino não faço porque não acho nos mercados para fazer! como em restaurantes onde voce pode apostar é bem mais caro.
    Mas vou fazer sua receita

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails