25 de mai de 2015

Brownie de banana e café sem ovos #SegundaLevinha


Sabe aquele bolo de banana e cacau que postei semana passada? Pois é, fui prepará-lo novamente e, no automático, coloquei as bananas no liquidificador, fui buscar os ovos quando vi que... Não tinha ovo! Fuén #Quem nunca

E agora? As bananas descascadas lá, dentro do liquidificador e eu sem saber o que fazer. Daí lembrei que as meninas do Intolerantes na Cozinha tinham receitas sem ovos, e fui lá, vai que né? E não é que tinha uma receita perfeita de brownie sem ovos que providencialmente, salvaria minhas bananas e é incrivelmente deliciosa?!

Tive que adaptar a receita para os ingredientes que eu tinha em casa, e mesmo assim deu super certo. É um brownie super molhadinho, gente! Horas depois de sair do forno já tinha praticamente desaparecido, kkkkk
  • 3 bananas 
  • 2/3 xíc de café (líquido)
  • 1/4 xíc de óleo de coco ou o óleo/azeite que você utilizar
  • 1/2 xíc de cacau em pó
  • 1 e 1/4 xíc de açúcar demerara ou mascavo
  • 1 xíc de farinha de arroz
  • 1/3 xíc de maisena
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • uma pitada de sal
  1. Misture os ingredientes secos em uma tigela
  2. Bata as bananas no liquidificador com o óleo de coco e o café
  3. Misture os líquidos com os secos e misture bem
  4. Transfira para uma fôrma média forrada com papel manteiga untado
  5. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos ou até que o centro do brownie esteja firme ao toque
  6. Desenforme, corte os quadradinhos e sirva

Antes de levar ao forno, eu salpiquei uns nibs de cacau, que são as amêndoas de cacau torradas e trituradas. Há um tempão o marido trouxe de viajem, pois por aqui é um trem bem caro. Mas você pode fazer o brownie tradicional e misturar nozes e castanhas à massa. Ou então pode não colocar nada, pois ele é tão gostoso, que nem precisa =)

6 comentários:

  1. Adorei a receita! voce sabe dizer se a mesma medida de farinha de arroz pode ser substituida por farinha de trigo?
    obrigada

    fabiola

    ResponderExcluir
  2. Kelly Pack27/05/15 15:12

    Ju,

    Em primeiro lugar deixa eu te dizer que ADORO seu site!! Já fiz várias receitas e sempre dão super certo... bem explicadinhas e fáceis de seguir.

    Vi esta receita de brownie ontem e me deu água na boca... e como estou em uma dieta com algumas restrições e tentando tirar glúten e lactose do cardápio resolvi tentar hoje, só que daí queria fazer uma observação e uma pergunta:

    - Como a primeira instrução é para misturar os ingredientes secos (e considerei café como sendo seco), taquei o café com o resto das farinhas e misturei :) quando fui para o segundo passo vi que tinha que bater com o óleo e a banana, mas daí já era tarde... rs :) Então ajudaria a indicação para misturar tudo menos o café no item 1.

    - Outra coisa é que acho que está faltando um ingrediente "molhado". Talvez seja o segundo item da lista de ingredientes pois está com um espaço em branco? Acabei completando com um pouco mais de óleo de coco e leite de coco, mas fiquei na dúvida se sim ou não... e o brownie saiu, e até que ficou gostoso mas com o pózinho do café e com uma consistência mais de bolo (meio fofo) do que de brownie (mais durinho) :)

    Se você puder me tirar estas dúvidas agradeceria pois vou fazer de novo com certeza!!

    Beijos e parabéns pelo trabalho!

    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, o café é líquido! Não era o pó não... Vou colocar isso no post! Bjussss e tenta de novo ;) vale a pena!

      Excluir
  3. Ola lindinha, to passando outra vez aqui pelo seu apetitoso blog e dei de cara com este brownie. Delicious.
    Assim como voce eu nao tinha todos os ingredientes pedidos na receita original...to de mudanca e nao ando comprando nada.
    As minhas bananas estavam bem maduras,mas isso nao foi problema. Adicionei uma colher de cha de extrato de baunilha, um punhado de nozes pecas picadas, pedacos grosseiros de chocolate 70% cacau e acucar mascavo claro. Ficou demais!
    Posso republicar a sua receita la no meu blog? Obrigada e ate mais.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails