8 de abr de 2015

Bolo de mandioca (aipim) do amor #semglúten


Era uma vez eu comprei massa de mandioca (ou massa puba) achando que era goma de tapioca, quem nunca? Aqui em Recife os dois produtos, que são parecidos, sempre estão lado a lado na gôndola do supermercado e na banca da feira. Qualquer desatenção, a gente traz o produto errado por engano. Daí dei pra minha vizinha alegando que não sabia o que fazer com ela, e ela simplesmente virou a embalagem e me mostrou a receita no verso. Simples assim. E ainda disse mais: "Vou preparar pra você experimentar". Muito amor, né não?

Quando eu nem me lembrava mais da promessa ela chegou aqui em casa com um ~tapaué~ com duas fatias. Uma, os meninos devoraram antes mesmo de chegar à mesa. A outra eu comi devagarinho acompanhada de uma xícara de café, agradecendo à D. Helena por ter me apresentado um dos bolos mais gostosos que já provei. 
  • 1 kg de massa de mandioca (ou massa puba)
  • 600 ml de leite de coco 
  • 250 g de manteiga
  • 4 ovos inteiros
  • 2 xícaras de açúcar (usei menos que a embalagem recomendou - dica da D. Helena)
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 200 g de coco ralado*

  1. Misture todos os ingredientes em uma tigela grande 
  2. Transfira para uma fôrma retangular grande untada e polvilhada ou divida em duas fôrmas médias, pois a receita é graaaande
  3. Leve ao forno preaquecido a 180 graus até ficar douradinho e passar no teste do palito
  4. Espere esfriar para desenformar e servir
*Eu usei 1 garrafinha de leite de coco de 200 ml e completei a quantidade batendo 2 xícaras de coco ralado fresco com 400ml de água quente (para fazer o leite) e misturei tudo à massa sem peneirar.



 Eu usei uma fôrma de buraco no meio grande e ainda rendeu mais um bolo retangular pequeno. Eu não recomendo a fôrma que usei pois a massa fica muito alta e demora mais a assar. Na retangular é o ideal =)

4 comentários:

  1. Receita de dar água na boca.
    Essa farinha não e a famosa massa puba.

    ResponderExcluir
  2. Quase impossível de encontrar essa massa de mandioca aqui em Santa Catarina. Uma pena!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, acho que nunca vi aqui onde moro também, que farinha é essa????

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana, usei massa de tapioca, que é facilmente encontrada em São Paulo e claro deu super errado :( acredito que outras pessoas poderão cometer o mesmo erro...sugiro esclarecer isso na receita....pelo menos só fiz meia receita....

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails