14 de jan de 2015

Fidelinho com tomatinhos confit


Sempre que ouvia falar em tomates confitados nem me interessava em descobrir como se fazia. Parecia tão refinado e fora do meu contexto de pressa eterna que pulava pra outra alternativa sem nem pensar. Mas nada que uma promoção de tomatinhos não me fizesse mudar de ideia. Apesar de demorar um pouco, estes tomates podem ser preparados e guardados na geladeira, como uma conserva, e salvar refeições de última hora. Os tomates mais deliciosos que já comi gourmetizaram a massa do almoço com tudo o que tinha direito: manjericão, parmesão ralado na hora e azeite pra dedéu...
  • 250g de tomates cereja ou grape
  • 1 xícara de azeite
  • 1 dente de alho descascado e fatiado
  • 2 folhas de louro
  • 1 pitada generosa de açúcar
  • Sal e pimenta a gosto
  • Manjericão fresco a gosto
  • 250g de Fidelinho Speciale Vitarella preparado conforme as instruções da embalagem
  1. Lave bem os tomates e corte ao meio
  2. Disponha em um refratário e cubra com azeite
  3. Adicione as folhas de louro e o alho fatiado
  4. Tempere com sal, pimenta do reino, polvilhe o açúcar
  5. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 1 hora e 30 min (ou até os tomates estarem caramelados como na foto)
  6. Retire do forno, adicione o Fidelinho Speciale Vitarella ao refratário e misture bem de forma que todos os ingredientes se misturem
  7. Finalize com folhas de manjericão fresco e parmesão ralado na hora

O azeite que cozinha lentamente o tomatinho ganha aroma e sabor incríveis! Se puder, reserve um pouquinho para usar em outras preparações. Você vai se apaixonar =)

Um comentário:

  1. Querida Juliana dona Pitadinha! Fiz esses tomatinhos ontem e AMEI! Uma ótima ideia para aproveitar os tomatinhos que estão passando do ponto na geladeira! Infelizmente não tinha dente de alho em casa, mas usei alho triturado (desses comprados prontos, sem sal) e ficou ótimo! Tbm acrescentei outros temperinhos secos como manjericão e alecrim e ficou divino! Ah! E coloquei açúcar mascavo no lugar do refinado. Já comi com crepe, tapioca, torrada, pão... tudo delicia! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails