3 de dez de 2014

Panetone sem glúten e sem lactose





Desde que vi esta receita da Lactose não (de novo ela kkkk) fiquei me coçando pra fazer. Apesar de não ter intolerância ao glúten, e não conseguir viver sem um queijinho, sempre procuro este tipo de receitinha já que recebo tantos pedidos aqui no blog. E como o pedido de vocês é uma ordem, e é uma maldade sem tamanho alguem passar pelo mês de dezembro sem pelo menos um panetonezinho pra matar a vontade, eis uma receita deliciosa de panetone sem glúten e sem lactose. Mas vamos combinar uma coisa? Façam esta receita sabendo que não vai ficar igualzinho ao de trigo industrializado, ok? Ele é uma delícia. Mas igual não é não. Ajustemos nossas expectativas, que vai dar tudo certo =)

  • 2 xícaras de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de fécula de batata
  • 2/3 xícara de polvilho doce
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1  1/2 colher de chá de goma xantana
  • 1 1/2 xícara de açúcar mascavo (usei demerara)
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco
  • 1 xícara de água morna
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de essência de panetone
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça (opcional)
  1. Misture todos os ingredientes secos e a água morna
  2. Em uma tigela misture bem o ovo, a essência e o óleo, depois misture com as farinhas + água, vai virar uma massa grudenta
  3. Adicione a farinha de linhaça, caso vá usar (a farinha de linhaça serve pra baixar o índice glicêmico, e o sabor fica imperceptível)
  4. Adicione o recheio, que pode ser o que você quiser. Eu usei: uvas passas brancas e pretas, castanha do Pará picada e 1 barrinha deste chocolate 85% cacau que não tem lactose. A única dica é: abuse do recheio, pois ele que vai dar o gostinho de panetone pra receita. Eu usei pouco e acabou ficando muita massa pra pouco recheio, parecia um pão com algumas frutas e não um panetone, sabe?
  5. Transfira para a fôrma de panetone (grande). Eu não tinha, então forrei uma fôrma com papel manteiga untado com óleo de coco.
  6. Guarde dentro do micro-ondas ou outro lugar abafado por 40 minutos
  7. Asse em forno máximo (preaquecido) por 20 minutos, baixe a temperatura para 180 graus e asse por mais 15 a 20 minutos


Falando sério: eu tentei me controlar, mas não deu pra parar de comer. É uma delíciaaaaaaa!!!!!!! Não deixe de provar um pedaço assim que sair do forno! Você pode fazer mini-panetones pra dar de presente, ou pra vender, que tal? Se eu tivesse tempo fazia mesmo uns pra vender.

Pra quem mora em Recife: todos os ingredientes eu comprei lá no MJ Bandeira da Rua da Praia (com exceção da goma xantana que eu tinha em casa, mas deve ter lá também). Isso não é Jabá!!!! Estou falando logo pois sei que vão perguntar onde vende =) 

Gente, esta segunda não teve #segundadasalada por vários motivos: filhos doentes + visita do meu pai + preparativos da festa da pequena (vou mostrar tudinho depois!). Este ano foi um ano mazelado no quesito saúde, perdi a conta de quantas viroses, gripes e outras coisites pegaram os pequenos (e eu também, por consequência). Mas graças a Deus foram coisas pequenas. Nada grave. Bola pra frente.

5 comentários:

  1. Na receita toda é só 1 xic de água morna ou mais? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem nao sou intolerante mas as ouvi umas coisas e evito ..sao manias. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Ficou perfeito e apetitoso.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderExcluir
  4. Juliana, boa noite, gostaria de fazer essa receita para uma criança celíaca e diabética, como substituo o açúcar ? É pela mesma quantidade de adoçante, dê-me uma dica por gentileza.
    Obrigada e parabéns pelo Blog maravilhoso.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails