11 de dez de 2014

Biscoito de Natal #vegano #glutenfree #lactofree


De tanto que me pediram lá vai um biscoitinho com gostinho de Natal que agrada a todo mundo: quem tem intolerância à lactose, ao glúten, veganos ou quem não se enquadra em nenhuma destas categorias mas ama um biscoitinho crocante com café o/

Gente, eu achei que não ia dar certo, mas tomei um susto quando vi a textura e o sabor desta delicinha! Como assim não leva ovo e dá liga? Como assim não leva farinha e cresce? Pois é. Não só acontece tudo isso como ele fica extremamente crocante, hummmm! E melhor ainda: não leva nenhum ingrediente de outro mundo carérrimo:
  • 1 e 1/2 xícara de amendoim torrado, sem sal e sem casca
  • 1/2 xícara de melado de cana ou mel
  • 1 colher de café de gengibre em pó
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 1 colher de café de cravo em pó
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio

  1. Se tiver processador: junte todos os ingredientes e bata até virar uma massa modelável
  2. Se não tiver processador: bata o amendoim no liquidificador até virar uma farinha e em uma tigela misture com os outros ingredientes
  3. Enrole em papel filme e deixe 30 minutos na geladeira
  4. Abra a massa e corte os biscoitos
  5. Leve para assar em fôrma untada e enfarinhada ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 15 minutos (fique de olho!)

A regrinha que vale para todo biscoito: retire do forno quando ele estiver com as bordas firmes e o centro ainda macio e deixe esfriar completamente. O biscoito só fica pronto fora do forno! Gostaram? O rendimento vai depender do tamanho das suas fôrminhas, mas quem não tem fôrma pode modelar com a mão mesmo. É tão delicioso que tenho certeza que ninguém vai reparar neste pequeno detalhe =)

5 comentários:

  1. Ai, fiquei com água na boca por aqui.
    Desejo-lhe desde já um ótimo Natal e um Ano Novo cheio de bençãos vindas dos altos céus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana.

    Testei a receita e os biscoitos ficaram muito bons.
    Porém depois do tempo da geladeira, não consegui espichar a massa com o rolo, pois ficou muito mole e grudenta. Não teve jeito. Então fiz bolinhas e achatei.
    mas ficaram muito gostosos.

    Abração
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um triuque Lu! Forra uma superfície com papel filme, coloca a massa, cobre com papel filme e passa o rolo por cima do papel, assim não gruda no rolo. Daí depois de usar os cortadores vc retira as sobras e vira direto na assadeira. Sem sujeira e sem grude. Mas são uma delícia né? Bjusss

      Excluir
    2. Ótimo truque Ju.

      Vou fazer na próxima.

      Obrigada.
      Bjo
      Lu

      Excluir
  3. Sua receita é incrível! Vou fazê-la em breve, aproveitar que sou intolerante ao glúten e sinto muita falta de um biscoitinho crocante na hora do chá. Mas, me tira uma dúvida, qual a validade dessa receita? Quanto tempo dura em pote hermético? Obrigada.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails