15 de set de 2014

Bolo minhoca


Taí um projetinho culinário que não exige grandes habilidades confeiteirísticas e que as crianças vão amar fazer junto: bolo de minhoca!

Vi a foto há um tempão e dei o print. Daí dia desses Nanda viu ela no meio dos meus arquivos do celular e pediu pra gente fazer: "mamãe bora comprar os grigidientes pra fazer o bolo da minhoca?" - Claro que bora né?

Você pode preparar uma massa branca daquelas prontas mesmo. Eu fiz um bolinho branco básico:
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de leite
  1. Bate tudo no liquidificador e divide em porções para ser tingido
Daí eu tinha corantes em gel vermelho, azul e amarelo. Juntamos o azul com o amarelo pra fazer o verde e o amarelo e vermelho pra fazer laranja. Essa parte tem que ter cuidado e colocar o corante de pouquinho pois eles são fortes. Errei a mão no laranja que ficou parecendo um vermelho bem cheguei, mas tudo bem né? Depois foi dividir nas fôrminhas (obviamente  eu que coloquei a massa nas fôrminhas, e deixei a última pra pequena que estava se coçando de vontade). Enquanto mandei pro forno (por uns 25 minutos +/-) bati aquelas caixinhas de creme pra chantilly (que vende do supermercado) na batedeira e coloquei no saco de confeitar - que é totalmente dispensável. Você pode só passar com uma colher ou espátula, já que o objetivo é apenas servir de cola entre um bolinho e outro pra formar a minhoca.

Bolinhos assados e frios, é só colocar o chantilly e montar a minhoquinha. Para fazer a cabecinha eu colei duas jujubinhas e dois palitos, mas pode ser o que você quiser.

Fazer o bolo junto com as crianças faz uma bagunça danada, rola sujeira - e alguns gritos da mãe desesperada - mas no final eles ficam tão felizes com o resultado que vale a pena. Aqui foi o programa de um sábado chuvoso e posso falar? Se divertiram muito mais do que se tivessem ido nos ~gueimestation~ da vida.


Achei uma ideia massa pra quem faz festinha em casa. Já pensou se triplicar a receita e transformar a minhoca numa centopeia? #ideias

P.S.: É isso mesmo gente, o bolo tem açúcar, glúten, corantes artificiais e gordura trans. Não preciso nem dizer que é uma EXCEÇÃO aqui em casa né? :) 

7 comentários:

  1. Ficou lindo!

    Adorei o aviso no fim do post, ando sem paciência para "talibãs"!
    E ensinar que o equilíbrio é o segredo da vida também faz parte da educação, né não?! Super aprovo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lu! Na era do terrorismo nutricional, comer ficou tão complicado! :(

      Excluir
  2. Oi, Ju! Ficou lindo! Nem tenho filhos, mas estou morrendo de vontade de fazer! Nada mais lindo do que um bolo colorido, que alegra a vida! :)
    Um beijo,
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra adulto ou pra criança, fazer este bolo é uma delícia Bruna! Enjoy!

      Excluir
  3. Se toda exceção for linda assim, então tá valendo! Amei, ficou lindooo!

    ResponderExcluir
  4. Juliana, ficou lindo, as crianças devem amar. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que delicia esse bolo! E super criativo!!
    A Monte Alegre tem algumas novidades também, confira no nosso site!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails