Eu sempre fui uma observadora de farofas. Sempre que tentava fazer ficava seca demais, ou embolotava toda, então queria descobrir o grande segredo por trás das farofas torradinhas e úmidas na medida certa. Até que um dia assistindo o Super Chef da Namaria Braga, vi a mestra Roberta Sudbrack ensinando aos candidatos a sua super farofinha de cenoura. Tan-dam: o segredo era a quantidade e hora certas de misturar os ingredientes. A partir deste dia minha farofa nunca mais foi a mesma. Quem prova nunca mais esquece. Sempre sirvo junto com a feijoada, mas é ela que acaba virando a estrela do almoço. Acho até que faço a feijoada de acompanhamento da farofa hahaha. Olha só o segredinho:
- 1 cenoura ralada
- 1/2 cebola cortada em fatias bem fininhas
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Farinha de mandioca quanto basta (mais ou menos umas 2 xícaras)
- Aqueça uma panela média com a manteiga e o azeite
- Junte a cebola fatiada e refogue até dourar
- Junte a cenoura e refogue até murchar
- Tempere com sal e pimenta
- No fogo baixo, junte 1/2 xícara da farinha e misture bem - vai dar uma embolotada mas depois vá soltando com a colher
- Adicione mais 1/2 xícara de farinha e misture bem, repita até obter uma farofa torradinha e soltinha (dependendo da farinha pode precisar de mais ou menos que 2 xícaras, então é o seu olhômetro quem vai dizer quando estará no ponto)
- Acerte os temperos se necessário e sirva
Amanhã é sábado. Dia de almoçar mais tarde, dia de jogo do Brasil, dia de reunir os amigos... Bora de feijoada? Se o Brasil ganhar, vai ser lindo. Se perder, tem farofa do amor pra consolar =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com