2 de abr de 2014

#sopadananda

Eu prometi há um tempo postar as receitas das sopas que faço para os meninos daí fico naquela de fotografar e sei que lá que acabo nunca fazendo. Então bora resolver isso de uma vez e trocar ideias sobre as mil possibilidades que as sopinhas nos oferecem =)

Pra começo de conversa: eu sempre faço porções pequenas, que sejam consumidas em uma ou no máximo em duas refeições, mas isso não dá trabalho nenhum pois sempre aproveito uma parte da comida dos adultos. Então na verdade nem são receitas, são mais dicas mesmo. Eu escolhi as três que mais saem aqui em casa - de feijão, de carne e canja. Nanda gosta muito de caldo verde, mas já tem receita aqui no blog tanto do tradicional como da versão com chuchu que é uma delícia também.

#Sopa de feijão

2 xícaras de feijão 
1 xícara de água
1/4 de xícara de macarrão tipo argolinha
1/2 xícara de carne moída ou desfiada (eu separo da carne que faço pro almoço, por exemplo)
1/2 xícara de legumes picados: cenoura, chuchu, abobrinha... 
1 colher de sopa de molho de tomate (opcional)

Bata o feijão com a água e o molho de tomate no liquidificador
Transfira para a panela e leve ao fogo médio
Quando ferver adicione a carne, os legumes e o macarrão
Quando os legumes e o macarrão estiverem no ponto apague o fogo e acerte o sal se necessário

Se o seu filhote não come legumes em pedaços de jeito nenhum, você pode cozinhá-los e bater junto com o feijão no liquidificador. 

#Sopa de carne


2 xícaras de água
1/2 xícara de músculo cozido e desfiado
1/2 xícara de legumes picados
1 colher de sopa de cebola
1 colher de sopa de tomate
1/4 de xícara de macarrão tipo argolinha
1 fio de azeite
Sal e pimenta a gosto

Refogue a cebola e o tomate no azeite
Junte a carne e adicione a água
Quando levantar fervura adicione os legumes e o macarrão e uma pitada de sal
Quando os legumes e o macarrão estiverem no ponto, apague o fogo e verifique os temperos

Dica: eu separo mais ou menos 1/2 de xícara da sopa pronta e bato no mixer ou liquidificador, depois volto pra panela e misturo tudo, assim a sopa fica mais encorpada e fica mais fácil pra Nanda tomar sem derramar.

#Canja

2 xícaras de água
1/2 xícara frango cozido e desfiado (como sempre tem aqui em casa, também já aproveito quando faço o almoço e separo um pouquinho)
1/2 xícara de legumes picados
1 colher de sopa de cebola
1 colher de sopa de tomate
1/4 de xícara de macarrão tipo argolinha
1 fio de azeite

Canja com: frango desfiado, argolinha, cenoura e brócolis

  • Você pode ir variando os legumes e ir testando, afinal ser mãe é nunca perder a esperança de ver o filho comer brócolis e dizer "hummmm" =)


  • Sempre que tiver oportunidade, separe um pouco do caldo da galinha ou da carne que você prepara no dia a dia e congele. Quando for fazer a sopinha, ao invés de usar água, você coloca o caldo direto na panela e com um pouquinho de água o caldo já descongela e vira a base da sopinha. Fica mais gostosa sem precisar apelar pra temperos prontos.


  • Eu tenho usado o macarrão tipo argolinha comum mas estou interessada em comprar deste tipo pra testar, que além de ser de quinua + amaranto ainda é coloridinha, acho que eles vão amar. É meio $algado mas como dura muiiiiiiiito, acho que vale o investimento. Mas você pode até substituir o macarrão pela quinua na sopa, além de variar fica uma delícia!
  • Couve é super nutritiva, mas estraga muito rápido também. Um jeito de garantir este ingrediente nas sopinhas é de vez em quando fazer o gelo verde: bate as folhas de couve lavadinhas com um tantinho de nada de água e coloca nas bandejinhas de gelo pra congelar. Depois que virar gelo é só colocar num saquinho e manter no congelador, e quando for preparar a sopa, você coloca pra ferver junto com as outras coisas.
Agora quem tiver alguma receita delícia ou dica #mãonaroda fazendo o favor de se pronunciar ali nos comentários, ok? As mamães agradecem =)

4 comentários:

  1. Oi Juliana, gosto muito das tuas dicas, sempre fui muito cuidadosa com a alimentação dos meus filhos, principalmente até os 2 anos, idade que já começava a introduzir a nossa alimentação.
    Faço o gelinho de couve e faço também o da biomassa, na PC aprendi a utilizar o farelo de trigo, todos muito nutritivos para a alimentação. Agradeço por compartilhar tantas dicas especiais, que seja sempre muito abençoada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. Eu pego um pedaço de abóbora desses do supermercado e lavo a casca com todo cuidado, depois coloco para cozinhar no vapor e enquanto isso, posso fazer várias coisas, porque não precisa de vigilância constante. Quando estiver molinha, e só raspar a polpa com uma colher, misturar com cebola refogadinha, acertar o sal e bater no liqüidificador com um pouquinho de água. Meu pequeno AMA esse creme de abóbora :)

    ResponderExcluir
  3. 00:00 hs já já pé na estrada para Recife, mas lembrei do post dessa maravilha e cá vim ler antes de deitar.
    Beijos Jú muiiiiiita vontade.

    ResponderExcluir
  4. Ai, gente. Que delícia essas sopinhas! Lembram a minha infância, quase chorei aqui hehe. Adoro o blog! Raramente comento mas tô aqui, sou leitora assídua. Beijos! :**

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails