Que carne moída é um super coringa na cozinha, todo mundo já sabe. Mas já tava meio cansada das opções que tenho usado: bolo de carne, hambúrguer, almôndega, ou refogadinha mesmo... Foi então que lembrei que nunca tinha feito polpetone. Resolvi esta pendência na minha vida e me apaixonei! Que delícia, gente! Olha só como é fácil:
- 500g de carne moída (usei músculo)
- 25g de parmesão ralado (meio pacotinho)
- Sal e pimenta à gosto
- Recheio à sua escolha: usei tomatinhos e queijo
- 2 xícaras de molho de tomate
- Farinha de rosca para empanar (usei farinha de linhaça dourada e deu super certo)
- Azeite para grelhar
- Tempere a carne com o parmesão, sal e pimenta
- Coloque uma porção de carne na palma da mão, posicione o recheio no centro e feche - eu modelei num tamanho intermediário entre almôdega e hambúrguer
- Passe na farinha de rosca
- Aqueça uma panela ou frigideira antiaderente com um fio de azeite - fogo alto
- Doure os polpetones dos dois lados (não se preocupe com cozimento agora, é apenas para selar)
- Cubra com o molho de tomate e mantenha cozinhando em fogo baixo e panela tampada por 15 minutos (fique de olho, pode ser que precise acrescentar um pouco de água)
Preciso dizer que o parmesão deu um super sabor pra carne? E a farinha de linhaça que usei substituiu a farinha de rosca à altura, viu! Além de ter deixado a receita mais saudável, o que é sempre bom =)
Boa semana, gente!
muito bom !
ResponderExcluir=)
ExcluirTem um ar delicioso.
ResponderExcluirdelícia demais Ana!
ResponderExcluirJuliana, tenho um guri de 5 anos meio chato pra comer e fiz hoje esse polpetone e ele adorou. Usei farinha de aveia pra dar a liga e fiz um molho de tomate caseiro com muita abóbora, que ele odeia, mas comeu hoje junto com a "almôndega" bem faceiro.
ResponderExcluirAdoro tuas receitas e como futura mãe de dois (outra com 38 semanas de barriga) tenho me usado das tuas dicas!
Beijos de porto alegre!!