24 de fev de 2014

Bolo de chocolate - 1 ano do Bolinha

E meu Bolinha completou um ano de vida! Como passou rápido! Acho que é pelo fato dele ser um menino tão lindo, tão alegre, tranquilo, esperto... É tão fácil cuidar dele, sabe? Parece que ele já nasceu pronto - ou era eu quem estava menos despreparada. ~Seji~o que for, o fato foi que a data chegou e como aqui em casa a gente segue a filosofia de que festa de criança tem que ser pra criança, resolvemos fazer um bolinho em casa mesmo, só nós quatro, e depois levar os meninos para um parque que eles adoram. 


O bolo foi feito no micro-ondas - isso mesmo, no micro-ondas. Lembra do meu bolinho de caneca do amor? Só fiz aumentar a quantidade, cortar, rechear e cobrir. Acho que em 20 minutos tava tudo pronto. Além da praticidade e rapidez, ele é saudável, olha que coisa boa! Quem não consome lactose pode substituir pelo leite de coco. Mas eu fiz assim:
  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 4 colheres de sopa de leite (pode ser de coco)
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • Açúcar ou adoçante a gosto
  1. Misture todos os ingredientes (bati com o mixer)
  2. Transfira para uma fôrma de 20 cm untada e enfarinhada - usei de silicone que não precisa
  3. Leve ao micro-ondas na potência máxima por 5 minutos ~aproximadamente~
P.S.: Como eu queria um bolo alto com vááárias camadas eu fiz dois bolos! Mas se for um bolo simples pra matar a vontade de um docinho, faz um só, tá!


Para a cobertura você pode usar o que quiser, tanto a do bolo de caneca que é bem simples - receita aqui - como este creminho de chocolate com pasta de amendoim que ensinei aqui. Pode fazer seu brigadeiro tradicional ou a cobertura que você mais gosta. Neste bolo eu usei uma receita de brigadeiro que aprendi com a Lidiane Barbosa. Adaptei e  a quantidade e os ingredientes e ficou assim:
  • 2 xícaras de leite (pode ser de coco ou outro vegetal para quem não toma leite)
  • 100g de chocolate 70% cacau derretido
  • 1 xícara de biomassa de banana verde 
  • 2 colheres de sopa de farinha de banana (pode ser de maracujá)

  1. Misture todos os ingredientes em uma panela
  2. Cozinhe em fogo médio mexendo sempre até dar o ponto de brigadeiro mole
  3. Utilize como recheio e cobertura

Para finalizar polvilhei um pouco de castanha de caju triturada nas laterais (reeeeende bem) e por cima gotinhas de chocolate 70% cacau, mas podem ser raspas de chocolate, morangos, ou o que você quiser =) Não se prendam à minha receita!


A massa é leve, lembra um pão de ló, e sequinha também, então capricha no recheio que vai ficar uma delícia!


Podem se apaixonar, eu deixo :*

15 comentários:

  1. Parabens ,seu filho é lindo ,e que Deus abençoe você e sua familia cada dia mais !

    ResponderExcluir
  2. Nossa... que maldade para uma segunda feira! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Ta bom já me apaixonei pelo bolo e claro pelo lindo bebê!!!

    ResponderExcluir
  4. Coisa linda de meu Deus essa mãozinha pronta pra mexer no bolo! Parabéns pelo capricho com o blog e com sua família :-)

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor (: Ficou tão lindo. Mas sou nova na cozinha e ainda tenho aquelas dúvidas bobas, sabe. Como faço pra fazer as camadas? Você fez a receita duas vezes e cortou cada uma ao meio? Cortou com o quê? Obrigada (: Beijo

    ResponderExcluir
  6. Também sou assim, não me vejo gastando rios de $$$ em Buffets só pra fazer bonito pros outros, eles são tão inocentes que tudo que a gente faz com carinho tá bom né !

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Pensei assim: "nossa, já faz um ano que o Daniel nasceu!"... Parece até que ele é da minha família! Parabéns por esses filhos lindos! E pelas comidinhas deliciosas. Ah, vc tem toda razão: aniversário é para criança! Muito brega essas festas imensas pra fotografar a criança com cara de choro, detestando tudo...

    ResponderExcluir
  8. Pensei assim: "nossa, já faz um ano que o Daniel nasceu!"... Parece até que ele é da minha família! Parabéns por esses filhos lindos! E pelas comidinhas deliciosas. Ah, vc tem toda razão: aniversário é para criança! Muito brega essas festas imensas pra fotografar a criança com cara de choro, detestando tudo...

    ResponderExcluir
  9. Olá Juliana!
    Parabéns para o aninho do Daniel, e ele merece é bonito e alegre. Para a mamã também parabéns. O bolo ficou bonito com as bolinhas de chocolate e assim recheado ficou mesmo guloso. Muitas felicidades para esse menino lindo e todos vós.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  10. Que belo bolo, dá vontade de lamber o monitor :)
    Parabéns ao piqueno, que é muito fofo. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Que lindo o Daniel - e que cara linda tem esse bolo! Até fiquei com vontade de experimentar a biomassa de banana verde (: Beijos

    ResponderExcluir
  12. nhac nessa bochecha

    ResponderExcluir
  13. Lindos!Parabéns!Queria saber qual é a câmera que vc usa p fotografar, fica ótima a imagem!

    ResponderExcluir
  14. Ju, pode assar no forno?
    Bjus
    July Cadide

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails