21 de nov de 2013

Bolo de coco integral - sem glúten e sem lactose


Desculpem a ignorância, mas eu jurava que farinha de coco era  branquinha hahahaha.
Nunca tinha comprado, porque na boa, é CARA! Mas também é uma delícia, perfumada, sem glúten e - pre-pa-ra - lowcarb. Pelas minhas pesquisas científicas no google a cada 10g (uma colher de sopa) possui 0,5g de carbo. Comprei 200g por R$ 7,00 no MJ Bandeira que deu pra fazer este bolo e ainda sobrou marromeno 1 xícara que já tem destino certo: vai virar este pão da Van do Blog Santa Dieta. Mas voltando ao bolo, eu não li nada sobre a farinha antes e saí misturando os ingredientes na proporção que ~usualmente se usa~ (essa doeu) em um bolo:
  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 3 ovos
  • 1/4 de xícara de sucralose (ou o açúcar que você gosta de usar)
  • 2 xícaras de farinha de coco
  • 2/3 de xícara de blueberries (que compro congelada e uso de conta-gotas porque a bichinha é bem cara por aqui, mas pode usar outra fruta ou não usar nenhuma, tá)
  • 1 colher de sopa de fermento

  1. Misture os ingredientes líquidos (não bati na batedeira, foi na mão mesmo)
  2. Adicione o açúcar e misture bem
  3. Acrescente os ingredientes sólidos e por último, misture as frutas
  4. Transfira para uma fôrma untada e enfarinhada
  5. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos ou até passar no teste do palito
Considerações: É O MELHOR BOLO NATUREBA DO MUNDO!

Ele ficou esfarelando um pouquinho, sabe? Se eu tivesse lido o post da Van antes de fazer talvez tivesse aumentado a quantidade de ovos. Mas ele ficou tão, tão, tão gostoso que isso virou um mero detalhe. Tem comida que a gente come porque sabe que faz bem, porque o paladar se acostumou a coisas saudáveis. Mas este bolo é daqueles que a gente come porque é gostoso mesmo, e dá vontade de comer sem parar =)


Como eu já sei que vão perguntar sobre substituições, vou logo dizendo: eu testei com estes ingredientes. Não tenho como garantir que vai dar certo usando outros, tá bom?! Vamos testando e experimentando que a receita vale a tentativa, eu agarantio!


5 comentários:

  1. Não sei pra você, Ju, mas, pra mim, seu blog de culinária gorda favorito ficar light junto contigo é a perfeita definição de "amor"!! <3<3<3

    ResponderExcluir
  2. heheeh to apaixinada pelas tuas receitinhas dietisticas..pois estou na Dukan..e feliz da vida com a perda de 8kg em 24 dias..

    Beijinhos
    Sheila
    http://www.vidasuculenta.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
  3. Fiz o bolo. Só coloquei um ovo a mais é um pouquinho a mais também de leite de coco. Usei açúcar mascavo e achei um pouco sem doce, mas ficou muito bom! A textura é ótima, casquinha por fora e macio por dentro!

    ResponderExcluir
  4. fica mais barato fazer a farinha de coco em casa.

    ResponderExcluir
  5. Suas medidas de ingredientes estão disproporcionais, com meia xícara de leite de coco não da liga na massa com 2 xícaras de farinha, fica uma massa dura, sem condições de enformar.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails