21 de nov. de 2013

Bolo de coco integral - sem glúten e sem lactose


Desculpem a ignorância, mas eu jurava que farinha de coco era  branquinha hahahaha.
Nunca tinha comprado, porque na boa, é CARA! Mas também é uma delícia, perfumada, sem glúten e - pre-pa-ra - lowcarb. Pelas minhas pesquisas científicas no google a cada 10g (uma colher de sopa) possui 0,5g de carbo. Comprei 200g por R$ 7,00 no MJ Bandeira que deu pra fazer este bolo e ainda sobrou marromeno 1 xícara que já tem destino certo: vai virar este pão da Van do Blog Santa Dieta. Mas voltando ao bolo, eu não li nada sobre a farinha antes e saí misturando os ingredientes na proporção que ~usualmente se usa~ (essa doeu) em um bolo:
  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 3 ovos
  • 1/4 de xícara de sucralose (ou o açúcar que você gosta de usar)
  • 2 xícaras de farinha de coco
  • 2/3 de xícara de blueberries (que compro congelada e uso de conta-gotas porque a bichinha é bem cara por aqui, mas pode usar outra fruta ou não usar nenhuma, tá)
  • 1 colher de sopa de fermento

  1. Misture os ingredientes líquidos (não bati na batedeira, foi na mão mesmo)
  2. Adicione o açúcar e misture bem
  3. Acrescente os ingredientes sólidos e por último, misture as frutas
  4. Transfira para uma fôrma untada e enfarinhada
  5. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos ou até passar no teste do palito
Considerações: É O MELHOR BOLO NATUREBA DO MUNDO!

Ele ficou esfarelando um pouquinho, sabe? Se eu tivesse lido o post da Van antes de fazer talvez tivesse aumentado a quantidade de ovos. Mas ele ficou tão, tão, tão gostoso que isso virou um mero detalhe. Tem comida que a gente come porque sabe que faz bem, porque o paladar se acostumou a coisas saudáveis. Mas este bolo é daqueles que a gente come porque é gostoso mesmo, e dá vontade de comer sem parar =)


Como eu já sei que vão perguntar sobre substituições, vou logo dizendo: eu testei com estes ingredientes. Não tenho como garantir que vai dar certo usando outros, tá bom?! Vamos testando e experimentando que a receita vale a tentativa, eu agarantio!


9 comentários:

  1. Não sei pra você, Ju, mas, pra mim, seu blog de culinária gorda favorito ficar light junto contigo é a perfeita definição de "amor"!! <3<3<3

    ResponderExcluir
  2. heheeh to apaixinada pelas tuas receitinhas dietisticas..pois estou na Dukan..e feliz da vida com a perda de 8kg em 24 dias..

    Beijinhos
    Sheila
    http://www.vidasuculenta.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
  3. Fiz o bolo. Só coloquei um ovo a mais é um pouquinho a mais também de leite de coco. Usei açúcar mascavo e achei um pouco sem doce, mas ficou muito bom! A textura é ótima, casquinha por fora e macio por dentro!

    ResponderExcluir
  4. fica mais barato fazer a farinha de coco em casa.

    ResponderExcluir
  5. Suas medidas de ingredientes estão disproporcionais, com meia xícara de leite de coco não da liga na massa com 2 xícaras de farinha, fica uma massa dura, sem condições de enformar.

    ResponderExcluir
  6. FIZ COM 3/4 XÍC DE AVEIA E LINHAÇA JUNTAS + 1XÍC DE F. DE COCO E UVAS PASSAS.BATI TUDO NO LIQUIDIFICADOR.FICOU FOFITIOOOOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc usou aveia e linhaça no lugar da farinha de côco?

      Excluir
  7. Thanks for sharing the article, and more importantly, your personal experienceMindfully using our emotions as data about our inner state and knowing when it’s better to de-escalate by taking a time out are great tools. Appreciate you reading and sharing your story, since I can certainly relate and I think others can too
    https://kodi.software/

    ResponderExcluir
  8. Like other popular games, the GTA 5 is also available to play online in the same way as we play other games online. There is no special requirement to play GTA 5 online. https://gta5apk.biz/download/ https://gta5apk.biz/gta-5-online/

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails