4 de nov de 2013

Arroz Basmati


Sempre tive vontade de provar este arroz da culinária indiana, mas sabe como é, o tempo ($$$) tava curto dai eu deixava pra depois. O depois finalmente chegou e... E agora, José? Sim, pois simplesmente gamei neste arrozinho que fica pronto num piscar de olhos e é super leve, saboroso, perfumado! Quero TODO DIA. Pra facilitar tudo ainda mais preparei na panela de arroz, mas claro que dá pra fazer na panela comum. Olha só que delícia:
  • 1 xícara de arroz basmati
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de leite de coco
  • 1 talo de alho poró picado (pode ser também 1/2 cebola picada)
  • Sal à gosto
  • 1 fio de azeite
  1. Na panela elétrica: misture todos os ingredientes e ligue, após 10 minutos verifique o ponto do arroz: ele deve estar ainda úmido.
  2. Na panela comum: refogue o alho poró no azeite e depois acrescente o arroz + água fervente + leite de coco e sal e mantenha a panela semi-tampada em fogo baixinho por cerca de 10 minutos ou até que o arroz esteja al dente e ainda úmido.

Variações: pode não usar leite de coco e fazer com 2 xícaras de água ou, substituir o leite de coco pela mesma quantidade de chá de capim santo. I-m-a-g-i-n-a o perfume?! 

Ele cozinha muito muito rápido, tem que ficar de olho pra não passar do ponto. Ele não é bem um arroz soltinho, mas também não é ~unidos-venceremos~ e sim um meio termo que ó, eu comeria purinho, sem nada pra acompanhar. Mas ok, ninguém vai comer só arroz em uma refeição, então aguardem que vai rolar um franguinho esperto e facílimo por aqui que vai super combinar com ele, aguardem =)


Boa segunda, gente!

4 comentários:

  1. Yummm... ja' entrou pra minha lista de testar. Adoro arroz basmati. Aqui onde moro (EUA) os mercados indianos vendem o basmati em saca de tecido de 10 quilos que fecha com ziper e tem alca pra carregar! Algumas imagens impressas nas sacas sao lindas, da' vontade de reaproveitar como bolsa. Isso e' uma medida de como o basmati e' importante na alimentacao das familias indianas. Abracos, Juliana, and keep up the good work! --Claudia

    ResponderExcluir
  2. vc acha que daria certo com arroz comum?

    ResponderExcluir
  3. Não posso com comida aromática, sempre gosto!

    ResponderExcluir
  4. Aqui eu só como esse arroz pq não tem gohan (arroz japonês) aqui, é difícil achar pelo menos. Mas o Basmati substitui legal o arroz nosso de cada dia... é uma delícia com o tika masala. Meio que lembra um arroz e strogonoff brasileiro rs.

    Aqui compro nos saquinhos prontos da Uncle Ben´s. São uma delícia! Tem basmati, integral, com mushrooms, pilaf, uma delícia!

    Kisu!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails