Atenção, tirem as crianças da sala. Ou melhor, tira todo mundo da sala, e me deixa sozinha com essa panela de farofa que eu devoro tudo sem nem sentir. Ela é um atentado ao pudor, ao domínio próprio, ao auto controle, deu pra entender? Depois de provar esta farofinha seu nível de exigência com farofas ~em gerais~ vai subir, por que ela simplesmente é de outro nível, outra catiguria...
Eu vi esta receita na final do Super Chef da Namaria, mas lá ela levava mais dois ingredientes. Como eu não tinha tudo, fiz do meu jeito e simplesmente pra mim não existe mais outra farofa no mundo. Nem a de cenoura, que eu tanto amo, foi páreo pra esta feita com castanha de caju, panko e cebola. Só. Agora presta atenção pra poder fazer sua farofa loosho crocantíssima:
- 1/2 cebola picadinha
- 100g de panko (aquela farinha de empanar bem crocante que geralmente vende na seção de ingredientes orientais, se não achar, pode passar o pão de fôrma na peneira, demora um pouco mais mas quebra um galho)
- 1 xícara de castanha de caju picada grosseiramente
- Sal e pimenta à gosto
- Azeite para refogar
- Aqueça o forno a 200 graus
- Coloque o panko em uma assadeira de forma que fique bem espalhado, e leve ao forno quente até dourar
- Em outra assadeira coloque a castanha de caju picada e leve também ao forno até tostar (eu comprei a castanha já tostada, então nem precisei fazer isso #ficadica )
- Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola em fogo médio, mexendo sempre, até que ela doure por igual (não economize no azeite)
- Cebola douradinha? Misture primeiro a castanha de caju e depois vá incorporando aos poucos o panko
- Tempere com um pouco de pimenta e o sal é opcional, eu usei só um pouquinho
Boa semana, gente!
Eu AMOOOOO farofa !!!! Tudo de bom , delícia "demais da conta"... Vou fazer esta! Bjo Marcia
ResponderExcluirvai amar Marcia!
ExcluirQuando ví o título pensei que fosse uma farofa #voltacintura. Se fosse, eu ia te amar (ainda) mais. De toda forma, farofa de panko é puro amor. Comi uma vez no restaurante do Claude Troigross. Feliz por quem pode comer... snif, snif... Hehehe.. Beijos, querida!
ResponderExcluirPoxaaaa mas não pode nem uma vezinha? kkk, eu faço uma refeição por semana liberada, então me guardei a semana inteira pra essa =)
ExcluirNão conheço panko, você acha fácil aqui em Recife?
ResponderExcluirTem na RM Express!
ExcluirÉ castanha de caju mesmo? pela foto parece castanha-do-pará!
ResponderExcluirÉ sim, é que comprei ela já torrada, daí fica marrom por fora e branquinha por dentro =)
ExcluirSou farofeira, ops! adoro farofa, está ficou para lá de apetitosa
ResponderExcluirFaz mulher, é boa demaisss
ExcluirSerá que seu eu adicionar bacon bemm picadinho torradinho ficaria bom?? :)
ResponderExcluirGabriel
Gostei muito desse site!
ResponderExcluirEstou procurando uma receita achei a sua !! será que vc consegue lembrar quais são os outros 2 igredientes?
ResponderExcluirDesculpe-me, estou amando o blog, mas não sei o que é panko... poderia me descrever, ou dar detalhes. É a farinha da farofa? Sou-lhe grata. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirGilda desculpe entrar na conversa, Panko é uma marca de um tipo de farinha de rosca (aquela feita de pão torrado) "inventada" pela indústria de alimentos para fins dá gastronomia japonesa.
ResponderExcluirTudo feito com ela fica muito crocante.
Não é caro. Mas é difícil de encontrar, supermercados grandes ou mercearia de produtos japoneses. Não comi a farofa feita com essa farinha mas acredito que deve ficar muito boa.
Gilda desculpe entrar na conversa, Panko é uma marca de um tipo de farinha de rosca (aquela feita de pão torrado) "inventada" pela indústria de alimentos para fins dá gastronomia japonesa.
ResponderExcluirTudo feito com ela fica muito crocante.
Não é caro. Mas é difícil de encontrar, supermercados grandes ou mercearia de produtos japoneses. Não comi a farofa feita com essa farinha mas acredito que deve ficar muito boa.
Esta farofa é deliciosa! Agradeço por esta receita!
ResponderExcluirEu alterei o modo de fazer torrando a farinha na frigideira em fogo baixo, pura, sem gorduras. Depois reservei a farinha torrada em um recipiente e segui esta receita.
A recomendação para não economizar no azeite fez a diferença. Deu um gostinho especial!
Eu já comprei as castanhas de caju torradas e sem sal, o que facilita a vida.
Ao torrar a farinha na frigideira tem que mexer continuamente e terminado o processo da torrefação tem que retirar a farinha da frigideira para não queimar.
ResponderExcluir