Eu sei que nem precisa, mas mesmo assim vou dizer algumas vantagens de fazer barrinhas em casa:
- Você sabe exatamente o que está comendo (e pode escolher o que quer na barrinha, inclusive)
- É barato
- É facílimo!
Receita adaptada do blog Saboridades:
- 2 xícaras de farelo de aveia (pode ser aveia em flocos também)
- 1 xícara de leite desnatado (líquido tá gente, não é o em pó)
- 50g de chocolate com o maior teor de cacau que você encontrar (usei meia barrinha dessa aí, com 60%) picado
- 1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)
- 4 nozes e 6 amêndoas picadas
- 1 /2 colher de sopa de chia (pode ser linhaça triturada também)
- Adoçante à gosto
- Jogue todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo
- Num passe de mágica o chocolate vai derreter e tudo vai virar uma massaroca que solta do fundo da panela (misture bem pra distribuir os ingredientes)
- Transfira a massa para uma assadeira/refratário forrado com papel manteiga ou papel filme e nivele com as costas de uma colher molhada
- Leve para a geladeira por 1h e depois corte as barrinhas (rende 5 mais gordinhas ou 10 fininhas, depende do tamanho da sua fôrma)
- Embrulhe em papel filme e mantenha na geladeira
Variações:
- Pra quem tá evitando chocolate, que tal usar alfarroba? Acho que daí nem precisa adoçante...
- Também pode usar pasta de amendoim no lugar do chocolate (nesse caso, diminua um pouco a quantidade das oleaginosas)
- Imagina um pouquinho de frutas secas picadinhas, tipo damasco, uva passa, maçã desidratada no meio dessa barrinha hein? Enfim, ela é super versátil, dá pra inventar um monte. Só cuidado nas quantidades pra não deixar ela muito calórica.
- Se não tiver chia pode fazer sem, tem problema não, é que eu tô #aloka da chia e coloco ela em tudo, relevem
IMPORTANTE: Esta barrinha é saudável, mas não é por isso que você vai comer 5 de uma vez né. Como ela é rica em fibra, come uma barrinha e depois pode mandar água pra ~dendobucho~ que a saciedade, essa linda, vai chegar chegando.
Agora quero ver neguim dizendo que não tem tempo de preparar um lanchinho saudável pra levar na bolsa =)
P.S.: Porque eu não aprendi a fazer essas barrinhas no tempo da faculdade né? Ia vender centenas e ia fica rycaaaaa hahaha
Update: cabei de fazer com frutas secas: damasco, uva e cranberry e ficou SHOW! Experimentem!
- Se não tiver chia pode fazer sem, tem problema não, é que eu tô #aloka da chia e coloco ela em tudo, relevem
IMPORTANTE: Esta barrinha é saudável, mas não é por isso que você vai comer 5 de uma vez né. Como ela é rica em fibra, come uma barrinha e depois pode mandar água pra ~dendobucho~ que a saciedade, essa linda, vai chegar chegando.
Agora quero ver neguim dizendo que não tem tempo de preparar um lanchinho saudável pra levar na bolsa =)
P.S.: Porque eu não aprendi a fazer essas barrinhas no tempo da faculdade né? Ia vender centenas e ia fica rycaaaaa hahaha
Update: cabei de fazer com frutas secas: damasco, uva e cranberry e ficou SHOW! Experimentem!
Receita anotada pra ser feita ainda essa semana! Beijão Ju :)
ResponderExcluirUaaaauuuuu!! Tenho um estoque de barrinhas no meu armário do trabalho para os lanches do meio da tarde e da manhã. (Comer de três em três horas acelera o metabolismo...) Mas são das industrializadas mesmo. Só de pensar que posso fazer de damasco... hummmmmm! Correr no centrão para comprar os ingredientes!
ResponderExcluirEita, me empolguei tanto que esqueci da minha pergunta! Pode ser sem adoçante? Acho o gosto péssimo além da coisa de ser cancerígeno e tals. Ai precisa colocar açúcar?
ResponderExcluirMariana (marido da Pitada falando, hehehe): estamos usando adoçante de sucralose aqui em casa, que é bem natural. Mas a primeira barrinha que fizemos foi sem adoçante mesmo e eu gostei muito! Recomendo :)
ExcluirObrigada! Vou tentar sem então!
ExcluirVou fazer agorinhaa, só o tempo de providenciar os ingredientes,bjocass
ResponderExcluirAndréa Karoline
Boa tarde!!
ResponderExcluirJá era sua fã, mas agoar estou mais ainda...estou adorando essa fase light, low carb, natureba...rs
Vou fazer essa receita hoje!!
E já fiz uma esquema das outras que quero testar.
Sucesso e muita saúde !!
Beijos
Ana Lucia
Vou ver se consigo tirar o chocolate, ou não e usar na dieta Dukan. Pelo menos até onde eu sei pode tudo, mas vou dar uma conferida.
ResponderExcluirTo babando de vontade de fazer.
Sou nova por aqui,mas amo suas receitas,já fiz várias com ricota e o pão integral com batata que todos amaram aqui em casa,fiquei super empolgada com essa receita,pq gasto horrores todo mês com barrinhas para meus filhos,fiz td direitinho mas foi reprovado aqui em casa,pra dizer a verdade foi a coisa mais ruim que eu já fiz,hehehe,mas valeu,vou continuar tentando outras receitas,abraços.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirGostei tanto desta receita que a vou levar comigo.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html
Parece deliciosa!! Posso usar açúcar mascavo em vez de adoçante??
ResponderExcluirParabéns pelo blog, vou fazer muitas dessas delícias aqui em casa!
Beijo!
Ju, vc ta me salvando do panico de flocos de arroz das barrinhas industrializadas. Obrigada!!!! Obrigada! Obrigada!!!!!
ResponderExcluirSerá que dá pra substituir o leite desnatado por leite de soja ou leite de coco? Tenho intolerância a lactose.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir