Imagina você preparar o bolo com todo carinho, colocar no forno, e lá pelas tantas perceber que o gás acabou. Pois é, foi o que aconteceu com este bolinho coitado, que ficou meio tronchinho mas não perdeu a dignidade. Aliás, bolo de cenoura é sempre uma coisa linda nessa vida, né? Tem uma cor que só de olhar já alegra o dia, e sei lá, acho que pelo fato de levar cenoura ele já tem vantagem em relação aos outros por ser nutritivo. Mas juntar bolo de cenoura com bolo formigueiro, tipo assim, dois em um, é um exagero de coisa boa. Posso falar? Troco qualquer torta glamourosa por uma fatia dessa delícia, que é bem simples de fazer, olha só:
- 1 xícara de iogurte natural
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 cenoura grande
- 2 ovos
- Chocolate granulado à gosto ou chocolate em barra picadinho
- Em uma tigela grande misture a farinha com o fermento e o sal, reserve
- No liquidificador, bata os ovos, iogurte, a cenoura descascada e picada e o açúcar
- Junte a mistura líquida à mistura de farinha, mexendo até homogeneizar
- Acrescente o chocolate e transfira para uma fôrma untada e enfarinhada
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até passar no teste do palito
- 1 xícara de leite
- 1 colher de sopa de maizena
- 1 colher de sopa de cacau em pó ou duas de chocolate em pó
- Misture bem os ingredientes
- Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar
- Cubra o bolo já frio
Pra deixar seu bolo mais saudável dá pra trocar metade da farinha de trigo pela integral (ou usar toda a medida integral, porque não?), o açúcar cristal pelo demerara...
Só não pode deixar de fazer, que isso eu não perdôo =)
Sabe o q amei nessa receita? Não vai óleo e sim iogurte! Tudo de bom!!!! Já amo, agora mais leve ainda... com farinha integral, com certeza!
ResponderExcluirAcompanho sempre sua pagina e amo!
Beijos
Que bom Si! A versão integral é melhor mesmo =)
Excluiré de dar agua na boca.. delicia...
ResponderExcluirvou fazer hj mesmo...
www.ovelhacorderosa.com.br
eita! =)
ExcluirPosso colocar tal e qual no lugar do açúcar?
ExcluirAqui em casa fazemos com uma calda diferente, roubada de uma receita de torta holandesa. Depois dela, a qualquer outra calda de chocolate perdeu a vez por aqui. Testa ela qualquer dia!
ResponderExcluir9 colheres de chocolate em pó (quando não tem usamos Nescau mesmo, e diminuímos o açúcar)
8 colheres de açúcar
1 caixinha de creme de leite + a mesma medida de leite
Mistura tudo e leve ao fogo, bem baixinho. Não precisa ficar mexendo, mas conforme o leite ferve, a calda pode subir então fique de olho, ou use uma panela alta. Deixe lá até ela engrossar, uns 10 minutos - uns gostam mais rala, outros mais cremosa, então fica por sua conta o ponto.
Bgda pela receita Thaís!
ExcluirJu ,que legal ..semana passada fiz um bolo MARMORE de cenoura com chocolate ,ficou lindo ..vou te passar as fotos e se você quiser a receita!
ResponderExcluirE já estou cheia de ideias pra usar com outros sabores ..
Vou testar essa tambem!
Beijos
Imagino a cor dele, hein, bolo de cenoura é lindo mesmo, mármore então... Bjuss
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1X de iorgute são quantos potinhos??
ResponderExcluirPOde usar a farinha com fermento??
1 portinho de iogurte, Ana, e pode sim usar farinha com fermento =)
ExcluirEu fiz a receita e 1 xícara foi igual a 1 potinho e meio (170g cada).
ExcluirOi Juliana, adoro seu blog. E percebi que vc está fazendo umas receitas bem light. Amei esse bolo, pq é o preferido do meu filho de nove anos que está fazendo dieta pq tem colesterol alto e triglicérides alto, estava feito louca procurando uma receita de bolo de cenoura sem óleo, já fiz um, mas francamente ficou "estranho". Mas com iogurte não tinha pensado. Vou testar, super obrigada.
ResponderExcluirQue bom Liane, imagino sua preocupação com o pequeno, ainda bem que ele tem uma mamãe dedicada e que procura receitinhas saudáveis pra ele =)
ExcluirBem saudável,vou fazer com fa.integral e demerara, amei. Bjs e Felicidades.
ResponderExcluirVai ficar uma delícia!
ExcluirOi, JUliana! Fiquei muito curiosa de provar esse bolo sem óleo e sem margarina. Corri pra fazer, só não fiz como formigueiro porque não tinha o chocolate nem granulado, mas mesmo assim ficou muito bom, amei! Obrigada!
ResponderExcluirQue bom Cris! Fico feliz que gostou =)
ExcluirOie Juliana, acabei de encontrar teu blog e foi amor a primeira vista. Que delicia esse blog menina :) Amei esse bolo tbm tudo de bom!!!
ResponderExcluirbjiimm e otimo domingo
http://meuamorpaquistanes.blogspot.ie/
Ow coisa linda, Andreza, seja bem vinda =)
ExcluirOi Juliana, delicioso e bem mais leve.Adorei.Ainda preciso experimentar.
ResponderExcluirBeijos querida.
Experimenta Léia!
ExcluirAmei a receita Juliana, preciso mtoo de receitas como esta, obrigada por compartilhar , bjaunn ( vim atraves do blog Tecendo Desejos)
ResponderExcluirBoa semana !
Katia Ribeiro
www.katiaribeiro27.blogspot.com
Que bommm Kátia, seja bem vinda!
ExcluirPosso trocar o iogurte por leite desnatado??
ResponderExcluirBruna, poder pode, mas aí você usa só meia xícara de leite e adiciona meia xícara de óleo, aí não fica tão saudável. Só com o leite corre o risco de ficar muito esfarelento...
Excluiro meu ficou branquinho...tem alguma medida pra cenoura? Coloquei uma grande msm rs! Beijos
ResponderExcluirFiz o bolo, só que usei 3 ovos e 180g de cenoura ralada, e no lugar da açucar coloquei adoçante Linea em Pó.
ResponderExcluirUsei 12 saquinho de 0,8g, e depois que fui ver que tinha o adoçante Forno e Fogao da Linea, talvez por isso a minha massa não pegou doçe e pareçe que ficou meia crua, deixei por 40min no forno a 200º.
Ai começou a queima tive que tirar, dai fiz a cobertura e coloquei foi o que salvou o bolo :( Mais o gosto nem ficou perto do tradicional de cenoura :\
Colocando mais ovo muda em algo? Porque coloquei 3 e 180g de cenoura, o resto foi tudo igual, o que faço pra massa dele fica molhadinha tipo esfarinhando como do normal?
o meu bolo nao cresceu nada, usei farinha com fermento, sera que foi por isso?
ResponderExcluirpara a cobertura pode ser leite desnatado?
ResponderExcluir