11 de mar de 2013

Almôndega de ricota

 

Pense num queijinho que nunca falta aqui em casa: ricota. Toda semana ela tá lá na listinha do mercado e assim que chega em casa vira logo pastinha. Outras opções são o nhoque (delícia), hambúrguer, e aliás, vou postar um monte de receita com ricota nos próximos dias #aguardem.

Tem gente que torce o nariz pra ela, mas a ricota oferece tantas possibilidades de receitas que é só ter um pouquinho de criatividade que ela se transforma em uma deliciosa refeição. Estas almôndegas, por exemplo, me surpreenderam de tão gostosas e leves que ficaram. Além do aspecto estético que foi uma surpresa: ficaram parecendo pãezinhos de queijo quando saíram do forno. Sim, elas são feitas no forno e ganham molhinho só no final. Olha só como é fácil:
  • 500g de ricota
  • 1 ovo
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • Farinha de rosca ou de trigo para dar o ponto (usei farinha de trigo integral)
  • 16 azeitonas sem caroço (ou mais)
  • Molho de tomate com azeitona da Tambaú
  1. Esfarele a ricota ou, para facilitar, passe no processador
  2. Tempere a ricota com sal e pimenta do reino à gosto
  3. Adicione o ovo e misture bem
  4. Vá adicionando a farinha aos poucos até formar uma massa que solte facilmente das mãos 
  5. Modele um disco na palma da mão e coloque uma azeitona no centro, feche e molde uma bolinha
  6. Disponha as bolinhas (rende aproximadamente 16) em uma assadeira levemente untada com óleo/azeite e leve ao forno quente (230º) até dourar
  7. Sirva acompanhada do novo molho de tomate com azeitona da Tambaú, que é pra ficar tudo perfeitamente harmonizado =)
Deu pra sentir a facilidade da coisa? Se quiser mergulhar as almôndegas no molho, fique à vontade, eu deixei assim à mostra pra vocês poderem ver a textura na foto. Imagine aí um espaguete integral pra acompanhar ou, porque não um arrozinho esperto, com uma saladinha... Hoje, dia internacional dos começos de dieta (segundona), é um dia mara pra testar esta receita, né não? Pois façam e venha me contar depois =)

*Este post é um publieditorial.

4 comentários:

  1. Adorei esta receitinha, divinal.
    Kiss, Susana

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, como sempre postando receitinhas maravilhosas, conforme combinado vim aqui comentar e aproveito para me identificar, a Cris que você conheceu ontem no centrão, sou eu hehehe, adorei te conhecer pessoalmente, o com a mesma gentileza que mostra nas tuas palavras, adorei mais ainda ver o quanto simples és, acredito que por isso tanto sucesso tem esse blog, gente com cara de gente, sabe?, um super beijo e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Que receita ótima. Ricota precisa mesmo dessas invenções para ficar boa, rsrsrsrs. Não gosto de azeitona, vou pensar ainda no que uso de recheio, mas essa receita não deixo passar!!!!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana que deliciosa receita.Fiquei com vontade de experimentar.
    Respondendo ao seu post seguinte, você tem os filhos mais fofos do mundo e com tanto amor só poderia resultar em crianças amorosas e calmas.Fique calma quanto a amamentação, nem tudo consegue ser perfeito em nossas vidas, mas você conseguiu atingir uma pontuação bem grande.Que Deus abençoe esta familia linda.Beijos querida.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails