A omelete espanhola já faz parte da nossa mesa há muito tempo... Ela é sempre uma prática e boa opção que dá até pra servir só com uma saladinha e garantir uma refeição completa, com todos os grupos.
Mas desta vez eu variei um pouco e incrementei com ingredientes que não fazem parte da receita tradicional, e que besteira a minha de nunca ter feito isso antes, viu... Afinal, a melhor parte de cozinhar é poder mudar uma receita e deixá-la ao nosso gosto. Você vai precisar de uma panela ou frigideira que possa ir ao forno, já que ela é cozida em duas etapas. Providenciada a panela, vamos à receita:
- 4 ovos
- 2 batatas pequenas (ou uma grande) cortadas em cubos grandes e cozidas (com a casca)
- 1 xícara de queijo de sua preferência cortado em cubos
- 1 talo de alho poró fatiado (se não tiver, pode usar 1 cebola pequena)
- 1 xícara de shitake cortado em fatias finas (eu usei o fresco, mas você pode usar o seco hidratado em água quente por 30 minutos ou trocar por outro cogumelo de sua preferência)
- 1 fio de azeite para refogar
- 1 colher generosa de manteiga
- Sal e pimenta do reino à gosto
- Refogue o alho poró com o shitake em um fio de azeite
- Em uma tigela bata os ovos, junte as batatas cozidas, o queijo e o shitake refogado com o alho poró
- Tempere com sal e pimenta à gosto
- Pré-aqueça o forno a 180 graus
- Derreta a manteiga na panela/frigideira em fogo médio, despeje a mistura de ovos, tampe a panela
- Assim que as laterais começarem a dourar, apague o fogo e transfira a panela/frigideira para o forno
- Deixe assar até que o centro da omelete esteja firme, espere esfriar um pouco e transfira-a para um prato
- Sirva a seguir
Ela fica assim, douradinha por fora e super recheada por dentro. Comida com sustança, sabe como é? Mas sem perder o glamour, porque não é porque é omelete que vai virar bagunça, hohoho.
Gostei muito da ideia! ;)
ResponderExcluirVc vai adorar, Maria!
ExcluirOi Juliana, Adorei a receita...
ResponderExcluirSou visitante assídua, mais nunca deixei um comentário. Gostaria de te parabenizar pelas receitas simples e gostosas que sempre tem por aqui..
Sucesso e continue assim! beijos
Vamos interagir mais hein Dani! kkk, se bem que eu demoro mil anos pra responder tb, então nem tenho moral pra falar nada. Bjus!
ExcluirExcelente!
ResponderExcluirVou fazer e depois te conto.
Beijo
Conta mesmo!
ExcluirCombinação perfeita!!!
ResponderExcluirBjo
=)
ExcluirNossa que receita prática! A cara do "engana marido", fica um prato lindão e ele jura que deu um trabalhão. rsrsr! Ju, uma dúvida: Eu posso colocar algum tipo de "mistura" nessa omelete (presuntinho, carninha desfiada ou salame etc) ou ela tem que ser feita assim só com a batata mesmo? Beijão!
ResponderExcluirPode botar o que quiser, Deborha!!! Bjussss
Excluir