É que tem coisas que a gente demora a aprender, né? Sempre que ia preparar uma carne moída tremia na base, porque era certeza que ela ficaria toda embolotada, cheia de pedaços grandes que nenhum garfo no mundo era capaz de desfazer. Um grande mistério pra mim aquela carne bem soltinha, miudinha, sabe? Até que um dia criei vergonha na cara e fui pesquisar, juntei várias dicas e testei. E deu certo! \o/ Ficou do jeitinho que eu queria e calaro que precisava contar pra vocês, vai que né, tinha mais alguém traumatizado que nem eu... Seguinte, para servir 4 pessoas eu usei:
- 500g de patinho moído
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- 1 folha de louro
- 1/2 xícara de molho de tomate (opcional)
- Sal e pimenta do reino à gosto
- 1 fio de óleo/azeite para refogar
- Aqueça uma panela com o óleo/azeite até ficar bem quente
- Coloque a carne moída na panela e mexa com um garfo, soltando os gruminhos que se formarem (a carne vai para a panela do jeito que está, sem tempero nenhum!)
- Após soltar bastante água, a carne estará soltinha e a água começará a secar
- Quando a água secar e a carne estiver levemente dourada, abaixe o fogo e adicione o sal, pimenta, louro, alho e cebola
- Tampe a panela e deixe cozinhando até os temperos estarem bem incorporados (caso necessário, acrescente um pouco de água quente para não queimar)
- Acrescente o molho de tomate, acerte o sal se necessário e deixe a panela cozinhando em fogo baixinho até estar no ponto desejado: mais sequinha ou com molho (no caso de servir com macarronada)
É importante que a carne vá sem sal para a panela pois o sal desidrata a carne, e colocando depois ela fica muito mais saborosa, vá por mim =)
Como recheio de panqueca, com macarrão, ou com o arroz e feijão de todo dia, só digo uma coisa: carne moída soltinha é muito amor...
Cada um com seus segredinhos, e a versátil carne moída ficando cada vez melhor. Também faço como voce, coloco só com o óleo para ficar os gominhos, não empelotar.
ResponderExcluirNé que dá certo, Teresa?
ExcluirEu tb tenho um truquezinho. Qdo coloco a carne na panela eu aperto bem ela contra o fundo da panela formando uma massa só, como se fosse um unico pedaço de carne. Tampo a panela e deixo cozinhar, ela vai soltar água, e qdo a carne começa a fritar é só mexer bem q ela fica muito soltinha. Daí é só temperar.
ResponderExcluirGente, vivendo e aprendendo!
ExcluirAdorei as dicas! Pena que acabei de terminar a minha carne moída, senão já ia colocar em prática.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar!
Beijos,
Ju
hahaha, fica pra próxima, Jú!
ExcluirOlá Ju, sua linda... Sou do interior de SP (Capivari) e nem sei disser como achei seu blog (fuçando pelo google, procurando alguma receita), soh sei q me apaixonei pelo modo como vc escreve, e li ele quase todinho em uma semana. :D
ResponderExcluirBom, soh resolvi comentar que desde sempre aprendi com minha mãe a frita a carne moida sem tempero nenhum, mas nem fazia ideia do pq (eu achava q era pra mim naum ficar "experimentando" toda hora... kkk), e ela sempre dizia: - Mexe bem essa carne q eu tenho horror a carne moida empelotada!
Bjaum linda.
PS: lindos seus filhotes
Déia
Que coisa linda Déia! Fico super feliz =)Sua mãe tinha razão, tá vendo, elas sempre tem, né. Bjusss
ExcluirDÉIA...KKKKK...AMEI O Q DISSE EU TN EXPERIMENTO MUUUUITO...PENA Q ACABEI DE POR TEMPERO NA MINHA..AGORA VOU COZINHAR E...TENTAR DEIXAR SOLLLTINHA...KAKAKA É.. EXPERIMENTANDO KKKK
ExcluirCarne moida eh td de bom neh! Combina com td, aqui em casa sempre tem! Hehehe...Beijos, Erika/SP
ResponderExcluirAdoro, Erika!
ExcluirOI Ju! Eu frito a carne moída já com alho, sal, pimenta e corante, e acrescento a cebola só depois que a carne está fritinha e soltinha. Fica ótimo também! Na verdade, no meu caso é a cebola que solta um caldo e empelota a carne toda quando coloco ela antes. Queria aproveitar para dizer que adoro seu blog, desejo tudo de bom pra vc e é impressionante como a gente pode gostar de uma pessoa sem conhecê-la...Vc é uma gracinha!
ResponderExcluirhahaha, brigada Ana, mas isso é porque vc ainda não me viu de tpm kkkkk
ExcluirOlá Juliana, ameeei o blog.
ResponderExcluirMoro sozinha a pouco tempo e como nunca me dei bem na cozinha (apesar de amar comida, rs), tenho o seu blog como o meu melhor amiga.
Muito sucesso para você e que o blog cresça cada vez mais.
Parabéns!! :*
Boa dica vlw, só mais uma coisa, é necessário escaldar qdo vem so açougue? Abraços
ResponderExcluirFicou uma delícia! Comecei a morar sozinha agora e preciso de umas receitas pra fazer meus almoços e jantares! A sua colaborou e muito. :) Brigada!!!
ResponderExcluirTarde demais. Só fui procurar como faz p não empelotar depois que o estrago já estava feito. Bom, mas para próxima já sei. Obrigada!
ResponderExcluirAchei seu blog procurando essa informação. E junto com a dica da Tatiane ferreira deu muuuito certo! Melhor macarronada que já fiz!;-) Parabéns e gratidão!
ResponderExcluirAdorei! Acabei de colocar em prática e super deu certo! Gominhos de carne moída nunca mais kkkk
ResponderExcluirPara panqueca, faço igual para o pastel??? vlw de montão essa dica !!! aprendi com uma amiga - ela manda moer uma linguiça junto da carne moída, pra quem gosta de um "temperinho" a mais !! muito bom!!!agradecida por compartilhar...
ResponderExcluirVou testar !!! Meeeedooo ???😂😂😂
ResponderExcluirVou testar !!! Meeeedooo ???😂😂😂
ResponderExcluirSuuuuuuuper funciona. Obrigada sua linda!!!!!
ResponderExcluirMuito obrigada de verdade, pela primeira na vida fiz uma carne moída de vergonha, e olha que tenho 34 rs. Bjo
ResponderExcluirMeu neto se alimenta basicamente de proteína animal e eu, que pouco consumi ao longo da minha vida, tenho pouca prática, panela com carne, tudo empelotado, achei a receita que acredito ser verdadeiramente ótima mas com o tempo curto que tenho fui para a cozinha, coloquei a panela sobre a pedra mármore par dar firmeza, pequei um soquete e baixei porrada, uns três minutos de pancadaria e ela estava soltinha soltinha... :)
ResponderExcluirAhahahaha, ótima!!! Já fiz
ExcluirIsso também!! 😁😁😁😁😁
Eu faço a mesma coisa amasso com o socador, fica soltonha
ExcluirNão vejo a hora de testar
ResponderExcluir...
Legal
ResponderExcluirDeu super certo sua dica😍
ResponderExcluirNão coloque água na carne moída.
ResponderExcluirOk u.uv
ResponderExcluirProcurei hj uma receita de carne moída soltinha pq pensei "será que só a minha fica empelotada ?!?!" Achei seu blog e estou rindo demais com os comentários - já passei por todas estas experiências. A partir de amanhã só carne soltinha, pq a de hj não tem jeito mais kkkkkk
ResponderExcluirVivi 63 anos para aprender a fazer a carne moída sem pelotes. Que bênção.
ResponderExcluir