De todas as versões de quibe que eu já comi, essa sem dúvida conquistou meu coração... Olha que por aqui já teve quibe de frango, de cenoura, de grão de bico, além do tradicional com carne só que em forma de bolinhos. Este ficou incrivelmente leve e molhadinho no ponto certo por dentro, sabe? Amei e já anunciei pro marido que vai rolar repeteco de vez em sempre =) Ai como uma comidinha leve faz bem né? E o melhor de tudo, muito fácil:
- 500g de filé de peixe passado no processador (usei linguado, mas pode ser o peixe de sua preferência)
- 1 cebola pequena picadinha
- 1 dente de alho
- Hortelã à gosto (não tinha, então usei coentro)
- Sal e pimenta do reino à gosto
- Suco de 1 limão
- Azeite para untar
- 4 xícaras de trigo para quibe hidratado (coloque em uma tigela e cubra com água com um dedo acima apenas, deixe por meia hora)
- Tempere o peixe processado com o sal, pimenta e suco do limão
- Junte a cebola, alho, hortelã picadinha e o trigo para quibe
- Unte um refratário com 1 fio de azeite e distribua a massa nivelando bem
- Cubra com mais um fio de azeite e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º até estar bem dourado na superfície
Se você não tiver processador, mas estiver com muita vontade de provar esse quibe delícia, reserve um pouquinho de paciência e pique o peixe no menor tamanho que você conseguir... Como é uma carne bem macia, uma faca afiada dá conta do recado tranquilo. Eu garanto que super vale a pena =) E não esquece o limãozinho na hora de servir!
parece ótimo!
ResponderExcluirdelícia erica!
ExcluirJu,
ResponderExcluirNo lugar do processador dá pra ser liquidificador ou mixer?
Beijo,
Cris
Cris, nunca tentei... tenho medo de danificar, ou de não conseguir nunca mais tirar os pedacinhos de peixe da lâminha hahahah, mas se seu liquidificador for potente, e vc quiser arriscar... Acho o mixer menos arriscado e mais facil de limpar depois =) Me conta!
ExcluirAmiga me tira uma dúvida, até a parte de cima ficar dourada leva umas duas horas??? Pq Fiz um quibe no formato normal e coloquei no forno demorou mais de uma hora e ainda n stava bom com os amigos esperando tive q tira-los e fritar, foi uma frustração. Denoro tudo isso mesmo??? Leil@-Bahia
ResponderExcluirFormato normal que você diz é o modelado na mão? Pode ter sido várias coisas, uma delas é a massa estar muito úmida, ou a temperatura do forno muito baixa, de todo jeito kibe feito no forno não é a mesma crocância de um kibe frito, ele é sempre mais molinho mesmo...
ExcluirDemora* Leil@-Bahia
ResponderExcluirOi Juliana, saudavel e com aspecto delicioso.Adorei sua receita.Com limão certamente fica melhor.Beijos querida.
ResponderExcluirColoquei somente metade da farinha e ficou muito bom!
ResponderExcluirTambém não precisa regar com azeite, apenas pincelando já fica douradinho!
Eta bicho bom esse quibinho com cerva gelada!affff
ResponderExcluir