21 de dez de 2012

Lasanha de peru


Engraçado, lembro que quando era criança não curtia nem um pouco as comidas de ceia. Achava o peru seco, sem graça. E preparando esta receita pensei que pode ser uma excelente opção para as crianças, ou mesmo para as famílias pequenas que querem saborear um peru sem necessariamente ter que comprar um inteiro, já que eu usei na preparação apenas a coxa de peru congelada que sempre se acha fácil no mercado e com preço super acessível (R$ 5,00 marromeno). Mas claro que ela pode ser feita também com as sobrinhas da ceia e sabe o que eu amei nesta lasanha? Ela tem um sabor leve e a quantidade de molho necessária pra ser suculenta sem virar aquele monte de camadas desmanchando no prato, sabe? Boa demaissss, prestenção nos ingredientes:
  • 1 coxa de peru de aproximadamente 800g ou 500g de peru assado e desfiado
  • 1 talo de alho poró
  • Salsinha à gosto
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 250g de Lasanha Speciale Vitarella
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 xícaras de leite
  • Noz-moscada à gosto
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • Azeite para refogar
  • Parmesão ralado para gratinar
  1. Se você comprou a coxa de peru congelada: descongele-a conforme as instruções da embalagem, tempere com suco de 2 limões, sal e pimenta à gosto e deixe marinando por 2h, leve ao forno em uma assadeira coberta com papel alumínio a 200º por 1 hora ou até que esteja macia. Espere esfriar e desfie, desprezando a pele e o osso.
  2. Cozinhe a massa da lasanha al dente e reserve (é bom deixá-la na água fria depois de cozida para que não grude)
  3. Refogue o alho poró e depois acrescente o peru desfiado
  4. Junte o vinho branco e deixe em fogo baixo até que evapore
  5. Junte a salsinha picada e acerte o tempero, se necessário
  6. Em outra panela, derreta a manteiga e junte a farinha e mexa até virar uma massa
  7. Acrescente o leite aos poucos e mexa bem para não empelotar (de preferência com um fouet)
  8. Mexa até que engrosse, mas não deixe engrossar demais
  9. Tempere com sal e noz-moscada à gosto
  10. Reserve 1 e 1/2 xícara do molho branco e misture o restante ao refogado de peru, formando um creme
  11. Comece com uma camada só de molho branco, em seguida massa de lasanha e cubra com o creme de peru. Repita novamente a massa e o creme, finalize com massa e o restante do molho branco.
  12. Por cima do molho branco faça uma camada generosa de parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido na temperatura mais alta apenas até gratinar


Como usei um refratário quadrado, a minha lasanha rendeu 3 camadas, mas se você usar uma retangular, pode ser que renda apenas duas. A dica é desfiar bem o peru, assim rende mais né =)

E que tal passar agora lá na fan page da Vitarella, criar um cartão bem bonito pra ajudar na doação de 2.000 produtos neste Natal? A cada cartão criado, é um produto doado, e você pode criar quantos cartões quiser =) Só alguns cliques, gente, então por favor, clicando aqui.

Um comentário:

  1. Meu Deus Juliana, quanta delicia!Estou aqui babando com essas imagens.Essa lazanha ficou um arraso.Quero te desejar um Natal cheio de paz, união e bençãos.Que o ano que se inicia lhe traga a realização de todos os seus sonhos.Fique com Deus.Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails