A gente é cheio de preconceito besta nessa vida né? Até quem se acha muito ~descoladinho~, se pensar bem, acaba encontrando resistências que às vezes são mesmo bem bobas.
Lembro que por muito tempo eu não comia vatapá, não tomava açaí, por pura frescura, e hoje sou completamente apaixonada por ambos e salivo só de lembrar do vatapá da minha mãe, do açaí da minha terra...
Com a rabada era uma coisa meio assim: nunca tinha comido, mas já achava que não gostava. Até que um dia meu sogro nos levou pra tomar café da manhã, veja bem, num lugar chamado "Rabada do Bigode", em Caruaru. É um prato estilo pedreiro com rabada, charque, frango, arroz e cuscuz, que você come e passa o resto do dia sem fome e feliz da vida. Pode parecer estranho pra muita gente comer essas coisinhas ~leves~ no café da manhã, mas aprendi que pernambucano leva a sério a primeira refeição do dia, sabe? Eu ainda volto lá um dia com a câmera pra fazer um post, porque ó, merece.
A verdade foi que eu passei a gostar muito da tal da rabada e vivia com vontade de voltar lá, até que resolvi preparar eu mesma uma bela rabada, já que o marido também adora. Sábado acordei cedo, cheguei no açougue, escolhi a bicha, voltei pra casa e juntei na panela de pressão:
- 1kg de rabo de boi em pedaços (pede pro açougueiro cortar)
- 1 lata de tomate pelado
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- Sal à gosto
- 1 pimenta dedo de moça picada (sem semente)
- 1/2 xícara de conhaque (pode ser vinho tinto, branco, cachaça, cerva, o que tiver)
- Azeite/óleo pra refogar
- Tempere a carne com sal à gosto
- Aqueça o azeite na panela de pressão e doure os pedaços de rabo por cinco minutos
- Quanto estiver bem douradinho junte a cebola, o alho, a pimenta, o conhaque, o tomate pelado, misture tudo e complete com água até cobrir tudo (não pode passar de 2/3 da altura da panela, pra não ter perigo de explodir hein)
- Tampe a panela e assim que o barulhinho começar, abaixe o fogo e conte 1h
- Abra a panela, verifique o sal e caso necessário, deixe reduzir a quantidade de caldo
Se eu matei minha vontade? Matei demais. Mas não vou mentir que bom mesmo foi ver o marido se acabando de comer e repetindo que foi a melhor que ele tinha experimentado na vida!
#chupaBigode
A rabada mais deliciosa que já comi é a do meu pai. Ele pega esse caldinho fervendo e faz um pirãozinho com farinha. hummmm!
ResponderExcluirComo não lembrei do pirão, Ivonete? Na próxima vez ele não vai faltar!
ExcluirTodo o post foi muito bom, mas o "gran finale" com #chupaBigode kkkkk! Morri de ri! Parabéns pela comida, Juliana. Deve ter ficado realmente muito boa. Não sou fã de carne vermelha, por isso não arrisco dizer que tentarei fazer a receita, mas quem sabe num dia mais rebelde eu lembre dela. Rsrsr! Beijo!
ResponderExcluirComo assim, Deborha você passou esse tempo todo comendo carne vermelha aqui em casa e eu não sabia que vc não gostava!!!! Que gafe... Bjuuuu
ExcluirKkķkkķ
ExcluirDesculpa, mais a casa caiu
Oi Jú, tudo bem??
ResponderExcluirOntem aqui em casa teve RABADA!!! Uma delícia, minha mãe faz com mandioca, tipo vaca atolada,fica tudo de bom. Faz um dia e me conta. Bjus
Anotado, mandioca na próxima rabada =)
ExcluirTambém gosto de fazer um pirão com o caldo, como fazemos o "cozido" com chambaril (Sou de Recife) e a rabada a gente faz aqui no mesmo jeito, com aquelas verdurinhas todas como quiabo, maxixe, jerimum... Mas babei nessa sua, acho que vou fazer uma assim essa semana.
ResponderExcluirAmu chamba, Angélica!
ExcluirSou filha de baianos e cresci comendo rabada,maxixe,lingua de boi,quiabo e coração de boi e sarapatel e muitas outras comidas maravilhosas.Gostei muito do seu cantinho.
ResponderExcluirNeri, ainda estou vencendo aos poucos meus preconceitos, língua ainda não tentei fazer, mas preciso!
ExcluirJuliana, vc não irá se arrepender . Língua é muito saborosa, macia e molinha. Tente fazer como vc fez a rabada, fica MARAVILHOSA .Bjs.
ExcluirOlá! Amo rabada! Parabéns pela receita!
ResponderExcluirbjo
www.menucriativo.blogspot.com
Todas <3 rabada Ana Paula!
ExcluirAcredita que eu nunca comi rabada...
ResponderExcluirMais do jeito que vc fez me deu agua na boca :D
Beijos Ju !!!!!!!!!!
Mari, tá esperando o que pra provar??? Bjus!
ExcluirAhahahaha
ResponderExcluirEstou rindo horrores aqui!!! (#chupaBigode) kkkk
Moro em Caruaru! E adivinha o que às vezes compro para o almoço? "A Rabada do Bigode!". Aqui na cidade várias pessoas 'terminam a festa no início da manhã' (como o São João por ex.), comendo esse prato! Farram a noite inteira e depois passam em Bigode para comer e aguentar o dia!
Eu também torcia o nariz para a Rabada, mas me rendi quando uma amiga do trabalho me fez provar (ela comprava marmita em Bigode e almoçava no trabalho), desde então, vez outra eu passo lá e compro umas marmitas!
Amei o post!
Beijos
Rosi
Gente, que legallll, então você sabe do que eu tô falando né? Eu ainda faço um post especial pro Bigode, amigo defé, irmão camarada, acho inclusive que ele devia abrir uma franquia aqui em Recife kkkk
ExcluirJu,
ResponderExcluirAdoro seu blog. Já fiz várias receitas, mas na correria do ia- dia ainda não tinha comentado. Sua receita de carne maluca é um sucesso aqui em casa. Vou fazer 1 ano de casada no próximo dia dez e sua receita de rabada caiu do céu. Sempre fui fresca pra comida e fui convencida pelo marido a provar rabada. Ele ama e acho que vai bacana fazer surpresa
Opa! Bela escolha de menu pra fazer o marido feliz hahaha, depois me conta se deu certo! Bjus!
ExcluirJu,
ResponderExcluirDeu erro no meu comentário, acabei de falar que vou fazer essa receita para o marido. Só queria agradecer e deixar um abraço !
Flavia Vaz.
Humm... essa será testada com certeza!!! Quando morava em Recife sempre comia rabada no café da manhã do mercado da Madalena... que saudade...
ResponderExcluirCafé da manhã em Mercado: outra coisa que aprendi a amar aqui em Recife <3
ExcluirCaaara, sempre venho aqui, mas nao comento sempre (acho que ja disse isso tantas outras vezes), mas toda vez a diversão é garantida! Além das receitas serem óóóóóótiiiimas (já fiz vááárias) você escreve de um jeito, que envolve! Adoooro (professora de português tem dessas manias!!! rss) sempre acabo o post com uma risada, mas esse !! aahh, esse eu ri alto com o #chupabigode!
ResponderExcluirVc é sensacional!
Beeeijo grande!
Menina, o #chupaBigode fez sucesso, kkkkkkkkkkk, bjusss
ExcluirTeu posto veio a calhar com a conversa que tinha hoje no almoço.
ResponderExcluirFui provar rabada pela primeira vez na vida aqui em Curitiba, num clube japonês, acreditas? e amei !!! Hoje tava dizendo pro marido que quero voltar lá.
Mas o meu 2 preconceito que não sei se vou quebrar é a tal da língua de boi, um dia eu arrisco, rs.
ps. Morro de saudade do vatapá, do açaí não :x
Bjão Ju
Quel, apesar de morar hoje no nordeste, não vejo vatapá aqui como via em Manaus, tem dias que estou com a maior vontade de fazer um só pra matar a saudade...
ExcluirEngordei três quilos só de ler o relato/receita. Parabéns!!!
ResponderExcluirTô aqui babando, Ju! Amo rabada e a sua tá com uma cara ótima! Pro meu gosto só falta um agrião no final (que acabei de comprar no mercado e imediatamente lembrei do seu post;).
ResponderExcluirBeijão!!
Faltou o "quartinho" de cachaça pra acompanhar...Valeu! Vou tentar!
ResponderExcluirQue tal usar o caldinho pra fazer uma polenta??? E não pode faltar o agrião!!! Parabéns pela receita!
ResponderExcluirPra quem prefere algo mais ligth (se é que é possivel...rsrsr) cozinhar por 1 hora o rabo na panela, com caldo de carne e temperos (pimenta-do-reino, sal, tomilho, sálvia, um pouquinho de coentro, manjericão). Deixar esfriar e colocar na geladeira até o dia seguinte. Quando retirar vai perceber uma grossa camada de gordura solidificada na superfície. Aí é só retirar com cuidado.
ResponderExcluirAlguem sabe fazer miolo de boi amai tudo to fazendo agora a minha rabada.mas queria fazer miolo
ResponderExcluir