16 de ago de 2012

Notícias do bucho 1#


3 meses se passaram e tudo que eu consigo dizer quando me perguntam sobre a gravidez é: tô enjoando pra caramba, mas vai passar.

Fico lembrando do quanto eu comia no final da gravidez da Nanda (eu comi tipo um panetone inteiro, uma pizza inteira, SOZINHA) pra me consolar de que sim, minha relação com a comida vai voltar ao normal (ok, comer um panetone inteiro não é normal, mas vocês entenderam) um dia, é só uma questão de tempo.

Por enquanto sigo meu ritual de todo dia: sinto fome, como, passo mal, boto tudo pra fora. Até a água se torna indigesta às vezes, e o remédio pra enjôo não passa mais que 5 minutos dentro do meu estômago. Reclamando, eu? Imagina. Grávida não reclama, grávida só tem o direito de achar tudo lindo e perfeito porque está grávida.

E pensar que existe um grupo de mulheres que não passam por isso, muito pelo contrário. Se sentem lindas, poderosas, e nem sinal de mal estar. Mas definitivamente, eu faço parte do outro grupo que fica um bagaço, morta com farofa, tipo Carminha pedindo carona pro lixão, sabe? Difícil se sentir radiante e linda quando o sono é maior que a vaidade, e o perfume preferido te faz vomitar até o fígado. Por isso resolvi escrever este post. Pra você mamãe-bagaço, que me compreende e que, tantas vezes, é incompreendida. Paga de fresca, corpo mole, essas coisas. Toca aqui amiga, #tamojunta.

Aqui entre nós, mesmo sabendo que tudo isso é por conta de uma coisinha linda que está se formando e crescendo dentro de você, e que isso é um milagre de Deus, às vezes a gente só chora de fome, de desespero, entalando na garganta  um "eu não aguento mais" que a gente nem se sente no direito de botar pra fora.

Mas a gente aguenta sim, e lá vem outro dia, e outro dia, e mais outra semana, e com ela a esperança de ver tudo isso indo embora e finalmente chegar a barriga que mexe, responde, chuta, vive.

Antes de terminar, um recado para as(os) não-grávidas(os): nunca, jamais, em tempo algum, façam pouco caso de uma grávida passando mal. E só pra reforçar, fresca é a vovozinha =)

64 comentários:

  1. Ju, sou do seu time, o time das mães-bagaço. Três vezes passei por isso e das três vezes foram nove meses mortinha e enjoando horrores.
    #tamojunto
    Força na peruca
    Beijos
    Patty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, Patty, NOVE???? Amiga, vc é forte, viu...

      Excluir
  2. Te entendo, e como entendo! Passei por isso também e durava três meses. Aqui era proibido o uso de xampu, sabonete, perfumes, etc. Banho só com sabão de coco e bem ligeirinho pra não correr o risco de enjoar o bendito. É muito ruim... Mas, passa né? Ainda bem e o resultado compensa muuuuuuuuito. Que Deus te dê graça pra suportar essa fase. Bjim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compensa sim, Cris, tanto que depois a gente nem lembra né? kkk

      Excluir
  3. Vixi, só a quem ja passou entende né...força ai,quando eu enjoava (todo dia!rsr) eu chupava sorvete de limão (no palito) e suco de maçã ou laranja...ajudava um pouco e no final do dia era a unica coisa q conseguia engolir..rsrsr...o enjoo passou pra mim no 4º mes (perdi 4kg)..mas depois..hum, posso dizer que rolava até 2 panetones inteiros..hihihi..
    abç e força aí mamãe!!
    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, eu comeria 2 panetones facinho também, mas a gente tem que dar uma de phyna né, hahahah

      Excluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, amei seu post, infelizmente não vou poder passar por essa experiencia de mãe, pois não psso ficar grávida, perdi o útero, mas desejo a vc a melhor gravidez do mundo, que depois dessa fase tudo seja MARAVILHOSO para vcs. Um grnade beijo de uma nova fã e leitora do seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha acabado de ler seu post quando entro no yahho e vejo está reportagem:
    http://yahoo.minhavida.com.br/familia/galerias/14356-oito-habitos-que-evitam-enjoos-na-gravidez
    Tive que voltar pra te mostrar!
    melhoras!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Meu bb nasce sábado que vem, heeeeeee!
    Tbem enjoei muito até o quarto mes, depois melhorou.
    Eu conseguia comer de manhã bolacha de água e sal.
    Minha mãe chupava limão!!!
    Meu médico receitou o Vonau Flash, pergunta pro teu médico.
    ERA TIRO CERTO!!!
    bjs
    M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse, mas vou perguntar do meu médico =) Brigadaaa

      Excluir
  7. Minha querida Ju, apesar de não passado por nada disso, te desejo que passa rápido, pois deve ser terrível mesmo. Minha bebê está com quatro meses e quando engravidei dela, pensei...ai meu Deus lá vem os enjoos e dias com mal estar, mas, graças a Deus, tudo correu bem, não tive enjoo, não sentia vontades impossíveis de comer algo que não tinha na minha dispensa. Espero que volte a fazer as comidinhas gostosas...bjuss e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb espero Cris, to morrendo de saudade da minha cozinha =(

      Excluir
  8. Ive Resende16/08/12 12:50

    Pois é... Também não estou no time das mamães que enjoaram horrores (já estou na 31a semana), mas tem um sabonete líquido que desde o início da gestação não aguento mais o cheiro (apesar de ele não me levar aos vômitos!) e acho que vou enjoar deste cheiro para o resto da vida. Então, apesar de não ter ficado mãe-bagaço, sei do que os hormônios são capazes de fazer com uma grávida. E não, não é frescura, é mais forte que o nosso ser! Que tudo isso passe logo e que você passe da fase mãe-bagaço para a mãe-linda e poderosa em breve. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 31 semanas Ive! Como passou rápido, parece que foi um dia desse que você me disse que estava grávida!!!
      Bjus e força aí nesse finalzinho, bjuss

      Excluir
  9. Uma amiga mandou esse link e super me identifiquei.
    As pessoas não acreditam quando eu digo o quanto estou passando mal nesses primeiros meses, e como sou mamãe de primeira viagem, logo acham que estou fazendo corpo mole.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thalita, só a gente sabe né?

      Excluir
  10. Ju me identifiquei na hora quando li seu post, sentia exatamente como vc descreve, e essa peleja ia até o quarto mês, enjoava tanta, tanto que ia parar na injeção!! Ufa! Só de lembrar me cansa! até hj. não suporto o cheiro do perfume Giovanna Baby e olha que já se passaram 19 anos da minha última gravidez, Mais vc. é guerreira e vai segurar a onda!! Que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, e eu enjoei de um xampu da Fernanda que não conseguia nem dar um abraço na coitadinha, troquei por outro que não tem cheiro nenhum, eheheh

      Excluir
  11. Colega, faço parte do outro time, mas pode ficar tranquila te entendo e respeito.
    Força, como tudo na vida, vai passar.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é raridade viu Fê =) Deus te conserve assim =)

      Excluir
  12. #tamo junto Ju... to grávida de 2 meses... e os cheiros estão me quebrando as pernas... passo o dia inteiro como se estivesse num barco mareada... aff... a nossa diferença é que não boto pra fora...por isso fico ruim o dia todo... minhas panelas estão abandonadas... não consigo cozinhar!!! Mais há de passar... assim espero!! hehehehe... bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Roberta, guenta que tá quase acabando, sei como é esse mal estar horrívellllllllll, num dá vontade de fazer NADA. Força, mulher.

      Excluir
  13. eu nao tive enjoo nem mal estar no minhas pequenas 7 semanas de gravidez (infelizmente tive um aborto) mas fui chamada de MULHER QUE DAH PITI e atendida com pouco caso pela medica plantonista, qdo cheguei ao hospital de madrugada sangrando, naquela que seria minha primeira gravidez, pode nisso???
    ah soh pra constar, tenho plano de saude e pago uma fortuna por ele e ainda sim a medica me tratou com toda essa DELICADEZA, enquanto eu estava tendo um aborto :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que revoltante... Sabe, Lucimar, eu tb tenho plano de saúde e até pouquíssimo tempo não conseguia um obstetra pra fazer meu pré-natal simplesmente pq a previsão do baby nascer é em pleno carnaval, pode? Elas não queriam ter que trabalhar no carnaval, então disseram na minha cara que não fariam. Cada dia me entristeço mais com alguns profissionais de saúde que esqueceram tudo o que juraram no dia da formatura. Graças a Deus não são todos, então não se pode generalizar, né. Muito triste sua história, revoltante mesmo.

      Excluir
    2. eh concordo com vc, realmente nao sao todos nao... e quanto ao que vc disse tbm eh lamentavel, como pode isso gente, eh um absurdo?
      ahh e tem outra, fiquei sabendo que aqui onde moro ( nao conheco muito as coisas pq me mudei pra cah a uns 2 anos) os medicos cobram na faixa de 2 a 3 mil reais pra fazer o parto, msm a gente pagando caro por um plano de saude, fiquei perplexa :(

      Excluir
  14. Menina uma amiga me passou teu blog e eu AMEI! Já até comprei o trequinho de fazer batatas fritas no microondas, oremos para que chegue! Melhoras do mal estar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah o trequinho é ótemo, vc vai amar!!

      Excluir
  15. Noooossaaaaaaa, graças a Deus minha fase enjoo já passou!!! Fica tranquilaaaaaa: vai passar!!!!

    ResponderExcluir
  16. Amei sua postagem! Estou com 36 semanas e confesso estar ansiosa para ler o seu post nessa altura, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, epero que o próximo seja pra contar que passou =)
      Tá quase na hroa hein Gabi, tudo de bom na sua hora. Bjus!!!

      Excluir
  17. Ju, é assim mesmo. Tenho um cazalzinho de 8 e 5 anos. Um perfume que eu queria e ganhei de presente de minha sogra, não consegui usar e não posso até hoje (depois de 8 anos pois foi na gravidez de minha filha) sentir o cheiro que me dá um "ziriguidum". Café, que eu amo, não podia nem sentir o cheiro, acredita que enjoei até do crochê e só pude pegar as linhas pra fazer coisas pra enxoval já perto de uns 5 meses de gestação. Depois vai passando e a gente fica 10. Principalmente quando o bebê tá em nosso colo. Bjos e felicidades.
    Patrícia Portella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pati, e é verdade, depois a gente nem lembra de nada e começa tudo de novo, kkk

      Excluir
  18. Ju, tou com 3 meses também! não estou enjoando, só um leve embrulho às vezes, mas aúnica vez que veio mais pesado o remédio foi chupar limão com gelo. já tentasse? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inda não, Karla, muita gente diz que funciona, vou tentar =)

      Excluir
  19. minha mãe enjoou até o final da gravidez da minha mana caçula. Ainda não imagino como é...mas vamos rezar para que passe logo!!!
    beijs

    ResponderExcluir
  20. Adorei o desabafo!!!! Também estou grávida e amanhã entro no 3º mês, graças a Deus as coisas melhoraram para mim, agora estou conseguindo usar perfume, meu olfato não está mais tão apurado como no início e não tenho sentido mais tanto enjoo como antes... remédio para enjoo? cheirar limão? chupar picolé de limão? Nada disto me adiantou, somente respirar fundo e seguir em frente. Tenho a convicção de que é por uma ótima causa mas não vejo a hora de chegar a tão falada hora da plenitude da maternidade pois por enquanto não vejo nada disto.... Força na peruca e vamo que vamo.... Um beijo, Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tá melhorando Elisa, vamo que vamo.

      Excluir
  21. Apoiada, fresca é a vovozinha, é duro escutar das pessoas proximas, que , quando grávida de 33 semanas, e vc só quer ficar quieta, na verdade vc quer é esconder sua barriga, hummmmmmm, chato mesmo (para nao falar outra coisa), realmente é linda e milagrosa a vida que podemos gerar, mas no 'percurso' todo, CANSA.....
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a gente ouve besteira, né, Carol, povo sem noção demais.

      Excluir
  22. Ju,
    Nunca estive grávida nem pretendo estar, mas entendo o que vc fala sobre as críticas alheias, principalmente qdo pintam a gravidez como um céu de brigadeiro.
    Sou terapeuta e já atendi várias gestantes e sei como as mulheres sofrem por não poder dizer o que sentem só pra não parecer que não amam o bebê...
    Qto ao enjôo, já tentou florais. Vc mesma pode pesquisá-los na internet e escolher os que tua intuição disser que tem mais haver com o momento que está passando. Florais de Bach, de Saint Germain e Filhas de Gaia são ótimos...
    bjss!
    Ana Elisa Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei florais, Elisa, vou pesquisar sim, toda a ajuda é bem vinda =) Bjusss

      Excluir
  23. Dá uma olhada nesse link. Lembrei do seu post... Maior coincidência!
    http://bluevintagedeco.blogspot.com.br/

    Não sei se vai entrar direto na postagem correta, então a data da postagem é 10 de julho de 2012.

    novamente...
    Ana Elisa

    ResponderExcluir
  24. Ju, também tive muito enjôo até do marido...rsrs me lembro que ele me perguntou o que eu havia comido de estragado...respondi...você..kkkkk

    Força, fique com Deus
    Beijos

    Valeria/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah, coitado dos maridos, eles sofrem muito tb querendo ajudar e sem poder fazer muita coisa né?

      Excluir
  25. Oi Ju, te entendo perfeitamente.Na gravidez do meu filho mais velho eu vomitava até na rua.Parecia que eu tinha marcado hora para passar mal.Todos os dias nos mesmos horários eu vomitava.Não comia mais que uma vez por dia, porque não parava nada no estomago.Comecei a controlar com limão, isso mesmo limão puro.Depois conforme foram passando os meses foi diminuindo até que ficou apenas a gravidez e o bebe enorme dentro de mim que mal cabia.Mas como você mesma disse a gente aguenta e isso passa, gráças à Deus, passa.Só estando nessa situação para saber como é.Ninguem consegue entender a dificuldade de não ter mais controle sobre o proprio corpo.Torço para que seu enjoo acabe logo, e que sua gravidez seja mais que abençoada.Beijos e força querida, e quem não entender que saia de perto.

    ResponderExcluir
  26. Super me identifiquei! Fiquei 5 dos 8 meses que estava grávida enjoando e com uma rotina diária de vomitação. Praça de alimentação? Perfume? Me sentida o coco do cavalo do bandido e todo mundo achava que eu era fresca. O pior sentimento foi o de achar que nunca mais ia parar de enjoar e que realmente ia continuar sem conseguir olhar para todas as comidas que eu gostava antes e que estavam me enjoando. Mas passou! E toso os kilos que perdi neste período já achei, inclusive! :( Melhoras!!!! Beijão!

    ResponderExcluir
  27. Ju querida. Que bom ler seu post... Que coragem. Fui mãe há seis anos, tive uma gravidez abençoada,sem enjoos, filha super calma que aos 2 meses já dormia a noite inteira e eu tinha que acordá-la para dar de mamar. Ainda assim sofri MUITO na época de seu nascimento. Hormônios loucos, aquele meu corpo que não reconhecia mais, cansaço extremo...As pessoas - as mulheres em especial - tem muito pudor em "falar mal" de gravidez, parto e filhos. Parece que é um pecado mortal. Veja, tenho uma visão muito pouco romanceada de todas essas etapas. Acho muita sacanagem com as “mulheres normais”quando vejo as "celebridades" falando que não enjoam, que amamentar é super fácil e que emagreceram só amamentando e tals... Elas acabam se cobrando por algo, às vezes, inatingível. Gente, amamentar é bom e saudável (amamentei até 1 ano)mas acho justo falar também que, em muitos casos, dói, é estressante, que nem todo mundo consegue e que mesmo assim vc não vira um monstro pq não conseguiu. Parto normal tbm é ótimo, mas tem que ser escolha, se não der/puder/quiser a cesárea É alternativa. Depressão pós-parto é uma realidade, não é frescura, eu tive e só percebi anos depois, fiquei boa com o tempo, mas tem mulher que PRECISA de ajuda médica sim. Enfim, falo e repito isso pra todo mundo que me pergunta sobre gravidez e muitas vezes sou mal entendida. Gravidez foi uma das melhores coisas da minha vida, minha filha é tudo, mas sei de tudo que passei. Meu conforto é quando conto minha história e ouço de alguma mulher a frase: “Puxa eu não estou só! “Ju, vc tbm não está viu?

    ResponderExcluir
  28. Ah eu tbm falo e repito que, sim, tudo passa... Ah e que sim, vale a pena!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  29. Amiga... toca aqui... tamo junta viu...
    nao to nesse barco pq nao to gravida, mas nas duas gravidez que tive das minhas pequenas eu fiquei pior que o trapo de limpar chao... ahhhh, foi durante os 9 meses inteirinhosssssss.... so dormia e vomitava.... uma coisa de louco, e foram nas DUAS gravidez viu... entao levanta a cabeca (ou seria dizer: abaixa a cabeca pra vomitar... rsrs) relaxa... como vc disse: TUDO PASSA... loguinho isso passa e virao as noites mal dormidas por causa do baby... rsrs... bjinhos e muita coragem ta...

    ResponderExcluir
  30. Ola! Conheci seu blog há pouco e estou amando! Quanto a sua vomitês, nome dado tbm a minha gravidez, vou te falar o que eu fiz, ve se de repente dá certo! Meu marido ja desesperado porque eu chorava de fome, ja que tudo que eu comia voltava, um belo dia,vendo meu desespero de fome, logo apos o vômito, ele foi la, fez me prato novamente e me fez tentar comer de novo. Confesso que foi dificil, mas tentei, logo em seguida, e bem devagar, e a comida ficou! Depois dessa, passei os nove meses fazendo um prato pequeno, comendo, esperando, vomitando, e aí sim comia de novo.... Tenta...vai que funciona! Boa sorte e parabens! Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi querida!
    Florzinha, calma que passa!
    No final, tudo vale a pena! No meu caso, achei que os três primeiros meses não acabariam nunca! No entanto, na metade do quarto estava ficando boa!
    Daí ao oitavo, só alegrias! Bebê crescendo, mexendo, enxoval, bom demais.
    Que Deus abençoe mais essa gestação e dê a vocês muita paciência e coragem para enfrentar esses perrengues, porque eu sei que amor vocês têm de sobra!
    E vou te dizer uma coisa: só quem já engravidou para saber os apertos que a gente passa! Quando ouço: gravidez não é doença, ai que me dá uma raiva! Não é doença, mas, caramba, é um período muito delicado! Gestante tem que ter todas as regalias possíveis! Depois que ouvi de uma senhora, numa fila de supermercado, quando reclamei de ter meu lugar à frente (no sétimo mês!!): "A preferência é de quem está com pressa!" passei a acreditar menos na humanidade, mas tudo bem, coitada, nunca deve ter tido a dádiva da maternidade!
    Bem, lamúrias de lado, vai fundo, flor, que mais uma criaturinha abençoada está à caminho.
    Beijos...
    Chris

    ResponderExcluir
  32. Jú, fazia tempo que não comentava por aqui, adorei o post!
    Recomendo você a olhar o filme que está no cinema agora "O que esperar quando você está esperando" muito bom!
    Que toda essa fase passe logo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  33. haha.. adorei o final: Fresca é a vovozinha! Boa!
    Se cuida querida, nunca fui mãe e li com atenção, afinal um dia passo por isso, né?!
    Bjss
    Vi

    ResponderExcluir
  34. Juliana, lendo o seu post.... voltei no tempo... do tempo que experimentei tudo isso e muito mais, que nem vale a pena contar aqui... foram 3 gravidez e muitos vômitos, choros, tristezas e muito mais... até que elas chegaram ( 3 - uma de cada vez...rsrsrrsrs)... e junto com elas eu nascia de novo, a água voltava a ser água normal, o ar que eu respirava, voltava a ser o normal e tudo mais..... então só pra reforçar, o que você já sabe: Vai passar, continua firme.
    Um grande beijo
    Telma

    ResponderExcluir
  35. Olá!! Sou estudante de enfermagem e é totalmente normal no primeiro trimestre as mulheres sentirem desconforto gástrico principalmente pela manhã. Isso é porque durante toda a noite de sono, as mulheres tem um excesso de secreção de saliva, e que vai engolindo durante todo esse período, então pela manhã sentem muito enjoo... Para amenizar um pouco esse sintoma, inclusive durante o resto do dia, tente comer 3 biscoitos de água e sal. Como dizia a vovó: é para "fazer" o estômago! E realmente há uma melhora no enjoo. Espero ter podido ajudar de alguma forma, e eu entendo perfeitamente todos esses sintomas e sei que não tem nada de frescura nisso!!
    Bjs, Isis!

    ResponderExcluir
  36. Ju, sou mamãe-bagaço total!!! HEHEHEHE
    Adorei esse post, me senti acolhida! Meu bebê tá com 7 semanas. Mas durante minha gravidez, passei por muitos perrengues. Enjoei até o 4º mês, vomitava 3, 4, 5 vezes por dia. Chorava feito uma louca, enjoei de todos os perfumes do marido, não me sentia bonita, uóó!!! Hoje eu digo que amei ter meu filho, é algo maravilhoso o ser mãe, maaaaas não gostei de estar grávida ( a não ser quando eu via e sentia os chutinhos do Davi). Boa sorte na sua gravidez, que Deus te abençoe! Beijo!

    ResponderExcluir
  37. Ola, tenho 4 filhos e já fiz parte dos 2 times, não chegava à vomitar mas enjooava pra burro, força aí colega bjs.

    ResponderExcluir
  38. Ola, tenho 4 filhos e já fiz parte dos 2 times, não chegava à vomitar mas enjooava pra burro, força aí colega bjs.

    ResponderExcluir
  39. Patricia Ferreira09/09/12 16:14

    Olá,
    Fiquei um tempo se vim aqui. Motivo: trabalho e saúde. Agora está ok!
    Adorei a noticia e mais um baby, parabéns, saúde para todos.
    Fiquei feliz por vocês!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails