21 de ago de 2012

Geleia de cupuaçu


Minha mãe chegou e ainda trouxe um pedacinho da terrinha com ela: açaí de verdade, guaraná Baré, e cupuaçu, essa fruta azedinha que conquistou o Brasil e que eu amo de paixão.

Desta vez eu não podia deixar passar, afinal, quando eu teria outra oportunidade de preparar uma geleia caseira de cupuaçu? E então num passe de mágica o enjôo passou e eu só conseguia sentir o perfume delicioso da polpa cozinhando. Gente, existe fruta mais cheirosa que esta? E a receita, aquela coisa simples de sempre:
  • 2 xícaras de polpa de cupuaçu
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 1 maçã ralada
  1. Junte tudo em uma panela de fundo grosso e deixe cozinhando em fogo baixinho até a geleia ganhar esta cor dourada e linda, mexendo de vez em quando
  2. Espere esfriar e guarde em potinhos de vidro esterilizado na geladeira
Com torradinhas, bolachinhas e queijinhos vai super bem. Eu corri e recheei uma tapioca. Preciso dizer que  quase morri a cada mordida?


Pra que pancakes com maple syrup (que eu adoro) pra quem tem tapioca com geleia de cupuaçu né?

16 comentários:

  1. Quando faço essa geléia de cupuaçu não coloco a maçã não. E fica ótimo. Adoro!!!
    Com ela que faço as tortas de cupuaçu!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Você acaba matar uma amazonense (que mora fora do AM há 12 anos) de inveja. Muito obrigada. Tenha um bom dia. kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Essa tapioca é aquela de grãos ? não encontro na minha cidade a igual uma farinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta não foi feita pra mim, mas eu te falo que essa "tapioca" não é de grão, mas sim o polvilho ou seja de pó. La no Pará - Belém, já se compra a mesma úmida, para fazer a "tapioquinha" (como falamos lá),fica mas facil, é só temperar com sal a gosto e faze-la. Eu estou morando em outro Estado, aqui eles chamam de "polvilho" e nós compramos a massa em pó, seca, e tem que molhar aos poucos para ficar no ponto de fazer a "tapioquinha", mas confesso que não aprendi ainda fazer essa mistura para ficar no "ponto".

      Excluir
    2. Carolina Oliveira18/03/13 09:39

      Estou morando no interior do Paraná e sinto muito a falta de nossa culinária,então vamos nos adaptando.Para fazer tapioquinha uso POLVILHO DOCE,coloco o pó em um recipiente e cubro com água,deixo descansar por umas horas,até umedecer bem.Depois escorro toda a água,vai ficar igual a uma pasta(a água por cima e o pó vai "sentar"),então coloco panos de prato para absorver o restante da água(pelo menos uns três:vai encharcando tira e coloca outro)quando estiver seca(O PONTO É O DE UMA FARINHA ÚMIDA), uso a porção necessária passando na peneira bem fininha.Pronto é só esquentar a frigideira.
      PS:Paraense sofre longe de casa.

      Excluir
    3. Pessoal, não precisa de todo esse trabalho, basta adicinar 550ml de água em um kg de polvilho, se preferir já adicione o sal nessa água. Misture bem e passe na peneira fina. Pode guardar na geladeira por um certo tempo.

      Excluir
  4. EStou aqui literalmente babando com esta geleia, com tapioca então, hum...
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Menina, eu AMOOOOOOOOOOOOO cupuaçu!!Tô aqui babando!Experimenta fazer bombom de chocolate com esse recheio... Afff é muita perdição!!

    ResponderExcluir
  6. pode fazer com a polpa de saquinho que vem congelada? Estou com 4 no congelador e queria tentar rechear um bombom.

    bjs

    Eva e Jônatas

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Estou visitando aqui este site e gostando muito, e vou responder, pois sou de Belém do Pará,moro aqui e preparo muitos bombons constantemente ! A polpa do cupuaçú que vem congelada em sacos, são melhores para refrescos,pois vem com mistura de água e ao preparar o doce, provoca muitos respingos para fora da panela, poderia deixar então ferver um pouco para reduzir a água, e depoisacrescentar o açucar para então preparar o doce. O ideal mesmo é a polpa sem adição de água !

      Excluir
  7. Deve ser uma delícia essa geleia eu nunca experimentei cupuaçu vou ver se consigo encontrar beijos

    ResponderExcluir
  8. Juliana, essa tapioca me deixou com vontade de dar uma mordida nela.Ficou ma-ra-vi-lho-sa.Adorei.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  9. fazia um tempinho que eu não entrava no site, ta lindo!!!

    ResponderExcluir
  10. quando minha mae me ensinou a fazer foi diferente mais ficou uma delicia agora vou fazer um doce de cupuaçu com chocolate ou biscoito de chamanhe vai ficar uma delicia.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails