18 de jun de 2012

Arroz de couve-flor e mais uma receita


Conheci pela primeira vez este arroz lá no Panelinha, e achei a ideia maravilhosa! Sorte a minha ter lembrado dela antes que o couve-flor virasse o que ele sempre vira aqui em casa: um gratinado. É uma delícia, vamo combinar, mas né? Queria uma coisa diferente. De quebra é também uma ideia super saudável pra quem está tentando consumir mais vegetais e diminuir o consumo de carboidratos, já que ele resolve estes dois problemas de uma só vez =) OU pode misturar com o arroz de verdade e aí, fia, passa desapercebido até das crias difíceis de alimentar, incluindo neste grupo, minha digníssima filha.

Achei por bem cozinhar o couve-florzinho delícia em um caldo bem temperado, ao invés de todo aquele processo de cozinhar no vapor, então foi assim:
  • 1 couve-flor cortado em "arvorezinhas"
  • Quantidade de caldo suficiente para cobrir o couve flor feito de: água+louro+pimenta em grão+curry em pó+talo de alho poró ou salsão+dois dentes de alho com casca cortados ao meio+ sal à gosto (junta tudo na panela e quando levantar fervura abaixa o fogo e deixa apurar uns 10 minutos)
  • 1/2 cebola picada
  • 1 fio de azeite
  1. Coloque o couve flor para cozinhar na água temperadinha e já fervendo, deixe que ele cozinhe bem até ficar bem macio
  2. Retire com cuidado, coloque em uma peneira e deixe esfriar
  3. Com uma faca, corte as pontinhas redondas de todas as arvorezinhas (reserve os talos), e depois de tudo cortado, reduza ainda mais o tamanho com a faca, tentando chegar ao tamanho aproximado do arroz
  4. Refogue a cebola em um fio de azeite e quando estiver transparente, junte o "arroz", acerte o sal e sirva
Neste caldo, os temperos são todos à gosto, viu gente, e pode incluir e retirar o que quiser, eu quis usar o curry, por exemplo, mas você pode usar páprica, ou nenhum dos dois, o seu arroz tem que ter a sua cara =)

Então digamos que você fez o seu arrozinho, e sobrou aquele monte de talos. E agora? Quem poderá me defender? Tan-dam:


É só bater os talos no processador/mixer/liquidificador com umas duas colheradas de cream cheese ou um requeijão bem firme (a quantidade vai depender do tamanho do seu couve-flor), temperar com alho, noz moscada, pimenta (talvez um pouco de sal, mas é à gosto) e levar ao fogo até aquecer e servir. Vira um purê delicioso! As duas receitas já fiz duas vezes, e em cada uma coloquei temperinhos diferentes, estou a-d-o-r-a-n-d-o! Espero que vocês gostem também <3

Boa segunda, gente!

4 comentários:

  1. Nossa Ju.. Amei esse arroz de couve-flor..
    Deve ficar uma delícia!!
    Hummmmm

    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Ju conheci esse "arroz" de couve-flor quando ainda morava no interior de São Paulo em um grupo de reeducação alimentar que eu frequentava. A nutricionista do grupo deu como opção ao carboidrato da noite, já que eu evitava comer carboidrato a noite.
    Ele é ótémo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ju, nunca fiz arroz com couve flor, tenho uma fresquinha na geladeira, vou levar a receitinha!

    Beijos, bom dia
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto uma vez e não me lembrava onde, talvez tenha sido mesmo no Panelinha. É realmente uma ideia genial e o seu ficou lindo, um luxo! Vou testar aqui em casa. Beijos

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails