21 de abr de 2012

Temperinhos e outras coisas


Se tem uma coisa que aprendi a curtir quando vim morar no centro do Recife foi essa cultura de ir à feira de rua. Como tudo é perto da minha casa, faço a pé a rota: feira - mercado público - açougue, já sabendo onde cada item é mais em conta, em que banca tem a melhor uva, em que box do mercado o camarão é mais fresco. Fora o fato de conhecer o vendedor, que negocia e faz aquele agrado, bota uma maçã a mais na sacola e pergunta "cadê a pequena? Veio hoje não?"

E se tudo isso já era bom, ficou melhor ainda depois que inaugurou esse lugarzinho, do qual eu faço propaganda pra todo mundo que conheço. É um empório que vende, além de cereais e temperinhos, umas coisas bem diferentes que a gente não acha fácil, e por preços cabíveis no meu bolso. É lá que compro meu couscous marroquino, tomates pelados (a R$ 2,00 a lata, ó que barato), quinua em grão e o shiitaki seco. Aí eu já tava super feliz com tudo isso, e de repente eles começaram a realizar uma feirinha de orgânicos toda semana sempre às sextas e sábados (menos hoje, que é feriado), onde tem simplesmente a melhor canjica e a melhor pamonha que eu já comi. De verdade. 

Acabou que virou meu lugarzinho do coração, pois chego lá e os atendentes enchem Nanda de agradinhos comestíveis enquanto eu pego minhas compras, pago, converso com um, converso com outro, troco uma ideia de como usar aquele ingrediente em tal receita, e volto pra casa. Chega dá uma dorzinha no coração de pensar que no dia que eu me mudar daqui posso perder tudo isso, que já se perdeu tanto e em tantos lugares nessa tal vida moderna. Enfim, quem estiver pelo centro do Recife de bobeira, vale a pena dar uma passadinha pra conhecer: 

Empório Pura Vida
Rua da Praia de n°169, Santo Antônio
Fone: 3037-2607 /2427 

E sabe que toda essa conversa me lembrou um vídeo feito por um movimento em São Paulo chamado "Vá pra feira", que tem tudo a ver com este post, para assistir clique aqui.

Bom final de semana <3

*Este post NÃO é um publieditorial.

17 comentários:

  1. Ai que legal! Eu também moro no Centro (pertinho do Mercado da Boa Vista) e adoro! Fiquei super com vontade de conhecer esse local. Obrigada pela dica!

    Neuza Caminha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuza, tenho certeza que vc vai amar =)

      Excluir
  2. Que delícia de lugar!! Lugares como este, inclusive as feiras livres são lugares que mais sinto saudades vivendo fora do Brasil, adorei o vídeo e compartilhei, as feiras não devem acabar nunca!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que não devem acabar =)

      Excluir
  3. Ju, eu adorei a dica !!! beijos

    ResponderExcluir
  4. Renata Chaves21/04/12 21:08

    Juliana!

    Como agradecer tanto carinho?????!!!!
    É um prazer enorme ter você como cliente e agora poder curtir suas receitas!
    Que bom que você se sente bem no nosso cantinho! Saiba que essa é a nossa principal preocupação,fazer nossos clientes se sentirem à vontade e demostrar que eles realamente são "de casa".
    O nosso empório foi criado realmente com essa idéia de trazer de volta as relações comerciais de antigamente, quando íamos na "venda" e o dono da venda já sabia o que queríamos, como gostávamos das coisas, quem eram nossos familiares, etc. Pois acreditamos que construindo essa relação teremos também a oportunidade de ajudar os nossos clientes e amigos a se aimentar de forma mais saldável e com muito sabor!
    Muito obrigada por fazer parte de nossa estória, comemorando 1 ano de funcionamento, não poderíamos ter recebido presente melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, eu ainda ia mandar o link pra vc! Mas que bom que vc gostou, eu só falei a verdade, nada mais que a verdade, e parabéns pelo primeiro ano de muitos!!! Bjusss

      Excluir
  5. Ju, também adorei a dica!! Moro na Madalena, e sinto falta de um empório e comércios desse tipo por aqui; só temos o mercado, mas não chega nem perto.
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Xanda, que pena, sei como um lugar como esse facilita a nossa vida =(

      Excluir
  6. ricardo cansancao23/04/12 12:49

    Eduardo Leite (Butano), parabéns pelo sucesso de seu empreendimento, que Deus lhe ilumine e lhe abençõe ainda mais, você merece.

    Abraço

    Ricardo cansanção (cajá)

    ResponderExcluir
  7. Também gosto de divulgar os lugares que frequento e aprecio.
    Já te falei que morei em Recife e meu filho nasceu aí? Em caso positivo, desculpe ...rs!
    Bem simpático esse lugar!
    Vontade de cantar assim: Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Juliana,
    essa dica me deu uma vontade enoooooorme de ir ao centro (o que as vezes é difícil pra quem mora no final da Abdias!). Aí uni o útil ao agradabilíssimo e fomos, marido gringo (que ama o mercado de São José!), eu e um casal de amigos visitantes pro centro nesse sábado de feriadão. Amei o Empório... as frutas secas são delícia também. A dica foi excelente e me rendeu um dia esplêndido, comida saudável e aquele gostinho de infância de caldo de cana, castanha de cajú etc.
    Teu blog é massa. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Fui hj no emporio. Amei tudo que vi por lá! A vontade que tive foi de trazer tudo de lá - rsrsrs - . Nossa, fiquei maravilhada, conheci mitas coisa que não conhecia, e até comprei prá esperimentar. Valeu a dica!...

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha ido no Empório! Muito bom mesmo! Peguei essa feirinha de orgânicos e comi essa pamonha maravilhosa! A bronca é acordar sábado de manhã cedo p pegar tudo novinho! hehehehehe
    Saudades de você!

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha ido no Empório! Muito bom mesmo! Peguei essa feirinha de orgânicos e comi essa pamonha maravilhosa! A bronca é acordar sábado de manhã cedo p pegar tudo novinho! hehehehehe
    Saudades de você!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails