21 de abr de 2012

Temperinhos e outras coisas


Se tem uma coisa que aprendi a curtir quando vim morar no centro do Recife foi essa cultura de ir à feira de rua. Como tudo é perto da minha casa, faço a pé a rota: feira - mercado público - açougue, já sabendo onde cada item é mais em conta, em que banca tem a melhor uva, em que box do mercado o camarão é mais fresco. Fora o fato de conhecer o vendedor, que negocia e faz aquele agrado, bota uma maçã a mais na sacola e pergunta "cadê a pequena? Veio hoje não?"

E se tudo isso já era bom, ficou melhor ainda depois que inaugurou esse lugarzinho, do qual eu faço propaganda pra todo mundo que conheço. É um empório que vende, além de cereais e temperinhos, umas coisas bem diferentes que a gente não acha fácil, e por preços cabíveis no meu bolso. É lá que compro meu couscous marroquino, tomates pelados (a R$ 2,00 a lata, ó que barato), quinua em grão e o shiitaki seco. Aí eu já tava super feliz com tudo isso, e de repente eles começaram a realizar uma feirinha de orgânicos toda semana sempre às sextas e sábados (menos hoje, que é feriado), onde tem simplesmente a melhor canjica e a melhor pamonha que eu já comi. De verdade. 

Acabou que virou meu lugarzinho do coração, pois chego lá e os atendentes enchem Nanda de agradinhos comestíveis enquanto eu pego minhas compras, pago, converso com um, converso com outro, troco uma ideia de como usar aquele ingrediente em tal receita, e volto pra casa. Chega dá uma dorzinha no coração de pensar que no dia que eu me mudar daqui posso perder tudo isso, que já se perdeu tanto e em tantos lugares nessa tal vida moderna. Enfim, quem estiver pelo centro do Recife de bobeira, vale a pena dar uma passadinha pra conhecer: 

Empório Pura Vida
Rua da Praia de n°169, Santo Antônio
Fone: 3037-2607 /2427 

E sabe que toda essa conversa me lembrou um vídeo feito por um movimento em São Paulo chamado "Vá pra feira", que tem tudo a ver com este post, para assistir clique aqui.

Bom final de semana <3

*Este post NÃO é um publieditorial.

17 comentários:

  1. Ai que legal! Eu também moro no Centro (pertinho do Mercado da Boa Vista) e adoro! Fiquei super com vontade de conhecer esse local. Obrigada pela dica!

    Neuza Caminha

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de lugar!! Lugares como este, inclusive as feiras livres são lugares que mais sinto saudades vivendo fora do Brasil, adorei o vídeo e compartilhei, as feiras não devem acabar nunca!!!

    ResponderExcluir
  3. Ju, eu adorei a dica !!! beijos

    ResponderExcluir
  4. Renata Chaves21/04/2012 21:08

    Juliana!

    Como agradecer tanto carinho?????!!!!
    É um prazer enorme ter você como cliente e agora poder curtir suas receitas!
    Que bom que você se sente bem no nosso cantinho! Saiba que essa é a nossa principal preocupação,fazer nossos clientes se sentirem à vontade e demostrar que eles realamente são "de casa".
    O nosso empório foi criado realmente com essa idéia de trazer de volta as relações comerciais de antigamente, quando íamos na "venda" e o dono da venda já sabia o que queríamos, como gostávamos das coisas, quem eram nossos familiares, etc. Pois acreditamos que construindo essa relação teremos também a oportunidade de ajudar os nossos clientes e amigos a se aimentar de forma mais saldável e com muito sabor!
    Muito obrigada por fazer parte de nossa estória, comemorando 1 ano de funcionamento, não poderíamos ter recebido presente melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, eu ainda ia mandar o link pra vc! Mas que bom que vc gostou, eu só falei a verdade, nada mais que a verdade, e parabéns pelo primeiro ano de muitos!!! Bjusss

      Excluir
  5. Ju, também adorei a dica!! Moro na Madalena, e sinto falta de um empório e comércios desse tipo por aqui; só temos o mercado, mas não chega nem perto.
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Xanda, que pena, sei como um lugar como esse facilita a nossa vida =(

      Excluir
  6. ricardo cansancao23/04/2012 12:49

    Eduardo Leite (Butano), parabéns pelo sucesso de seu empreendimento, que Deus lhe ilumine e lhe abençõe ainda mais, você merece.

    Abraço

    Ricardo cansanção (cajá)

    ResponderExcluir
  7. Também gosto de divulgar os lugares que frequento e aprecio.
    Já te falei que morei em Recife e meu filho nasceu aí? Em caso positivo, desculpe ...rs!
    Bem simpático esse lugar!
    Vontade de cantar assim: Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Juliana,
    essa dica me deu uma vontade enoooooorme de ir ao centro (o que as vezes é difícil pra quem mora no final da Abdias!). Aí uni o útil ao agradabilíssimo e fomos, marido gringo (que ama o mercado de São José!), eu e um casal de amigos visitantes pro centro nesse sábado de feriadão. Amei o Empório... as frutas secas são delícia também. A dica foi excelente e me rendeu um dia esplêndido, comida saudável e aquele gostinho de infância de caldo de cana, castanha de cajú etc.
    Teu blog é massa. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Fui hj no emporio. Amei tudo que vi por lá! A vontade que tive foi de trazer tudo de lá - rsrsrs - . Nossa, fiquei maravilhada, conheci mitas coisa que não conhecia, e até comprei prá esperimentar. Valeu a dica!...

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha ido no Empório! Muito bom mesmo! Peguei essa feirinha de orgânicos e comi essa pamonha maravilhosa! A bronca é acordar sábado de manhã cedo p pegar tudo novinho! hehehehehe
    Saudades de você!

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha ido no Empório! Muito bom mesmo! Peguei essa feirinha de orgânicos e comi essa pamonha maravilhosa! A bronca é acordar sábado de manhã cedo p pegar tudo novinho! hehehehehe
    Saudades de você!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails