30/04/2012

Filé de peixe com crosta crocante


Sempre quis aumentar o consumo de peixe aqui em casa, mas agora estou levando esse projeto a sério. 
Então é hora de testar mil e uma receitas com peixe, e, sinto informar, vocês vão ter que me acompanhar nesta empreitada =)

A atual queridinha não é nem bem uma receita, e sim uma dica: uma crostinha bem simples por cima do filé. Fica com uma apresentação bonita e é simples de fazer, uma opção legal até pra servir em um jantar especial, que tal? 


Em um filé grande (com mais ou menos 300g) eu fiz assim:
  • Temperei o peixe apenas com pimenta do reino e pouco sal (a crostinha tem sal também!)
  • Reguei uma assadeira com um fio de azeite
  • Espalhei rodelas de cebola no fundo e deitei o peixe em cima (com alho poró fica divino tb!)
  • Misturei 2 colheres de sopa de parmesão ralado com 2 colheres de sopa de farinha de rosca, raspas de 1 limão e 1/2 colher de sopa de azeite, fazendo uma farofinha
  • Distribuí a farofa sobre todo o peixe e levei ao forno alto até que a crosta estivesse dourada

Servi acompanhado de arroz vermelho, que nunca tinha provado e comprei pra experimentar, acabei descobrindo que é super saudável e adorei....


Boa semana, gente!

19 comentários:

  1. gostei demais desta crostinha, com certeza vou experimentar.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. arroz vermelho é tudo e com esta crostinha hummmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  3. Bárbara Caroline01/05/12 13:53

    Esta delícia está no meu forno neste momento!!

    ResponderExcluir
  4. Ai Ju, adoro filé de peixe com crosta crocante! Aqui em casa faço bastante. Como vivo procurando coisas saudáveis e gostosas, misturo aveia (flocos finos + flocos maiores), amêndoas ou castanhas trituradas e um pouquinho de sal. Se quiser, pode colocar pimenta do reino moída. Para essa mistura ficar bem coladinha ao peixe, pincelo clara de ovo antes (só a clara). Menina, fica uma delícia! Minha filha ama. Já fiz com tilápia e salmão. Vou experimentar fazer tua receita esses dias. Já experimentou o arroz negro? É uma delícia tb. Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, que chique sua crosta, vou provar =)

      Excluir
  5. Oi, Ju, tudo bem? Adorei a receita. Qual peixe você usou nela? Qual geralmente você costuma comprar? Sempre olho no mercado, mas acho tão feinhos aqueles filés congelados... Aguardo dicas, obrigadinha! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, eu usei filé de merluza, que compro no açougue assim, congelado mesmo. É um peixe barato (R$ 9,00/Kg) e os filés são lndos, mas demorei pra achar um bom fornecedor, estava ultimamente comprando tilápia congelada, que é um peixe que também adoro =)

      Excluir
    2. Ju, obrigada pelo retorno! Adoro tilápia, pena que nem sempre está num precinho bom... vou tentar achar um merluza bom também! Depois venho te contar como ficou! Huuum! =)

      Excluir
  6. Olá, achei seu site por acaso, em uma busca por receitas com peixe.
    Estava procurando algo novo/diferente, embora a que costumo fazer seja bem saborosa, quero inovar. Amanhã farei essa, e depois volto pra comentar o que achamos.

    ResponderExcluir
  7. Essa receitinha está agora no meu forno, depois conto como ficou....

    ResponderExcluir
  8. Eu já fiz algumas vezes, mas acho que o peixe fica seco...

    ResponderExcluir
  9. Ficou ótimoo!! Adorei!!

    ResponderExcluir
  10. Acabei de fazer e ficou maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. MENINAS....estou começando a mudanças de hábitos....ja inseri o arroz integral...até as visitas estão se acostumando...pq esqueço de comprar o normal! Minha dúvida é sobre o arroz vermelho e preto...o preparo e o tempo de cozimento é o mesmo do arroz integral comum? abraços

    ResponderExcluir
  12. Juliana! A farofinha pra crostinha, posso usar farinha de mandioca inves de rosca? Beijos

    ResponderExcluir
  13. Fiz hoje para almoço! Você sempre me salvando com suas receitinhas deliciosas!! Como estou na Dukan usei farelo de aveia no lugar da farinha de rosca e ficou maraaaa!!!
    Obrigada pela receita!
    Beijos

    ResponderExcluir

Gente, eu realmente gostaria de responder os comentários prontamente, mas na correria não tenho conseguido. Quando houver dúvida sobre as receitas, favor mandar por email (contato@pitadinha.com) ou na fan page (www.facebook.com/pitadinha) que lá eu respondo mais rápido! Obrigada pela compreensão!

Related Posts with Thumbnails