20 de abr de 2012

Couscous de frango ao curry


Fim de semana a gente quer uma comidinha diferente, um pouco mais arrumadinha, pra fazer uma gracinha pra família e tal e coisa, né. O problema é que a gente quer fazer tudo isso, mas também quer descansar, fazer a unha, passear, visitar a amiga, quédizê, pia amontoada de louça definitivamente não combina com essa vibe. 

Aí você pergunta: e agora? Quem poderá me defender? Calma neném, que pra isso existem os pratos únicos. Eles são perfeitos, basta vocês ter os ingredientes certos à mão que na hora do aperreio, plim: mistura tudo, faz uma frescurinha e bota na mesa que tá tudo certo. Anota aí na lista de compras e já passa no supermercado pra providenciar (para duas pessoas):
  • 1 peito de frango sem pele e sem osso
  • 1/2 colher de sopa de curry em pó
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 tomate sem sementes picado
  • 1 xícara de couscous (sêmola de trigo)
  • 1 xícara de leite de coco
  • Sal à gosto
  • Folhinhas de hortelã à gosto (pode ser também: coentro, salsinha, cebolinha, manjericão...)
  • Azeite/óleo para refogar

  1. Corte o peito de frango em cubos e tempere com o curry e sal, deixe marinando por pelo menos 30 minutos
  2. Refogue no azeite o alho, cebola e tomate, em seguida acrescente os cubos de frango, mexa de vez em quando até estarem cozidos por dentro
  3. Junte o leite de coco e misture, acerte o sal, abaixe o fogo e assim que levantar fervura, apague o fogo
  4. Acrescente o couscous, misture rapidamente e tampe a panela (se a tampa não vedar bem a panela, tampe-a com um prato) por cinco minutos
  5. Abra a panela e com um garfo solte os grãos de couscous, regue a mistura com mais azeite e acrescente folhinhas de hortelã

O couscous cozinha no leite de coco todo trabalhado no curry e temperinhos, e fica super gostoso. Agora aproveita que você já resolveu o conflito do que vai cozinhar no fim de semana, e corre pra planejar as outras coisas =)

P.S.: Como sempre me perguntam onde comprar a sêmola de trigo aqui em Recife, vou dizer: Sempre tem na RM Express e no Empório Pura Vida, na Rua da Praia (Centro) já pertinho do Mercado São José. 

8 comentários:

  1. Amo esse tipo de prato: simples, bonito e gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Joao Paulo20/04/12 14:49

    Sério mesmo, "Couscous"? Nao seria melhor "cuscuz"? Ou é por que "Couscous" é mais chique?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, eu escrevo assim para diferenciar o nosso cuscuz regional, feito com flocos de milho, do outro feito com sêmola de trigo, cuja embalagem leva o nome "couscous" - assim facilita pro leitor diferenciar um do outro e saber qual ingrediente deve comprar para fazer a receita e dar tudo certo no final =)

      Excluir
  3. Renato Oliveira20/04/12 16:03

    Fazer essa receita com nosso bom e velho floco de milho, o cuscuz, daria certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super daria, Renato! Só tem que prepará-lo na maneira de sempre (hidratanto e cozinhando na cuscuzeira), esfarelar os grãos e incorporar ao frango já prontinho =) Dá um pouquinho mais de trabalho, mas fica uma delícia também =)

      Excluir
    2. Juliana,peguei sua receita já faz dois dias e vou fazê-la amanhã,é muito interessante,adoro cozinhar ,sou exigente e mesmo sem experimentar sei qual será o sabor,pois conheço os sabores de cada coisa qdo se mistura,tenho bom paladar e olfato,faço comida de vários países onde vivo...e por agora ninguém se queixou,vou fazer esta receita com os flocos de milho,pelo fato de não encontrar facilmenteno meu bairro a sêmola de trigo.
      Adoro o curry,morei no Caribe e sei manejá-lo muito bem já que é um condimento arengueiro!!!hoje comprei os ingredientesespero que minha família se delicie com este quitute,kisses!

      Excluir
  4. uma delicia!!
    ja fiz com carne de bode também ..
    beijo!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails