23 de mar de 2012

Pão integral e manteiga de maracujá


























A pessoa tá se sentindo a padeira. Vai desculpando aí, tá gente, mas é empolgação de principiante.
Só sei de uma coisa: eu que antes corria de receita de pão caseiro, agora só quero uma desculpinha pra juntar os ingredientes e inventar uma mistura nova de pão fresquinho.

Peguei a base do pão com perfume de alho e desta vez usei farinha integral e alecrim. A intenção era ter essa coisa linda na mesa de café da manhã de domingo, mas no sábado à noite o coitado já havia desaparecido, porque a gente simplesmente não conseguia parar de comer. E nem queria né.
  • 1 envelope de fermento biológico seco (10g)
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitadona de sal
  • 2 ovos
  • 3/4 de xícara de leite
  • 4 ramos de alecrim
  • 2 batatas cozidas (para facilitar, descasque as batatas, corte em cubos e disponha em um recipiente que vá ao microondas coberto com papel filme e faça furinhos no papel filme com um garfo, leve ao microondas na potência máxima por 5 minutos ou até que estejam bem macias)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/4 de xícara de óleo
  • 300g de farinha de trigo integral
  • Aproximadamente 200g de farinha de trigo branca
  1. Comece colocando 3 raminhos de alecrim com uma xícara de água para ferver, assim que levantar fervura, apague o fogo tampe a panela. Deixe quieto por uns 5 minutos.
  2. Bata no liquidificador: os ovos, o sal, leite, açúcar, as batatas,  fermento, a manteiga, o óleo e 1/4 de xícara da água de alecrim que você preparou
  3. Coloque a farinha integral em um bowl bem grande, e junte a mistura batida no liquidificador, misturando até incorporar 
  4. Vá colocando a farinha integral branca aos poucos até a massa começar a soltar das mãos
  5. Tampe o bowl com um pano de prato e deixe a massa descansar 30 minutos em um lugar abafado
  6. Solte as folhinhas de alecrim do raminho que sobrou, enfarinhe uma superfície e abra a massa
  7. Distribua as folhinhas sobre a massa e enrole, transfira-a para uma assadeira untada levemente com óleo ou azeite (usei a de bolo inglês, mas pode ser uma retangular mesmo)
  8. Faça um leve corte no sentido do comprimento e leve ao forno pré-aquecido a 180º até estar bem firme no centro
Uma forma de saber quando o pão está assado por dentro é bater na parte e baixo: se o som parecer que está "oco" é porque está no ponto. Mas eu uso mais o método do bolo: enfio uma faca no meio e se sair sequinha e o pão estiver bem fofinho, eu tiro do forno.




A manteiga de maracujá eu vi em uma pousada lá em Tamandaré, e achei uma coisa tão inusitada e cheia de glam que resolvi arriscar repetir em casa. É nada mais que misturar um pouquinho do suco concentrado em uma porção de manteiga de boa qualidade (acrescente o maracujá aos poucos e vá provando, até o ponto que agrade o seu paladar). Quem curte a crocância da semente, pode colocar algumas pra dar um visual bonito =)

P.S.: Agora fiquei pensando aqui... Acho que a ideia de abrir uma pousada pé na areia e cozinhar para meus hóspedes acaba de se tornar meu projeto de vida. Não seria nada mal, hein <3

17 comentários:

  1. hummmmm que delicia... vou tentar... beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta, Leda, depois me conta =)

      Excluir
  2. Oi, sempre venho no seu blog! Parabéns, víu? Amo todos os posts!Agora uma ajuda!!!
    Pelo que entendi vc mora em Recife, né? Então me diz onde vc compra farinha de trigo integral pq já rodei e não acho!
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no centro tem três lugares que vendem: M>J Bandeira e Empório Pura Vida (na Rua da Praia) e no Mundo Verde, em frente ao Mercado São José =)

      Excluir
  3. Nada mal mesmo a idéia de uma pousada à beira mar, Ju. Conheci uma em Trancoso que a filha dos donos preparava, junto com outra cozinheira, os itens de café da manhã e lanche da tarde. Gostoso, né?!
    Vou experimentar a manteiga em casa; fiquei curiosa. :)
    Beijo!

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, já me sinto em Trancoso hahaha

      Excluir
  4. Oi Juliana! Primeira vez que comento no seu blog, mas sempre estou por aqui! :)

    Que receita maravilhosa... amo pão integral e deve ficar uma delícia com essa manteiga inusitada! nham nham nham..... que fome! :)Você acredita que nunca fiz pão, sei lá... tenho um pouco de medo de fazer!

    Ah, gostei muito do post que vc apareceu no Bicha Fêmea! Parabéns pela história linda!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse pão parece maravilhoso, sem dúvida vou fazer! E essa manteiga? Deve fazer bonito em qualquer hotel 5 estrelas!
    bjo

    ResponderExcluir
  6. izabella medeiros25/03/12 11:47

    que luxo de pão, manteiga e pousada!

    virei freguesa, ju :D

    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olhe, não sei o que me agradou mais, o pão, a manteiga de maracujá ou abrir uma pousada!
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH! Que chique essa receitaaaaaa! Abre a pousada siiiiiiiiiiim! haiuahiauhauhaia Vou passar os fins de semana lá pra relaxar! \o/

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o pão, ficou lindo, mas a manteiga de maracujá preciso urgente provar! Sei que vou sonhar com ela hoje! bjs

    ResponderExcluir
  10. Menina prendada, tá esperando o quê com esse dom supimpa!!! lembre-se do plajamento, plano de negócio é tudo para tirar a ideia da cabeça, colocar no papel, hoje computador, e partir p a execução e assim reduzir a margem de erros etc.
    Se eu estivesse presters a me aposentar faria minha oferta de sócia.
    Boa sorte

    Gcaldeira

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para a Família e vai dos blogs de mães até blogs geeks, super diversificado, uma ótima forma de divulgar seu blog para este público específico.
    http://www.agregapais.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, gosto muito de ver as suas receitas, são todas muito boas e é dificil escolher uma, porém fiz o pão de batata com perfume de alho e todos aqui em casa adoraram e estão pedindo bis!
    Sonia Regina Gaona Salle
    sonia.salle@yahoo.com.br
    São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  13. Bom......o pão, infelizmente não tenho mais tempo de fazer, a manteiga...preciso de algo sofisticado na minha mesa com urgência, por isso vou fazer. AGORA, a pousada....de repente é essa a idéia que vai me levar definitivamente pra Recife. Parabéns Ju, nunca mais tinha visitado o Pitadinha, estava com saudades, é bom ver que ele está cada vez melhor. Êta menina talentosa!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Vou fazer seu pao tomara q consigo e fique bom...

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails