Depois que você pega a fama de gostar de cozinhar, não tem jeito. Onde quer que você vá, o assunto vai sempre parar ao redor das panelas. O que eu acho lindo, afinal, é nessas ocasiões que eu acabo aprendendo um montão de coisas.
E foi assim que eu "aprendi" a fazer a carne louca. Entre aspas porque foi no meio de uma conversa entre uma piada e outra, crianças correndo e cachorros latindo (né, Jesse?). Claro que depois eu recorri ao Dr. Google pra ver se conseguia achar mais detalhes da receita e descobri que a carne louca é aquele tipo de prato que tem milhões de formas de preparo diferentes, com vários tipo de carne, do filé mignon ao patinho. Mas ainda achei que a receita que aprendi com D.Célia era a mais prática e barata, então me agarrei com ela e fui pra cozinha:
- 1Kg de patinho ou acém sem osso
- 1 xícara de azeite
- 1/2 xícara de vinagre branco
- 1/2 xícara de vinagre balsâmico (opcional)
- 1 xícara de azeitonas sem caroço picadas
- 1 cebola cortada em fatias
- 4 dentes de alho
- Pimenta do reino moída na hora à gosto
- Sal à gosto
- 1 folha de louro
- Pimenta biquinho à gosto
- Coloque a peça de carne inteira e limpa em uma assadeira levemente untada, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 200° até que fique ao ponto (assada, mas ainda úmida) - não precisa temperar!
- Espere esfriar e fatie a carne em fatias bem fininhas, reserve o caldo que se formou na assadeira
- Em um pouco de azeite, refogue o alho e a cebola, tempere com a pimenta e o sal
- Junte o caldo da carne reservado e os demais ingredientes, formando uma espécie de vinagrete
- Acerte o tempero e junte a carne fatiada, o líquido deve cobrir a carne por completo (caso não seja suficiente, complete com água)
- Transfira tudo para um recipiente grande e hermeticamente fechado e deixe na geladeira
Eu me joguei nessa carne como recheio de um pãozinho francês, genteeee, esse caldinho penetra no pão, aí junta com a carne, afe... É pra fazer esquecer da dieta.
E posso falar? Minha carne já tá ali descongelando pro repeteco #prontofalei
P.S.: Como eu tenho certeza que vocês tem outras receitas de carne louca, bora compartilhar sua receita ali nos comentários? ;-)
Adorei o picadinho ele é ótimo para segunda feira pós churrasco de domingo...
ResponderExcluirSuper beijos
mulherrr essa era A receita de vovó... vou catar na minha herança (todos os livros de receita dela) e ver se ela anotou alguma vez na vida, pq tenho pra mim que essa ela fazia de cabeça =P
ResponderExcluirMinha mãe coloca uma colher de mostarda no vinagrete e faz com o que sobra do lombo. Fica muito bom mesmo!!
ResponderExcluirOi, Ju!
ResponderExcluirDescobri esta maravilha aqui em Sampa. Na primeira vez que ouvi o termos fiquei rindo comigo: "será que é carne a la a vaca louca?" Imaginativa demai eu sou!
Mas eu aprendi a fazer aqui na panela de pressão. Coloca os ingrediente (da sua receita não uso vinagre e incluo um tablete de caldo)e deixa cozinhar. A bicha fica tão molinha que se desfia quase ao tocar nela. É tudo de bom mesmo!
beijos, Elaine Cunha
www.caminhandocontando.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir