6 de fev de 2012

Bife acebolado





























Um bom bife parece uma coisa fácil e simples, mas para mim, ele sempre foi um grande mistério. Que tipo de carne comprar, como temperar, deixar ou não marinando, como fazer pra ele não virar uma borracha, essas coisas todas banais se mostram um desafio e tanto quando a gente não domina muito bem as panelas, né.

Depois que casei o tempo foi passando e fui superando alguns "medinhos", mas o do bife sempre continuou lá. Foi quando aprendi que pra fazer um bife gostoso é preciso apenas alguma técnica e os ingredientes certos. Lógico que foi na base do erro/acerto, pesquisa um pouquinho daqui, lê um blog dali, mas posso dizer que, aos poucos, meu bife tá ficando até apresentável =) #orgulhinho

Então seguinte, se você vai fazer bife, compreenda uma coisa importante: ou você compra filé mignon, ou você transforma uma outra carne em filé mignon.

Se você comprou filé mignon, pula essa parte. Se você vai de patinho, coxão mole, alcatra, senta que lá vem história. História boa né. Porque esse negócio de transformar outra carne em filé sem ter que martelar o coitado, nem usar amaciante mudou minha vida e, caso você ainda não saiba do grande segredo de Tereza Cristina, vai mudar a sua também. E o nome do segredo (que aprendi com minha tia) é A-B-A-C-A-X-I. Cortou os bifinhos? Tempera com sal, pimenta do reino e pingue 5 gotinhas de abacaxi, misture tudo e deixe 5 minutinhos, contados de relógio. Nada mais, nada menos.

Enquanto espera (de olho no relógio hein), vai logo aquecendo uma frigideira no fogo bem alto, coloca um fiozinho de azeite/manteiga/óleo e já vai selando os bifes. Selar: colocá-los em contato com temperatura bem alta, apenas para dourar por fora, dos dois lados. Como o fogo está alto, isso vai ser rápido. Mas por dentro eles ainda estarão crus. Então quem curte carne mal passada, parou aí. Quem gosta dela ao ponto ou bem passada, como eu, faz o seguinte: depois de selar todos os bifes, reserve-os em um recipiente separado e tampado pra manter o calor, joga uma cebola cortada em rodelas na frigideira onde você selou os bifinhos e deixa em fogo baixinho, que a água da cebola vai soltar aquele fundinho de carne.




Tampa a panela um bocadinho que a cebola vai cozinhando (se for preciso, coloca um pouco de manteiga pra não queimar), e quando a cebola estiver toda moreninha delícia, é só juntar os bifes, tampar a panela e deixá-los cozinhando naquele calorzinho bem temperado. Dá uma provadinha, vê o sal, vê o ponto da carne e pronto.

E olha, desculpa o clichê, a breguice, a cafonice, mas pra mim um bifinho desse, acompanhado de arroz e feijão (quem sabe também um bife do olhão) são melhores que muita comida cara e de nome chique por aí, viu ;)

31 comentários:

  1. Gostei da dica do abacaxi, essa eu não conhecia e vou tentar nos meus bifinhos! Bjao. Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pat, tudo de bom né? Também adorei quando aprendi.

      Excluir
  2. Sério? Do abacaxi eu já sabia mas...Só 5 gotinhas? E só 5 minutos? Ah, vou tentar com certeza.

    Ju, só pra contribuir, caldo de laranja tb é bom. Sempre coloco no tempero do frango quando vou assá-lo. A carne fica mais macia.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, se passar dessa quantidade e desse tempo, a carne desmancha =(

      E valeu pela dica do caldo de laranja =)

      Excluir
  3. Concordo contigo 100%. Uma comidinha caseira bem feitinha, cheia de amor e cuidado não tem preço...vou usar essa dica do abacaxi...bjs

    ResponderExcluir
  4. Concordo.
    Arroz fresquinho, feijão do dia e um bifinho acebolado. Combinação imbatível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patty, só de pensar já salivo :)

      Excluir
  5. Hummm isso é bom demais =D
    Bjks e uma ótima semana!
    Marília

    ResponderExcluir
  6. o q seria 5 gotas de abacaxi? o suco dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elita, eu pego uma fatia de abacaxi e espremo em cima da carne com a mão mesmo, aí é só contar e correr pro abraço =)

      Excluir
  7. Ju, experimenta colocar shoyo na cebola...
    Fica divino =D
    Eu que nem gostava de cebola agora como tudinho!

    Bjs

    Juliana Oliveira
    (juh.juliana@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. Eu costumo comprar contra filé... Me facilita pois também já é macio... Eu não tenho tempo de fazer comida, então uma vez arrisquei isso e deu tão certo que continuo fazendo assim até hoje. Aqueci a frigideira teflon, e joguei o bife dentro ainda congelado e sem tempero nenhum! rs. Sério, o bife deu aquela celada, então abaixei o fogo, tampei e deixei a carne soltar sua própria água para cozinhar. Depois que a água da carne secou, deixei dourando mais um pouco, acrescentei sal, e umas rodelas de cebola, quando as cebolas estavam douradinhas, pronto! Só comer! Parece doido, mas comigo dá certinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que curioso... Vou testar =)

      Excluir
  9. Adorei essas dicas...tb amo bife acebolado com arroz e feijão e uma saladinha.

    ResponderExcluir
  10. Hum, gostei da novidade mas... não fica com gosto de abacaxi não?!?
    É que, infelizmente, detesto abacaxi... mas pelos bifes vale a tentativa! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, é tão pouquinho que não fica não =)

      Excluir
  11. Adorei: "transforma uma outra carne em filé mignon"!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju,
    Adorei as dicas. O meu bife, seja de que maneira for, fica sola de sapato.. vou tentar ua dica e ver se meu bife é filé.
    Adoro seu blog!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Uma vez espremi um monte de suco de abacaxi em uns bifes de patinho. Conclusão: esfarelaram, viraram uma espécie de carne moída rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também já fiz isso =( Por isso tem que ser pouquinho e rapidinho =)

      Excluir
  15. Oi. Amei a dica, mas tenho uma dúvida. São 5 gotas de abacaxi em cada bife, né? Ou vc faz o tempero total, põe o abacaxi (5 gotas) e passa em todos os bifes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 gostas em tudo! Senão fica com gosto de abacaxi e amolece demais a carne =)

      Excluir
  16. Juliana, gostei da dica, vou testar por aqui. Também tenho uma dica que ainda está em testes, é para o colchão mole, to tentando flambar ele, quando a técnica ficar pronta vou postar. Abs

    ResponderExcluir
  17. Eu compro sempre o contra filé, fica macio e saboroso sem o abacaxi, mas essa dica é ótima!!! Amo bife, se acompanhar o q vc sugeriu e uma batatinha frita, fechou pra mim!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails