2 de jan de 2012

Extrato de baunilha e azeite de alecrim: investindo pesado


























Hoje é aquela típica segunda que merecia ser sexta né.
Poxa vida... Começar um ano assim, de cara, sem um feriado enforcado, é pra matar um serumano. Mas já que 2012 chegou com tudo, chega de chororô e vamos à luta, companheiras!

Vim mostrar pra vocês duas coisinhas basiquinhas e simples de fazer, mas que foram meus primeiros investimentos culinários deste novo ano: extrato de baunilha e azeite de alecrim.

  • Extrato de baunilha: em um recipiente de vidro esterilizado, coloque 200ml de vodka e duas favas de baunilha cortadas ao meio, e esqueça por 2 meses. Serve para aromatizar receitas no lugar da essência artificial de baunilha, e além de natural, é muito mais gostoso.
  • Azeite de alecrim: separe uma quantidade de um bom azeite extra-virgem em um vidro esterilizado e coloque um raminho de alecrim, deixe pelo menos por 15 dias apurando, e depois use em assados ou na finalização de pratos, saladas etc.
E vamo que vamo, minha gente =)

10 comentários:

  1. Ju, este extrato de baunilha aqui em casa faria um estrago daqueles. Acho que irei preparar! Farei 1/3 da receita para não ficar muita coisa. Podemos guardar por quanto tempo? Validade de quanto tempo? Será que fica igual vinho, quanto mais "velho melhor"?

    beijos aromatizados para ti!
    Elaine Cunha
    www.caminhandocontando.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Juliana, sempre que posso venho por aqui apreciar suas postagens, e como sempre são maravilhosas. Queria uma ajuda sua, como e onde compro essas favas, estou louca para fazer essa essência, pois de fato deve ficar melhor do que aquele aroma artificial. bjuss e Feliz 2012.

    ResponderExcluir
  3. Boa dica, adoro aromatizar ingredientes são um tok especial a cada receita. Já fiz sal e açúcar aromatizado, agora vou testar sua dica.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. OOOOOOOONDE vc conseguiu favas de baunilhaaaaa???

    ResponderExcluir
  5. Juliana, eu adoro fazer azeite com alecrim. Eu acabo acelerando o processo da infusão simplesmente colocando a mistura em uma tigelinha refratária por alguns minutos na base da .... cafeteira! O aquecimento suave acelera a infusão e o perfume do azeite fica divino. Feliz Ano Novo pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Elaine, como demora muito tempo pra poder usar, pode fazer bastante, hehehe. E é sim, igual a vinho: quanto mais velho, melhor =)

    Cris, obrigada!!! Essas favas meu marido trouxe de SP, aqui em Recife já vi vendendo nas lojas Haluli, na Rua de Santa Rita, 1 unidade custava uns R$ 7,00, mas tinham uns pacotinhos com umas 6 que saía por 20, então era mais negócio. Feliz ano novo pra vc também!!!

    Izis, faz favor de ensinar o sal aromatizado que eu fiquei morrendo de curiosidade????!!!!! =)

    Nanda, vide resposta pra Cris hehehe

    Candida, super amei sua dica!!! Anotada! Bjus e feliz ano novo também!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju! Sera q encontro essas favas no Mercadao de SP? Acho q sim pq lah tem de td um pouco, neh?! rsrsrs Beijos! Erika/SP

    ResponderExcluir
  8. Mto bom! A minha duvida tb são sobre as favas, vou procurar aqui em BH para testar aqui em casa. Adorei. Patricia

    ResponderExcluir
  9. Que engraçado. Quis começar o ano fazendo o extrato de baunilha, mas de cara esqueci e agora procurando na net achei justo o seu post!Feliz 2 e doces pra vc!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails