23 de jan de 2012

Estrogonofe forever


























Se tem uma comida que aparece em 99% das festividades do povão, do qual eu orgulhosamente faço parte, esta é o estrogonofe, podicrê. Por zilhões de motivos, tantos que nem precisa eu explicar aqui né. O fato é que eita comidinha pra morar no nosso <3

Mas o interessante é que às vezes a gente faz uma receita de um jeito, e de repente descobre que existe outra forma de prepará-la que, além de deixá-la mais gostosa, reduz a quantidade de gordura utilizada e é até mais simples. Quando essas coisas acontecem eu sinto meu estômago sorrir, é sério. O <3 então, nem se fala. E isso foi exatamente o que aconteceu quando eu li essa dica da Tatu, no Mixirica.

Pra não ficar só uma reprodução barata da receita dela - chatooo - quase uma pirataria, eu aproveitei e testei o preparo com o estrogonofe de frango, assim a gente abre o leque de possibilidades =) Mas já fiz com carne e recomendo muito. Bora lá:

  • 1kg de filé de peito de frango cortado em tiras, temperado com sal e pimenta (deixe marinando por pelo menos 30 minutos)
  • 2 xícaras de creme de leite (pode ser duas caixinhas, mas se tiver o fresco, melhor né)
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 cebola picada
  • 2 copinhos de champignon (ou um do grandão)
  • 1/2 xícara de extrato de tomate
  • 1/2 xícara de conhaque
  • 1 colher de mostarda
  • Um fio de óleo ou azeite para refogar
  1. Disponha as tirinhas de frango em uma assadeira e espalhe-as bem (elas já tem que estar temperadas), regue com um fio de azeite e leve ao forno bem alto até que dourem levemente (deixe-o aquecendo uns 10 minutos antes pra ficar bem quente. A intenção não é cozinhar o frango, apenas dourá-lo por fora)
  2. Retire o frango do forno, escorra o caldo que se formar(reserve-o) e coloque o frango de novo na assadeira
  3. Coloque a assadeira sobre o fogão, despeje o conhaque sobre o frango e acenda o fogo de uma chama. Vire levemente a assadeira para que o conhaque entre em contato com a chama, assim que o fogo "pegar", apague a chama e com uma colher de pau mexa o frango até que o álcool evapore e o fogo apague. Reserve.
  4. Em uma panela grande refoque o alho e a cebola no óleo/azeite, junte o frango flambado, o caldo reservado e o extrato de tomate
  5. Acerte o sal caso necessário, e após tudo estar bem incorporado, acrescente a mostarda, o creme de leite e o champignon, deixe levantar fervura e sirva imediatamente, acompanhado de arroz branco e batatinhas



Pode parecer uma besteira, mas o fato de assar levemente o frango antes de ir para a panela deixa-o o macio por dentro e douradinho por fora, o conhaque dá um gostinho especial e o resultado final é um estrogonofe super leve. Vocês perceberam como os temperos utilizados foram super simples e básicos? Mas aí é que está o grande segredo: no final tudo fica perfeitamente harmonizado.



Ok, o conhaque não é tão simples assim, mas passei muito tempo sem comprar pra usar nas receitas achando que era caro, que sei que lá, mas comprei esse especialmente para usar no preparo do estrogonofe e custou míseros R$ 6,00! E dura um tempão gente, então é um investimentozinho que cabe no bolso.

O problema que eu estou enfrentando depois que aprendi a preparar estrogonofe assim é que toda semana eu quero fazer de novo, de novo e de novo. E haja batata palha =)

8 comentários:

  1. Oi Juliana,
    Strogonoff é um clássico e sempre bem vindo em qualquer ocasião.
    BJ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Que modo interessante de fazer strogonoff (só consigo escrever assiiiiim!) adorei!!! hmmmmm é um dos meus pratos prediletos....comfort food total! E com batata palha, SEMPRE!

    Beijosss, panelinhas fofíssimasss!

    ResponderExcluir
  3. Ju delicioso seu strogonoff!! Hum Hummmm e essas panelinhas foférrimas, amei! ;) Acho que esse prato vicia mesmo!rsrs Beijos! Tê

    ResponderExcluir
  4. izabella medeiros23/01/12 12:45

    ju, onde você comprou esse conhaque?

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu tb adoro strogonoff! E essa sua receita está mto boa, dando vários toques especiais que eu não usava... Bjao. Patricia

    ResponderExcluir
  6. adorei seu blog e já anotei a receita

    ResponderExcluir
  7. Huuum... Fiz e ficou uma delicia, Muito bom!!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails