14 de dez de 2011

Nhoque de ricota


























Desde que vi essa receita de nhoque de ricota na revista Casa e Comida (que eu adoro e já virei assinante) fiquei me coçando pra fazer. Lá a sugestão era servir com um azeite aromático, mas eu optei por um molho de tomate de verdade, feito em casa, pra não ficar tudo tão branco.

Aproveitei e troquei também a farinha de trigo branca por integral, o que não deixou o nhoque pesado, muito pelo contrário. Esse é um dos nhoques mais leves que já comi, tanto no sabor/textura, quanto nas calorias. Tem coisa melhor que isso? Tem =) Saboreá-lo, né. Essa sim, é a melhor parte.


  • 400g de ricota
  • 3 gemas
  • Aproximadamente 100g de farinha de trigo integral
  • 1/4 de xícara de parmesão ralado
  • Sal, pimenta e orégano à gosto
  1. Amasse a ricota com um garfo, misture com as gemas, tempere com sal, pimenta e orégano
  2. Misture a farinha de trigo com o parmesão e incorpore à ricota até conseguir modelar (pode precisar de um pouco mais de farinha)
  3. Em uma superfície enfarinhada, faça "minhocas" com a massa e corte-as (divida a massa em 4 partes iguais para ficar mais fácil de trabalhar, já que é uma massa bastante úmida), umedecendo as mãos para não grudar
  4. Leve para cozinhar em água fervente, retirando-os assim que subirem à superfície
O ideal é retirar o nhoque da fervura e já colocá-lo em outra panela com o molho, para que ele não grude/desmanche, ou então servir o prato assim mais arrumadinho, como na foto. O molho que usei foi esse aqui, feito com 4 tomates e 1/2 cebola, 1 dente de alho e 1 cenoura pequena ralada. Temperinhos de sempre (sal, pimenta) e parmesão ralado por cima.

Sabe o que é mais impressionante nessa receita? Ela é deliciosa e light, sem cara de comida light. Sem aquela sensação de que você está abrindo mão de algum sabor em nome da saúde, sem forçar a barra, sabe? Comida de verdade, é isso. É boa e pronto.


3 comentários:

  1. Ficou lindo! Esse molho de tomate realmente realçou bastante. Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Ju, certamente farei esta receita!!! Amo nhoque!!! Levinho então...tô dentro!!! Beijocas, Erika/SP

    ResponderExcluir
  3. Ficou um prato maravilhoso. Adoro nhoque faço com frequencia.Vou sugerir: em vez da farinha integral coloca uma farinha especial que não contem glutém fica bom e quem é celiaco tb pode comer.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails