28 de dez de 2011

Labna - queijo de iogurte


























Sempre que vejo receitas como essa, penso a mesma coisa: comer bem, aliando saúde e sabor é possível sim! A gente que tem que pesquisar um pouco e colocar a cachola pra funcionar, tentar quebrar essa mania de achar que tudo que é bom é ilegal-imoral-ou-engorda. 

Há muito tempo eu vi essa receita, mas por algum motivo ela se perdeu na minha memória. Dia desses, conversando com Cami sobre iogurte e num sei que lá, lembrei dela. Coincidência ou destino, na mesma semana tive que viajar inesperadamente e tinha 1 litro de iogurte caseiro na geladeira. Resultado: foi a ocasião perfeita para tentar fazer o Labna, que precisa de 5 dias pra ficar pronto. Mas são cinco dias que valem muito a pena, viu...

Como eu usei 1 litro, e quase ninguém tem tudo isso dando sopa na geladeira (aqui em casa tinha porque fiz iogurte caseiro), vou usar as proporções do blog da Patrícia, que fica mais fácil de entender (se bem que não tem nada de complicado, mas né, não custa):
  • 2 potinhos de iogurte natural (usei integral)
  • 1 colher de chá de sal
  • Temperinhos que você gostar (pode ser manjericão, alecrim, pimenta em grãos, ou tudo isso junto! Eu usei apenas orégano seco mesmo)
  • Azeite - bastante
  1. Misture o iogurte com sal. Forre uma peneira média com um pano de prato, apóie sobre uma jarra e despeje o iogurte salgado
  2. Cubra e leve para a geladeira, deixe lá por cinco dias
  3. Após esse período, você encontrará uma espécie de ricota molinha sobre o pano de prato, já que o soro desceu. Então é hora de modelar bolinhas (com um boleador ou duas colherzinhas de café), no meu caso, modelei com as mãos mesmo, como brigadeiro =)
  4. Despeje em um vidro esterilizado e cubra com o azeite e as ervas que você escolheu
Posso falar? Achei chic. E pra arrasar ainda mais na chiquesa, arremate com uma fatiazinha de gravlax <3


Se dentre as suas promessas de ano novo apareceu alguma vez a palavra "dieta", espero que esta receita dê um empurrãozinho para sua meta se tornar realidade.


14 comentários:

  1. Janaina Francine28/12/11 08:20

    PQP!!!!! (Perdoe-me o arroubo!) Sou queijólatra e isso me parece o supra sumo dos queijos. Acredita que já pus o meu na geladeira? Daqui a cinco dias te conto. Como se houvesse o que duvidar!!! Obrigada mesmo, pelas sempre práticas receitinhas.

    ResponderExcluir
  2. E bota chique nisto, adorei, vou fazer com certeza.
    Desejo Feliz 2012, que ele chegue trazendo muito esperança.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ameiiii!
    Deu agua na boca =P

    Pena que sou alérgica á leite =(

    Querida,
    Você podia publicar algumas receitinhas sem lactose, principalmente doces.

    Se tiver alguma aii pode me mandar por email:
    nathalie.predial@hotmail.com


    Beijos!
    Otimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Juliana achei muita ryqueza essa receita,viu? Você está muito fina ;)
    Beijo,Rafaela!

    ResponderExcluir
  5. izabella medeiros28/12/11 11:48

    é, ju, você tem razão, esse queijo é simplesmente DIVINOOO!

    feliz ano novo pra você :)

    ResponderExcluir
  6. Querida.já pus minha labna na geladeira,para mim foi uma novidade nunca tinha ouvido falar deste modo de usar o iogurte, parabens e muito origada conheci o blog este ano via geléia de morango no yahoo, e virei fã! Acho seu trabalho muito autêntico e verdadeiro realmente o pitadinha toca o meu coração e me inspirou a voltar a cozimhar mais em 2011, algo tão essencial para as nossas almas. Muita paz para vc e toda a sua família q agora é todo o Brasil e outos cantos do mundo. Feliz 2012.BiaDidya.

    ResponderExcluir
  7. Jana, também sou queijólatra, então há grandes indícios de concordarmos sobre o Labna hehehe, me conta hein!

    Fê, feliz ano novoooo!

    Nathalie, que pena mesmo... Sempre que eu posso, tento publicar receitas sem lactose, mas realmente faz tempo que não rola nenhuma por aqui =(

    Rafa, queria ficar fina na cintura também, mas ai, como é difícil viu...

    Bella, né que é bom? Feliz ano novo tambémmmm

    Didya: saiba que vc muito me alegrou com suas palavras, que fofa <3 Eu que agradeço a visita e o carinho, volte sempre sempre sempre viu! Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  8. olá, achei super interessante!!! mas tenho uma dúvida de iniciante na cozinha.. rs!! qual o rendimento?? e dura quanto tempo na geladeira?? sempre me preocupo com isso, pq moro sozinha.. entao!!! obrigada!!! bjoksss

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? O meu labna ficou bem azedinho, isso é normal? Há alguma coisa que corte um pouco a acidez do queijo, pois achei que ficou demais. Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Dá para usar também o filtro de papel para tirar o soro do iogurte. Faço isso quando preciso de uma pasta (basta um dia na geladeira) para fazer um patê de atum, por exemplo.
    Vou tentar o labna, parece interessante.
    Rui.

    ResponderExcluir
  11. Dá pra substituir por leite sem lactose, e o iogurte também? Será que funciona?

    ResponderExcluir
  12. O que nao falta na minha geladeira eh "yogurt peneirado". Gostei da sua ideia de deixar 5 dias, ficou bem consistente! O meu eu deixo soh 1 noite no coador de cafe com papel na geladeira e faco sem sal.
    Uso ele pra varias coisas... Misturo ervas finas e sal e uso no lugar da margarina td dia. Misturo com adocante, baunilha e vira yogurt grego, se colocar no freezer vira sorvete. E tb nas receitas q vai cream cheese eu substituo heheh
    Fica a dica bjsss

    ResponderExcluir
  13. Não precisa deixar na geladeira 5 dias !!! Eh mais fácil ferver em banho Maria o iogurte com sal durante 30 minutos!!! Ele vai talhar e eh só colocar em um pano limpo dentro da peneira e deixar escorrer!! Fica pronto rapidinho.

    ResponderExcluir
  14. Fiz essa.receita e amei! Será que Da pra tentar com o iogurte caseiro sem sabor?

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails