12 de dez de 2011

Gravlax



Salmão é salmão, né gente. Tudo com ele fica bom, e ele fica bom de todo jeito.
Mas eu prefiro o sabor dele cru. Não curto muito grelhado, assado e etc. Acho que perde a delicadeza, sabe?
Porém, eu já tinha visto algumas vezes por aí a receita de gravlax e fiquei curiosa pelo fato do preparo ser tão simples e ser um intermediário entre o salmão cru e o cozido/assado. Parece até o defumado, só que bem melhor.





















Então tudo o que você vai precisar é de:

  • 1 peça de salmão de 1kg aproximadamente e com pele (comprei congelado, descongelei conforme as instruções da embalagem)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de sal
  • Endro (eu só tinha o seco)
  • 2 colheres de sopa de conhaque
  • Pimenta do reino
  1. Misture o açúcar com o sal
  2. Abra um pedaço de papel filme em uma bancada do dobro do tamanho do seu salmão e forre com metade da mistura de açúcar e sal
  3. Coloque o salmão sobre a mistura
  4. Verifique com a ponta dos dedos se há alguma espinha na peça e retire com ajuda de uma pinça (na minha não tinha)
  5. Espalhe sobre a superfície do salmão o conhaque
  6. Tempere com pimenta e endro e em seguida cubra com o restante da mistura de açúcar e sal
  7. Enrole o peixe com o papel filme - é importante que ele fique todo bem coberto (eu dei várias voltas até ficar bem apertadinho)
  8. Guarde o seu peixe por três dias na geladeira com um peso em cima (eu usei um refratário) e depois desse tempo, retire o papel e limpe a superfície
  9. Para servir o gravlax, corte fatias muito finas (as minhas ficaram grossas ainda, sorry) e sirva acompanhado de torradinhas
Importante: Na hora de levar seu gravlax para a geladeira, é necessário fazer furinhos na parte de baixo do papel filme (a parte da pele) e colocá-lo em uma assadeira forrada com papel toalha, que precisará ser trocado de 6 em 6 horas. Como eu não quis ter esse trabalho, coloquei o peixe sobre uma grade, e esta sobre uma assadeira, então nem precisei ficar trocando.


É claro que existem receitas mais puristas de gravlax, que é de origem nórdica, mas eu fiz a receita mais simples que encontrei e posso dizer que é simplesmente PERFEITO. E apesar da sugestão de servir acompanhado de torradas, eu usei no couscous marroquino, em saladas, como recheio de sanduíche, e adorei em tudo. Durou uma semana na geladeira, lindo.



Outro detalhe importante: Eu gastei nessa peça de 900g, uns R$ 20,00. O preço que pagaria em duas bandeijinhas de salmão defumado, que rendem míseras 200g.

Então aqui faço minha primeira promessa para 2012: comprar salmão defumado? No more!

15 comentários:

  1. janaina francine12/12/11 09:45

    Ju,
    Posso usar aquele salmão que compro congelado? É o único que tenho acesso por cá. E qual você usou? Ah, só uma informação extra a quem interessar possa: em Caruaru achei a sêmola de trigo para o couscous marroquino no RM Distribuidora, por trás do Campo do Central (quem é daqui vai saber. Beijos

    ResponderExcluir
  2. OI, Jana, foi congelado mesmo =) Que legal que achou a sêmola de trigo! Aqui eu compro na RM também! Bjuuu

    ResponderExcluir
  3. Nossa que delícia...sou fã de salmão, faço e como de todo tipo! Adorei a idéia...vou copiar!
    Bjs e boas energias na semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. que delicia..vou tentar fazer..eu amei..bjus

    ResponderExcluir
  5. muhteşem görünüyor. lezzeti de çok güzeldir.

    ResponderExcluir
  6. Ju, depois que desembrulhar para usar, tem que usa todo ou é só voltar a peça para o plástico e deixar ele ainda guardadinho na mistura? ou fatio ele todo e guardo em potes?

    ResponderExcluir
  7. Camomila, vc vai amar, eu tenho certeza =)

    Iliane, pode fazer que dá certo =)

    Mutfak: teşekkür ederim =)

    Alice, depois que desembrulhar, vc retira o excesso de tempero, fatia o mais fino que puder (desprezando a pele) e guarda em um potinho na geladeira. Aqui comemos por dias, durou uma semana do mesmo jeitinho, sabor e textura =)

    ResponderExcluir
  8. Philippe Magno13/12/11 17:26

    IMORAL!
    Ficou com uma cara maravilhosa, imagine o sabor!!!

    Parabéns =D

    ResponderExcluir
  9. Ixe! Num gosto de peixe cru. Ainda mais salmão que tem o cheiro forte!

    ResponderExcluir
  10. izabella medeiros15/12/11 12:21

    juuuuuuuuuuuuuuuuuuu, terça-feira, um dia depois deste post, comi um sanduíche de salmão gravlax MARAVILHOSOOO, lá no bio salute, e só lembrei de você, claro :p

    um beijo grande, querida!
    bella

    ResponderExcluir
  11. Bem, eu não tinha conhaque, tentei com vodca, vamo ver se fica bom mesmo assim... Hehehehehe

    ResponderExcluir
  12. Fiquei até com vontade de fazer e muito mais de comer... mas como deve ser trabalhoso, suja cozinha, deixa cheiro etc etc vou esperar q alguém me convide...prometo levar rosas pra enfeitar a mesa!

    ResponderExcluir
  13. Juliana, você só esqqueceu de dizer que o salmão deve ser colocado com parte da pele para baixo. O peixe também pode ser enrolado com papel alumínio, ao invés de filme - nesse caso, como o alumínio não adere tão bem quanto o filme, os furinhos são dispensáveis. A água encontra caminho e sai de qualquer jeito. O endro pode ser substituído por erva-doce (fresca, de preferência) - fica muito bom também.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia gravlax. Estava procurando alguma receita diferente com salmão e achei essa maravilha. Vou tentar fazer para o fim de semana. Obrigada.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails