Lembram do brownie na latinha que fez o maior sucesso?
Resolvi testar outra receita, dessa vez salgada, utilizando como fôrminha nossa velha e boa latinha de atum.
Aqui vai uma excelente ideia de entrada, ou uma refeição cheia de charme pra você preparar pra você mesma(o) ou fazer vááários e dispor em uma mesa bem bonita de uma festeenha na sua casa =)
A receita é simples, basta você comprar massa folheada pronta e o resto é só alegria:
- Um rolo de massa folheada (corte um pedaço suficiente para cobrir os fundos e laterais da latinha, sobrando uma pontinha para dobrar pra fora)
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de creme de leite
- O recheio de sua preferência
- Parmesão para polvilhar
- Sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto
- Forre a latinha com papel manteiga e por cima do papel manteiga forre os fundos e as laterais tendo o cuidado de dobrar a sobra para fora e apertar levemente (para que a massa não desça para dentro da latinha enquanto assa)
- Faça furos com um garfo no fundo da massa
- Bata o ovo em um recipiente, utilize um pouco do ovo batido para pincelar na borda da massa e leve ao forno pré-aquecido a 180º até dourar levemente (não deixe dourar muito)
- Enquanto assa, bata os ovos com o creme de leite e tempere com sal, pimenta e noz-moscada á gosto
- Separe o recheio (eu usei presunto de peru e salsa crespa picada)
- Retire a massa pré-assada do forno, coloque os ingredientes do recheio, cubra com a massa de ovos e polvilhe parmesão ralado, volte para o forno
- Retire quando as bordas estiverem bem douradas e o centro estiver firme
Então aproveita, compra a massa e testa no seu fim de semana, que eu desejo que seja ótimo!
Bjus!
Juliana, que ideia ótima! É daquelas que te fazem pensar: como ninguém pensou nisso antes? rs Adorei e vou colocar em prática por aqui! beijos
ResponderExcluirFicou lindo!!!! Fica parecendo que deu o maior trabalho pra ficar pronto. Parabéns pela criatividade.
ResponderExcluirPatrícia
Ficou lindo ! Deve ter ficado delicioso. Adoro quando as bordinhas dessa massa ficam mais escurinhas.
ResponderExcluirSucesso e até mais !
Que bonitinho que ficou vou fazer sem dúvida....bjokitass
ResponderExcluirSeria bom a autora pesquisar um pouco sobre o aquecimento dos recipientes. Assim como num amassado, o aquecimento das latas pode liberar estanho, alumínio, cromo ou ferro e pode gerar contaminação química e intoxicação. Além dessas substâncias serem fortes agentes causadores de câncer.
ResponderExcluirCulinária também é ciência e a ciência não pode ser ignorada.
Abraço
Menina que idéia genial,adorei,simples e prática
ResponderExcluirCheiro!!
Huuummm!!!!!!!!!!! Vou testar esse fim de semana!
ResponderExcluirReforço a observação do comentário do outro anônimo. Embalagens de conservas contêm vernizes e componentes que foram colocados lá para uso bas condições normais de armazenamento. Aquecer ou cozinhar comida numa lata, apenas se a lata foi feita tanto para armazenar como para cozinhar comida. Fira desse contexto, é um grande risco à saúde.
ResponderExcluirDe qualquer forma, a receita pareceu apetitosa. Vou tentar numa forma adequada :-)
Bruna, Marci, Patrícia, Belinha e Marie: que bom que gostaram da ideia!
ResponderExcluirQuerido anônimo (ou seria anônima?) É uma pena que eu não saiba seu nome para agradecer pela gentil informação. Aliás, não entendi o porquê do seu anonimato, mas de qualquer forma, obrigada.
Cara Juliana,
ResponderExcluirAdoro seu site, já copiei váárias receitas (ainda não tive oportunidade de testá-las, mas o farei mais breve possível). Sobre essa receita, tenho uma dúvida: a massa folheada contém leite? Tenho IL leve, algumas coisas não posso comer... fora que devido à minha falta de desenvoltura na cozinha, não sei se esse tipo de passa geralmente leva leite. Abraços!!
Juliana, só conheci seu blog há poucos dias e fiquei encantada com forma a qual você escreve. Um blog gostoso de ler e que da vontade de fazer praticamente tudo! Parabéns! Edneuma
ResponderExcluir