21 de out de 2011

Camarão na moranga


























Sabe aquela história de fazer uma lista das sei-lá-quantas coisas que você tem que fazer antes de morrer? Eu acho que tenho uma (só mentalmente, mas tenho) de receitas que eu tenho que preparar antes de morrer. É uma longa história, mas eu tenho umas nóias de achar que só sou uma cozinheira de verdade se aprender a fazer determinadas coisas, como por exemplo, se souber assar um frango inteiro, preparar lagosta, ou confeitar um bolo. 

Esse negócio de você pegar uma coisa que acha que é complicada e ir desvendando aos poucos, perdendo o medo e, finalmente superar, é um processo tão gostoso que eu recomendo pra todo mundo. Mas enfim, uma dessas coisas que eu tinha que fazer antes de morrer era flambar. Por medo de tacar fogo na cozinha, queimar meu cabelo, de não ficar gostoso, enfim... Eu tinha a maior vontade de flambar qualquer coisa e ainda não tinha realizado esse sonho.

Eu também tinha a maior vontade de preparar camarões na moranga, então risquei dois itens da "lista" de uma vez só. E sabe que nem foi tão difícil quanto parecia? Então fica a sugestão pro almoço do fim de semana, nham!
  • 500g de camarões descascados, sem rabo e sem cabeça
  • 2 xícaras de leite
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de manteiga (mais manteiga para refogar)
  • 1/2 cebola picada 
  • 2 colheres de extrato de tomate
  • Suco de dois limões
  • Sal e pimenta à gosto
  • 1/2 xícara de cachaça
  • 1 abóbora/jerimum tipo moranga pequena (a minha tinha aproximadamente 2 palmos de diâmetro)
  1. Corte uma tampinha na abóbora e retire com uma colher as sementes e aquelas fibras que envolvem as sementes
  2. Envolva a abóbora em papel alumínio e coloque sobre uma assadeira, com o orifício virado para baixo e asse em forno a 180º até que ela fique macia
  3. Tempere os camarões com sal, pimenta e limão, deixe marinar uns 20 minutos
  4. Aqueça um pouco de manteiga em uma frigideira, refogue a cebola e junte os camarões e o extrato de tomate
  5. Quando os camarões cozinharem (ficarão rosados), acrescente a cachaça e posicione a frigideira levemente inclinada perto da boca do fogão - o fogo vai entrar e nessa hora você deve mexer vigorosamente a frigideira em movimentos de vai e vem para que a cachaça se distribua por igual
  6. Verifique sal e pimenta e reserve
  7. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola, acrescentando em seguida a farinha e misture bem (vai virar uma pasta que solta do fundo da panela)
  8. Acrescente o leite de uma vez só e misture com um fouet para que não se formem gruminhos, até que vire um creme espesso
  9. Acrescente os camarões reservados, acerte sal e pimenta
  10. Coloque esse creme dentro da abóbora e leve ao forno por 30 minutos antes de servir (a abóbora cozinha bastante por dentro e se mistura com o creme, fica uma coisa de loucooo)
Aqui em casa eu servi como acompanhamento só um arroz e saladinha. E se você ficou com medo desse negócio de flambar, pode pular essa parte, vai ficar uma delícia também =) Mas... Se você resolveu se arriscar, clica aqui que dá pra ter uma noção melhor do que eu tentei explicar.


3 comentários:

  1. Ai que delícia! Há muito tempo comi isso e achava que era dificílimo de fazer! Já até comprei os camarões pra seguir sua receita!

    ResponderExcluir
  2. facil acrecenta uns pedacinho de queijo prato antes servir uns 3 minitos ''vira puxa'' fica lindo e saboroso tds vão te elogiar...boa receita...chef ´claytom pontes softel guaruja.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails