23 de set de 2011

Feito em casa







































































Eu curto muito fazer hambúrguer, por aqui pelo blog já teve de kani, de couve-flor, de frango, de ricota... Mas depois de ver uns hambúrguers que o Leandro e a Maria fizeram, me deu siricotico de fazer hambúrguer na churrasqueira. Aproveitei que tinha um temperinho novo em casa e incrementei meu hambúrguer com chimichurri, que é um tempero argentino especial pra carnes, mas que serve pra temperar mil e uma coisas.

Como muitas pessoas me perguntaram, aviso logo que aqui em Recife eu comprei esse temperinho num empório na Rua da Praia, chamado "Pura Vida" (não lembro o preço, mas lembro que foi bem barato). Comprei desidratado e para prepará-lo é só colocar uma parte dele, uma de óleo de canola ou girassol, uma de vinagre de vinho branco ou maçã, e outra parte de azeite. Misturar bem em um vidro esterilizado e deixar na geladeira. Dizem as boas línguas que no feijão fica maravilhoso, ainda não testei, mas testararei com certeza.

Como meu objetivo era fazer hambúrguers gigantes, usei 500g de carne pra fazer 4 hambúrguers. Mas você pode fazer menor e aí rende uns seis, quiçá uns oito. O fato é que na churrasqueira o hambúrguer fica bem mais gostoso, já que fica uma casquinha crocante por fora e úmido por dentro, além é claro, do fato de não precisar usar gordura nenhuma no seu preparo. Mas se não rolar churrasqueira, vai na grelha ou frigideira, vai ficar uma delícia também. Até por que eu joguei um queijo lindo pra derreter em cima que tirou qualquer possibilidade do meu sanduba ser light, hehehe. Mesmo assim pedi pra Cris calcular os valores nutricionais, assim a gente enfia o pé a jaca consciente, né.


Hambúrguer caseiro
  • 500g de patinho moído 
  • 2 colheres de sopa de chimichurri 
  • Sal à gosto
  • 1 fatia de pão de forma integral esfarelada
  1. Misture todos os ingredientes
  2. Modele os hambúrgueres e asse na churrasqueira ou grelha

    Valor energético total: 272,8 Kcal
    Carboidrato: 3,3g
    Proteína: 36,9g
    Gorduras totais: 11,4g
    Gordura saturada: 3,4g
    Gordura trans: 0
    Colesterol: 101,4g
    Gordura poliinsaturada: 0,6g
    Gordura monoinsaturada: 5,4g
    Cálcio: 6,3mg
    Ferro: 3,7mg
    Sódio: 81,3mg
    Fibra:0g

8 comentários:

  1. uso mt chimichurri no frango pra assar, fica tãããão bom, experimenta.

    ResponderExcluir
  2. Hummmm,fiquei curiosa quanto ao tempero,deve ter ficado muito bom,será que fica legal no hamburguer de soja?
    Cheiro!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro chimichurri, sou gaúcha mas moro aqui.Trago de Porto Alegre ou de S.Paulo, não sabia que aqui tinha...Experimenta carne de porco assadinha e uma camada dele em cima, depois de pronto, hum...

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que eu gosto de misturar na carne pra fazer hambúrguer caseiro ?? Uma boa colherada de mostarda dijon !!! Claro, eu gosto de mostarda né, mas nem fica tão forte assim ... mas dá pra sentir fácil o sabor. Picar uma dedo de moça e misturar na carne também é 10 !!!

    Na verdade a mágica do hamburguer caseiro, na minha opinião, é que não tem regra. Você coloca o que der na telha e, a não ser que você tenha um gosto MUITO ruim, ele vai sempre ficar delicioso !!! hehehehehe

    ResponderExcluir
  5. Amei fazer parte deste post tão saboroso! E você ainda me deu a boa idéia do chimichurri que tenho aqui e que minha mãe ama.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  6. Hmmm... eu ADORO hamburguer e outro dia queria fazer, mas não tinha a carne (pronta) e não sabia como fazer com a carne moída... agora já sei!!!!
    Valeu mesmo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. lombrigas lombrigas LOMBRIGAS!

    comprei chimichurri junto com outros pacotinhos de ervas (sou uma consumista louca por temperos, sem nem saber pra que eles servem, olha só) e ele ficou lá, esquecido. daí que eu fui pro uruguai, onde esse tempero vem junto com a carne, mas de um outro jeito que do pacotinho (agora entendi que é pq ele foi hidratado) e é ótimo, né? enlouqueci e coloquei no arroz, na batata, no pão...
    aqui em sp tem com algumas variações, nem sei se os argentinos concordam com isso, mas a gente acha com e sem pimenta, com ou sem pimentão...

    ResponderExcluir
  8. Delícia de hambúrguer. A gente faz com creme de cebola em pó...fica muito bom !

    Sucesso e até mais !

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails