Arroz sobrando geralmente tem um destino certo: virar bolinho.
Dia desses eu tinha uma boa quantidade de arroz já pronto e como ia viajar vi que não ia dar tempo de consumir tudo. E de bolinho, o arroz sobrante foi promovido a torta.
Já que a massa ia na linha do reaproveitamento saudável, peguei o embalo e fiz o recheio de proteína de soja, mas claro que isso é totalmente opcional, você recheia do que quiser. Só digo uma coisa: eu AMEI essa torta, o marido também, então tem tudo pra virar "prato da casa". E ainda tem uma ótima notícia: pra quem tem restrição a receitas com glúten, tá liberada!
Torta de arroz integral (rende 6 porções)
Recheio:
- 2 xícaras de proteína de soja miúda
- Alho e cebola à gosto
- 1/2 xícara de extrato de tomate
- Sal e pimenta do reino à gosto
- Azeite para refogar
Coloque a proteína de soja de molho em água quente por 30 minutos. Escorra e esprema para retirar todo o líquido. Refoque o alho e a cebola no azeite, junte a proteína de soja e o extrato de tomate, deixe cozinhando em fogo baixo por 20 minutos.
Para a massa: bata no liquidificador: 4 xícaras de arroz integral + 1 xícara de iogurte natural + 4 ovos + sal e noz moscada à gosto (se preferir acrescente 1/4 de cebola para dar um sabor especial à massa).
Monte a torta: em uma assadeira média untada e enfarinhada (com fubá, para quem não pode consumir glúten) coloque metade da massa, distribua o recheio e cubra com or estante da massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º até estar firme no centro.
Dica da Cris: "Fonte de fibras, alivia sintomas da menopausa e TPM. Uma observação: quando for comprar em supermercado, olhar a procedência da soja. A soja é um dos alimentos que mais carrega agrotóxicos!!!! E temos que colocar na cabeça da população que agrotóxico é veneno e MATA! No Paraná há uma lei que regulamenta a produção de soja. Então já é uma dica! Ler rótulo (isso sempre tem que virar hábito!! Consumo consciente!) se a procedência da soja é do Paraná."
Valores nutricionais por porção:
Valor energético total: 211Kcal
Carboidrato: 22g
Proteína: 17g
Gorduras totais: 6g
Gordura saturada: 1g
Gordura trans: 0
Colesterol: 113g
Gordura poliinsaturada: 1g
Gordura monoinsaturada: 2g
Cálcio: 18mg
Ferro: 1mg
Sódio: 205mg
Fibra:1g
Hummm uma excelente sugestão para figirmos do tradicional bolinho com o arroz que acaba sobrando na geladeira sempre... É sempre bom ter mais opções.
ResponderExcluirValeu pela dica!
Falou Tchau!
www.faloutchau.com.br
Olá,
ResponderExcluirAcompanho sempre o blog e até me arrisco em alguma receitinhas, mas sou bem beginner na cozinha.
Adorei essa receita (ainda mais por ser vegetariana e super fácil!), mas fiquei com uma dúvida.
O arroz vai cru mesmo?
beijos e parabens pelas ótimas receitinhas!
Flavinha
Ameiiii!!! Muito bom poder dar outro fim ao arroz q sobrou. E essa torta parece divina!!! Bjus! :)
ResponderExcluirComo geralmente tenho mais tempo para cozinhar no fim de semana, essa receita já está na minha lista pro próximo fds :) e o melhor dela: gluten free \o/ =) obrigada Ju =*
ResponderExcluirSou ovolacto amei a receita,com certeza vou fazer
ResponderExcluirCheiro!!
Meninas, que bom que gostaram! Flavinha: é o arroz cozido já, o ideal é ir juntando restinhos, pode até congelar, aí quando tiver uma quantidade boa, vc faz a torta =)
ResponderExcluirGente... É muito light! AMEI!
ResponderExcluirObrigada, Ju!
ResponderExcluirComo disse, sou beginner =D
bjao
Adorei! É p já!
ResponderExcluirJuliana
fala a verdade: esse recheio aí tem outra graça, um segredo, uma bossa qualquer, não tem? pq, GENTE, TÁ BONITO DEMAIS, nem parece soja!
ResponderExcluiruma duvida: rola a mesma receita mas com arroz branco?
Oieee...
ResponderExcluirfiz essa receita hj. Tinha um arroz integral dando sopa, com milho verde!! Nossa, ficou uma delícia!! O arroz fica mais trituradinho, a galera aqui de casa adorou!!!
Estou amando a nova fase do blog..
Beioss
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir