24/08/2011

Torta de arroz integral


























Arroz sobrando geralmente tem um destino certo: virar bolinho.
Dia desses eu tinha uma boa quantidade de arroz já pronto e como ia viajar vi que não ia dar tempo de consumir tudo. E de bolinho, o arroz sobrante foi promovido a torta.
Já que a massa ia na linha do reaproveitamento saudável, peguei o embalo e fiz o recheio de proteína de soja, mas claro que isso é totalmente opcional, você recheia do que quiser. Só digo uma coisa: eu AMEI essa torta, o marido também, então tem tudo pra virar "prato da casa". E ainda tem uma ótima notícia: pra quem tem restrição a receitas com glúten, tá liberada!


Torta de arroz integral (rende 6 porções)

Recheio:

  • 2 xícaras de proteína de soja miúda
  • Alho e cebola à gosto
  • 1/2 xícara de extrato de tomate
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • Azeite para refogar

Coloque a proteína de soja de molho em água quente por 30 minutos. Escorra e esprema para retirar todo o líquido. Refoque o alho e a cebola no azeite, junte a proteína de soja e o extrato de tomate, deixe cozinhando em fogo baixo por 20 minutos.

Para a massa: bata no liquidificador: 4 xícaras de arroz integral + 1 xícara de iogurte natural + 4 ovos + sal e noz moscada à gosto (se preferir acrescente 1/4 de cebola para dar um sabor especial à massa).

Monte a torta: em uma assadeira média untada e enfarinhada (com fubá, para quem não pode consumir glúten) coloque metade da massa, distribua o recheio e cubra com or estante da massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º até estar firme no centro.

























Dica da Cris: "Fonte de fibras, alivia sintomas da menopausa e TPM. Uma observação: quando for comprar em supermercado, olhar a procedência da soja. A soja é um dos alimentos que mais carrega agrotóxicos!!!! E temos que colocar na cabeça da população que agrotóxico é veneno e MATA! No Paraná há uma lei que regulamenta a produção de soja. Então já é uma dica! Ler rótulo (isso sempre tem que virar hábito!! Consumo consciente!) se a procedência da soja é do Paraná." 


Valores nutricionais por porção:

Valor energético total: 211Kcal
Carboidrato: 22g
Proteína: 17g
Gorduras totais: 6g
Gordura saturada: 1g
Gordura trans: 0
Colesterol: 113g
Gordura poliinsaturada: 1g
Gordura monoinsaturada: 2g
Cálcio: 18mg
Ferro: 1mg
Sódio: 205mg
Fibra:1g

12 comentários:

  1. Hummm uma excelente sugestão para figirmos do tradicional bolinho com o arroz que acaba sobrando na geladeira sempre... É sempre bom ter mais opções.
    Valeu pela dica!
    Falou Tchau!
    www.faloutchau.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acompanho sempre o blog e até me arrisco em alguma receitinhas, mas sou bem beginner na cozinha.
    Adorei essa receita (ainda mais por ser vegetariana e super fácil!), mas fiquei com uma dúvida.
    O arroz vai cru mesmo?

    beijos e parabens pelas ótimas receitinhas!
    Flavinha

    ResponderExcluir
  3. Ameiiii!!! Muito bom poder dar outro fim ao arroz q sobrou. E essa torta parece divina!!! Bjus! :)

    ResponderExcluir
  4. Como geralmente tenho mais tempo para cozinhar no fim de semana, essa receita já está na minha lista pro próximo fds :) e o melhor dela: gluten free \o/ =) obrigada Ju =*

    ResponderExcluir
  5. Sou ovolacto amei a receita,com certeza vou fazer
    Cheiro!!

    ResponderExcluir
  6. Meninas, que bom que gostaram! Flavinha: é o arroz cozido já, o ideal é ir juntando restinhos, pode até congelar, aí quando tiver uma quantidade boa, vc faz a torta =)

    ResponderExcluir
  7. Gente... É muito light! AMEI!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Ju!
    Como disse, sou beginner =D
    bjao

    ResponderExcluir
  9. fala a verdade: esse recheio aí tem outra graça, um segredo, uma bossa qualquer, não tem? pq, GENTE, TÁ BONITO DEMAIS, nem parece soja!
    uma duvida: rola a mesma receita mas com arroz branco?

    ResponderExcluir
  10. Oieee...
    fiz essa receita hj. Tinha um arroz integral dando sopa, com milho verde!! Nossa, ficou uma delícia!! O arroz fica mais trituradinho, a galera aqui de casa adorou!!!
    Estou amando a nova fase do blog..
    Beioss

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Gente, eu realmente gostaria de responder os comentários prontamente, mas na correria não tenho conseguido. Quando houver dúvida sobre as receitas, favor mandar por email (contato@pitadinha.com) ou na fan page (www.facebook.com/pitadinha) que lá eu respondo mais rápido! Obrigada pela compreensão!

Related Posts with Thumbnails