03/08/2011

Tapioca sem mistério



















Pra ver como a gente se engana com as coisas né? Fazer tapioca é uma coisa que aprendi há tantos anos que fiquei de boca aberta quando minha sogra contou que não sabia. E de repente tive a ideia de postar aqui, pois devia ter mais gente interessada em aprender. Perguntei no twitter o que o povo achava e a geral só confirmou minha suspeita. Então, vamos a ela!

Mas gente, eu não teria como esgotar as possibilidades de recheio de tapioca, são infinitas e cada um tem direito de rechear a sua como bem quiser. Então vou focar no processo, ok? O resto eu deixo com vocês. E no final do post ainda tem uma dica diferente...

Começando pelo começo, quando você comprar a goma de tapioca na feira/mercado, ela vem assim:


























Então você vai peneirar a goma apertando com as mãos contra a tela da peneira, pra ela ficar soltinha, coloque uma pitada de sal e misture.



















































Então você vai levar uma frigideira (de preferência antiaderente) ao fogo médio, deixar aquecer um pouco e começar:























  1. Em colheradas, vá distribuindo a goma até cobrir todo o fundo da frigideira
  2. Após alguns segundos ela vai começar a soltar do fundo, então aproveite para nivelar os grãozinhos que ficam ainda soltos
  3. Com uma espátula, vire a tapioca
  4. Com as costas de uma colher (outra colher tá) passe manteiga pra já ir derretendo e deixando a tapioca bem molhadinha. À essa altura a tapioca está pronta, reserve em um prato coberto (para não esfriar) e repita o processo até acabar a goma
Importante: assim que a tapioca soltar da frigideira, vire. O segredo pra ela ficar bem macia é não tostar muito.


Aqui em PE a tapioca tradicional leva coco, mas aqui em casa nem eu nem o marido fazemos questão, preferimos ela sem nada e depois recheamos com o que der vontade: queijo coalho, banana na manteiga, queijo com presunto, etc. Sobre o preparo com coco, eu deixo pra alguma expert de vocês explicar pra gente lá nos comentários, combinado?

Agora dá uma olhada nessa ideia de servir a tapioca em um formato diferente, na versão mini, ó que coisa fofa:


























Aí o truque é usar como medida uma colher de sobremesa (aquela menor que a de sopa), pra ficar num tamanho bom de comer de uma vez só. Coloquei sal mas nada de manteiga, no lugar dela, uma geleinha delícia de maracujá com hortelã, e pra arrematar, uma folhinha de hortelã.


























Aliás a geléia é uma delícia, da Passion Fruit. Recebi umas amostrinhas pra provar e recomendo muito! Mas se você não encontrar, pode usar a geléia que você mais gostar.

Dica: a goma pode ser congelada e descongelada sem comprometer sabor nem textura.
Então coloca logo na lista da feira que agora todo dia vai ser dia de café da manhã com tapioca =)

Update: A Lini super ninja ensinou como fazer goma de tapioca, pra quem não consegue achar a danadinha na sua cidade: É muito fácil, vc deixa o polvilho doce de molho em bastante água aproximadamente 12 horas (de um dia pro outro), aí escorre a água que sobrar, dá uma secadinha com um pano por cima e fica igual goma de tapioca que vende na feira. Passa na peneira e adiciona sal. =) fica a dica pra galera! 


Valeu, Lini!!!

61 comentários:

  1. Amo tapioca....
    Vou experimentar assim com geléia....
    Aqui em casa também vai só na manteiga....
    Um beijo
    Telma Linhares

    ResponderExcluir
  2. Amei o post... Adoro tapioca, desde pequena na casa dos meus pais ela estava presente nos domingos... Owwww saudade... Aqui em casa sempre faço e pra mim a combinação perfeita é tapioca manteiga com recheio de ovo mexido!!!! Bjossssss!!!!!

    ResponderExcluir
  3. aqui em casa eu soua a rainha das tapiocas kkkkkk e quase nunca comemos com côco. Eu particularmente nem gosto qd recheiam ela, prefiro o queijo coalho assado à parte e a tapioca SÓ com muita manteiga =D e fora isso, tapioca com doce de leite, é uma sobremesa prática e deliciosa (inclusive andei experimentando um doce de leite light ó? tudo de bom!)

    ResponderExcluir
  4. Aqui em minas não encontro para comprar a goma da tapioca... como eu posso fazer???
    beijos!
    www.cozinhando-a-dois.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM POLVILHO DOCE, VAI COLOCANDO AGUA AOS POUCOS E AMASSANDO ATE VER UE A JA ESTA TODA UMIDECIDA AO PONTO DE PEGAR E APERTAR E FICAR UM BOLINHO NA MAO ESPERE DESCANSAR UM POUCO E AI PENERE TUDO, PRONTO VC TEM A GOMA DE TAPIOCA É SO LEVAR A FRIGIDEIRA COMO UMA PANQUECA E RECHEIE AO SEU GOSTO.

      Excluir
    2. De que cidade vc e?

      Excluir
  5. Também sou de Recife, adoro tapioca com muito coco, mas não posso dar dica porque nunca fiz, só compro mesmo, depois dessa postagem acho que vou me arriscar... adoro também com queijo coalho, com coalho e goiabada, com doce de leite, e com carne de sol desfiadinha com queijo que pode ser catupiry...

    ResponderExcluir
  6. Aprendi a fazer goma de tapioca com minha sogra (que é de João Pessoa). É muito fácil, vc deixa o polvilho doce de molho em bastante água aproximadamente 12 horas (de um dia pro outro), aí escorre a água que sobrar, dá uma secadinha com um pano por cima e fica igual goma de tapioca que vende na feira. Passa na peneira e adiciona sal. =) fica a dica pra galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você salvou meu dia! Amo tapioca! Mas aqui na China só encontro o polvilho doce! Então agora vou fazer! Obrigado pela dica!

      Excluir
  7. Outra dica legal é usar a peneira de INOX. Fica muito mais fácil de peneirar. Eu comprei uma especialmente para isso.
    Bjim.

    ResponderExcluir
  8. Amo a tapioca da minha avó,quando morava no interior comia sempre que ela fazia.Na minha casa, gostamos com coco,queijo,manteiga,ou até mesmo 02 sabores juntos.Outro dia fizemos com requeijão e ficou uma delícia. Experimente!!

    ResponderExcluir
  9. Tapioca em casa sempre de queijo... Pena não achar o queijo coalho original aqui por São Paulo... Quem nasceu no Amazonas e viveu em Recife não tem como não gostar de tapioca. Tô salivando aqui. hehe

    ResponderExcluir
  10. Na minha geladeira ñ pode faltar goma,esses dias fiz uma bem fina e como recheio botei nutella,ate minha Vidokinha q ñ curte tapioca,amouuu.

    ResponderExcluir
  11. Uma dica é usar uma frigideira que a curvinha da borda dela (difícil explicar) é quadradinha e não uma arredondada, entende? ai a tapioca fica com a borda certinha! eu uso sem ser anti aderente e nunca viro a tapioca e quase nunca uso recheio. Gosto mesmo é de um fiozinho de azeite... e um cafezinho pra acompanhar. gente e beijú? beijú é bom demais também! bjos e abs!

    ResponderExcluir
  12. Como compro a tapioca no mercado? Sou do Rio e quero tentar fazer, obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Oi Sylvia! Aqui em Recife e em todo norte e nordeste a gente compra um saco, chamado "goma de tapioca". Talvez aí vc só encontre em casas de produtos do norte/nordeste. Mas uma leitora deu a dica de como fazer a goma em casa, utilizando polvilho doce, e outra leitora testou e deu certo! Dá uma olhadinha no final do post =)

    ResponderExcluir
  14. Adoro pq tu coloca o passo a passo!!!

    ResponderExcluir
  15. Julia, nem sempre dá, mas quando posso, sei que facilita ;)

    ResponderExcluir
  16. Não como glutten então faço tapioca quase todo dia, não deixo a goma na geladeira...faço fresquinha, e so por a agua aos poucos e ir mexendo com as mão até ver que ela forma bolotinha quebradiças.
    Adorei o blog! Já me animei com varias receitas =D

    ResponderExcluir
  17. Você salvou meu café da manhã, fiz a farinha e deu certo http://saudealegre.blogspot.com/2011/08/da-farinha-ate-tapioca.html.
    Achei muito fácil e posso comer à vontade sem perigo de contaminação com glutén.Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Amei esse Blog

    ResponderExcluir
  19. Olha, também tem um macete pra quem não quer ficar escravo da massa que vende na feira e que dura tão pouco.

    Compra um pacote de polvilho doce (a que fica melhor é a Granfino. Chinesinho também desce. A Yoki não presta pra isso) e faça vc mesma.
    Olha:
    1/2 kg de polvilho doce
    300ml de água.

    Parece que é muita coisa, mas é EXATAMENTE essa medida e rende umas 12 tapiocas médias.

    Mistura tudo, esfregando a massa com as mãos. Depois passa na peneira e coloca o sal. Uma 3 pitadonas de sal já bastam. Não esqueça de colocar num pote muuuito bem fechado, senão seca a farinha.

    Faço aqui em casa direto! A massa que a gente compra na feira estraga muito rápido, as vezes em 4 dias fica roxa (mofo). Essa feita em casa dura até 2 semanas.

    Se usar a frigideira média da Tramontina (daquele conjunto que vem com 2 - a de ovo e mais uma), vc pode colocar 3 colheres de sopa de farinha que fica na medida!
    Bjs em todos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso deixar na geladeira depois de pronta???? Para a semana? Obrigado!

      Excluir
    2. E como conserva essa farinha, na geladeira? Comprei uma na feira para fazer pela primeira vez e não me avisaram que tinha que refrigerar... acho que azedou :(

      Excluir
  20. Não tem que molhar antes de peneirar? E tipo,pode fazer sem peneirar?

    ResponderExcluir
  21. Aí vai uma dica p/ o recheio com coco, rale um coco médio, quando a tapioca já estiver quase no ponto coloque o coco e o leite condensado de um lado só, feche ela, se preferir salgada coloque o coco e uma fatia de mussarela com uma colhersinha pequena de margarina fica ótimo.

    ResponderExcluir
  22. Seu blog me salvou eu tava morrendo de vontade de comer tapioca e aprendi com vc. ade leite condensado de com cocoe a melhor.

    ResponderExcluir
  23. Nossa gente, tô morrendo de inveja de vocês! Sou de Minas, e aqui a tapioca não é tão comum quanto no nordeste. Eu a conheci em uma viagem que eu fiz e amei!!!Agora tô tentando fazer em casa mas não consigo de jeito nenhum, me ajudem por favor. Comprei a tapioca granulada da Yoki e hidratei, mas não consigo secar pra passar na peneira...afff!!!Tô desistindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa granulada da Yoki não funciona. Depois de tentar várias vezes encontrei um comentário no reclame aqui, onde a Yoki diz que esse granulado é indicado pra pudins e bolos e não para a de frigideira. :(

      Excluir
    2. Também sou de Minas (BH) e comprei a goma de mandioca hidratada no Mercado Central. A marca é "Akio". Deu certinho!

      Excluir
  24. Meninas, aqui em Alagoas nós fazemos a tapioca com coco ralado, queijo e qualquer outro recheio imaginável (de carne de sol a banana). Para que o recheio fique quentinho, a dica é seguir os passos dessa receita acima e depois dobrar a tapioca no meio, formando uma meia lua. A minha preferida é de coco, queijo e goiabada, vale a pena tentar!

    ResponderExcluir
  25. Olá, sou de Natal Rn, tenho o costume de comer e preparar tapioca, mas nao sou profissional nem em sonho. Quero saber o que fazer quando, a massa da tapioca que sobra depois de peneirar e que vai pra geladeira (pois segundo vc falou, pode-se esfriar e aquecer que nao perde a testura), aqui em casa eu tinha guardado pra usar depois, só que ela ficou ressecada. Não da mais liga. ficou como uma farinha na frigideira, chegando a queimar, mas nao deu liga. Essa massa eu posso por navamente na agua e esperar as 12 horas para tentar novamente?

    ResponderExcluir
  26. Vou fazer fazer essa receita, adoro tapioca!!

    ResponderExcluir
  27. Valeu, muito obrigada! Estava tentando descobrir como fazer. Sou carioca com raízes nordestinas e quando penso em comidas tipicamente brasileiras não consigo pensar em nada do RJ. Amo comidinhas nordestinas, mineiras, do norte (Belém). Vou experimentar e depois conto.

    ResponderExcluir
  28. Nossa que estranho voce montar na frigideira. A farinha que eu compro nao vem em bolos, eu penero ela e como ela fica beeeeeeeeeem fininha aí ela cai do jeito certo na frigideira. Como pura ou com manteiga. Gosto quando está fininha.

    ResponderExcluir
  29. comprei a tapioca da yoki nen vem o modo de fazer,deixei de molho de um dia pro outro virou uma goma grudenta como faço pra peneirar.me ajudem sou de minas gerais.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se fala sobre tapioca, eu logo explico que existem duas coisas chamadas tapioca.
      Uma é a da receita desta página, que se faz com a GOMA, que é subproduto da mandioca.
      Outra são os grãos que você adquiriu, usados para várias receitas: bolo, mingau, sorvete, cuscuz, etc...
      Fátima.

      Excluir
  30. Essa tapioca granulada da yoki não é própria para o uso tradicional, na embalagem vem escrito bem embaixo que ela é apropriada para sobremesa do tipo tapioca e vem o modo de preparo portanto quem estiver usando ela pra tentar fazer a tapioca tradicional não ira obter sucesso. Eu venho ha muito tempo tentando fazer a tapioca com polvilho doce e muitas vezes errei agora já estou ficando pratica no ponto certo da goma. Não desistam meninas continuem tentando.

    ResponderExcluir
  31. Eu sempre uso o pouvilho doce da yoki para fazer a tapioca,tenho uma duvida,vcs sabem como eu faço para a tapioca não ficar dura depois de frio,quando esfria fica muito seco e duro alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  32. Que legal adorei a receita sempre como ,mas nunca imaginei como era feita

    ResponderExcluir
  33. Gente, gostaria de saber se tapioca é Paleo?

    ResponderExcluir
  34. Adorei ver a receita aqui, porém ela não me ajuda muito e aqui vai o problema pra vc. Já morei em vários locais e cada um tem uma tapioca diferente. No sudoeste da Bahia eles vende a barra de goma gelada, o negócio mais fácil do mundo, você pega um pedaço peneira e pronto, já pode ir na pra panela. Porém em vários locais você compra a farinha de tapioca, ele parece a farinha de mandioca e se vc só peneirar, vai ter um farinha de tapioca queimada e não essa delícia que vc mostrou aqui. Sei que no caso da farinha temos que molhar um pouco, mas não faço noção da quantidade de água para massa, ai já vi né teste e muitos testes, e só consigo uma tapioca mais seca, mais quebradiça, não aquela maleável que vc postou aqui. Entenda não é uma crítica, pelo contrário e um esclarecimento e pedido a vc que ajude uma pessoa que gosta de tapioca e não consegue ainda fazer direito.
    Parabéns pelo seu espaço. Adotei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Minas. Misture 500g de povilho doce e 300 ml de agua. Vai dissolvendo aos poucos. Passe na peneira, adicione o sal. Quando for usar, peneire novamente na frigideira e so depois ligue o forno. Espere um pouco, adicione o recheio de sua preferencia e quando a bordinha subir, dobre e esta pronto. Se ela ficar esfarinhando ou voce achar que ela esta seca, misture mais um pouquinho de agua. Pode guardar na geladeira por quase um mes, mas toda vez que usar tem que acertar a agua. Nao tem erro..ate eu que sou uma negacao na cozinha, consegui fazer essa tapioca!!! Adoro!!

      Excluir
  35. Gente por favor me expliquem porque algumas tapiocas ficam secas , esfareladas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta agua. So colocar mais um pouquinho e peneirar...fica nova!!

      Excluir
  36. Boa tarde!
    Eu comprei a goma nas Casas Pedro e ela já fininha como se fosse polvilho, preciso colocar água ou já vai direto para frigideira ? Alguém sabe me ajudar ?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde!
    Eu comprei a goma nas Casas Pedro e ela já fininha como se fosse polvilho, preciso colocar água ou já vai direto para frigideira ? Alguém sabe me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direto na frigideira quando ela já vem fininha. Mas depois pra guardar e durar mais vc pode colocar toda a goma em um pote com água, e tampar, quabdo quiser usar novamente é só escorrer a água colocar um pano de prato em cima. Deixe por um tempinho depois é só quebra a goma com uma faca e peneirar novamente. Toda semana trocar a água e a massa fica boa até acabar. Senpre que for fazer faz esse procedimento.

      Excluir
    2. Direto na frigideira quando ela já vem fininha. Mas depois pra guardar e durar mais vc pode colocar toda a goma em um pote com água, e tampar, quabdo quiser usar novamente é só escorrer a água colocar um pano de prato em cima. Deixe por um tempinho depois é só quebra a goma com uma faca e peneirar novamente. Toda semana trocar a água e a massa fica boa até acabar. Senpre que for fazer faz esse procedimento.

      Excluir
  38. BOAS DICAS; TO EM DUVIDA AINDA SOBRE SE PODE OU NÃO COLOCAR NA GELADEIRA O QUE SOBROU, OU SE DEVE CONGELAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar na geladeira. Porem se for aquela fresca da feira nao costuma durar mais que uma semana. Melhor q congele ou ponha numa vasilha com agua.. so que com agua tem que peneirar e secar,é um processo mais complicado. Melhor que congele.

      Excluir
  39. descobri esse blog hoje,e amo tapioca poi sou de pernambuco, e minha mae é que fazia,,uma tapioca maravilhosa, nunca mais vou comer igual, minha mae faleceu em 1980. E nunca aprendi fazer direito. moro em sao paulo há 35 anos, que saudades de minha terra. valeu pessoal. DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  40. Obrigado pela dica! Esqueci como se faz essa delícia! Abç Matilde

    ResponderExcluir
  41. Aqui na minha cidade encontrei a farinha da tapioca, seria a mesma coisa? E o preparo?

    ResponderExcluir
  42. Andrezza Melo24/03/14 00:35

    Eu fazia tapioca desse jeito, mas ela sempre ficava meio feia, grossa demais, sei lá. Agora faço de um jeito que acho bem melhor: coloco a massa dentro de uma peneira em cima da frigideira (sem encostar, óbvio), e vou passando a colher até ela ter preenchido a frigideira. Assim fica do tamanho e da grossura que eu quiser, pois acho mais fácil de controlar desse jeito do que tentando espalhar direto na panela com a colher.

    ResponderExcluir
  43. Boa noita, acabei de comrar a goma.sem peneirar, tenho que guarda-la.na geladeira? Com agua? E depois na hora de fazer e so peneirar direto? Bjs Suzanne

    ResponderExcluir
  44. Olá! Tenho outra forma de fazer, um pouco diferente. Queria também colocar uma questão sobre a conservação.
    Aqui em Portugal é difícil conseguir a farinha de Tapioca. Neste post já aprendi que dá para fazer com polvilho doce, não sabia. Consegui fazer tapioca com fécula de mandioca, penso que é a mesma coisa.
    Molho o conteúdo (250g) com água, em um recepiente de vidro e misturo até ficar uniforme. Ponho a olho, porque o objetivo é mesmo misturar tudo. Deixo decantar por 12 horas. No dia seguinte escorro a água e vou tirando o excesso de água com guardanapos de papel até que fique sequinha. O conteúdo do frasco eu jogo no liquidificador antes de peneirar, fica mais fácil.
    Depois é só colocar na frigideira anti aderente e fica um espetáculo.
    Como dá um certo trabalho preparar a farinha umidecida, já deixei em um pote de vidro bem fechado dentro da geladeira. Com o tempo ela ganha umidade e não fica mais farinha, fica com gomas e com cheiro de azedo.
    Posso congelar a farinha umidecida? Acho que com pouco tempo dá para guardar na geladeira, tipo 1 semana, mas depois disso já não presta.
    Obrigado e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  45. Isso é um povo democrático, cada um tem um pitaco a dar sobre um prato tão nosso e vejo que a maioria adora, como eu.

    ResponderExcluir
  46. Envez de peneirar eu bati na centrígufa. Ficou igual e fez menos sujeira

    ResponderExcluir

Gente, eu realmente gostaria de responder os comentários prontamente, mas na correria não tenho conseguido. Quando houver dúvida sobre as receitas, favor mandar por email (contato@pitadinha.com) ou na fan page (www.facebook.com/pitadinha) que lá eu respondo mais rápido! Obrigada pela compreensão!

Related Posts with Thumbnails