31 de ago de 2011

O dia dela!

Hoje, dia 31 de agosto, é dia do(a) nutricionista! Parabéns para todos os profissionais e, principalmente, para a nossa nutricionista do <3, a Cris!!!! Como vocês sabem, ela tem contribuído com todo amor para o nosso projeto musa do verão 2014, então nada mais justo que conhecê-la um pouco mais, né? Por isso, senta aí que lá vem história...



"Olá, sou a Cristiana Maymone. Mas todo mundo costuma me chamar apenas de Cris mesmo. Nutricionista formada em 2008 na UFPE.
Apesar de hoje estar mais envolvida profissionalmente na área de sanitarismo e na acupuntura, sou fascinada pelo tema alimentação saudável/emagrecimento e tenho estudado muito esse tema como hobby. Até para nós nutricionistas, é interessante perceber que não dá para viver por e para um corpo enxuto a todo custo e, consequentemente adquirir fadiga crônica, perda de massa magra (músculo), flacidez, celulite. Uma das minhas maiores alegrias é poder convencer qualquer pessoa que o segredo de perder os quilos extras e aumentar a longevidade é combinar porções de alimentos que contém proteínas, carboidratos integrais (pois possuem muita fibra e baixo índice glicêmico) e ácidos graxos monoinssaturados (azeite de oliva extra virgem, por exemplo) sem sacrifícios, sem perder o prazer de se alimentar e sem se sentir prisioneiro de um regime masoquista! E assim, se sentirem mais dispostas, mais felizes, menos depressivas e mais lindas (claro)!
Estou muito feliz em poder contribuir aqui no blog, isso me faz alimentar a empolgação que tenho em poder partilhar meu conhecimento sobre o assunto e firmar que alimentação saudável não é nada de ruim. E também por entrar em contato com as dúvidas que as pessoas têm sobre o tema." 


Cris, a gente que agradece e parabeniza pelo seu dia! Super concordo com tudo que você falou aí sobre regime masoquista, eu hein, sai pra lá! E comemoração sem bolo, não é comemoração né gente? Então lá vai uma receita de bolo de cenoura, que ao invés de coberto de chocolate (como a gente costuma ver), o chocolate, ou melhor, o cacau entrou na massa do bolo, deixando ele mais charmoso =)




Bolo marmorizado de cenoura com chocolate (12 fatias)
  • 3 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 e 1/2 xícara de mel
  • 200ml de iogurte natural desnatado
  • 3 cenouras médias
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  1. Bata no liquidificador os ovos, o iogurte, o mel e as cenouras
  2. Em uma tigela misture a farinha, o sal e o fermento
  3. Transfira a mistura para a tigela com os ingredientes secos e bata com uma colher até incorporar
  4. Despeje 2/3 da massa em uma assadeira untada e enfarinhada
  5. No 1/3 restante da massa misture o cacau em pó até incorporar
  6. Jogue a massa de cacau por cima da massa de cenoura e com a ponta de uma faca faça movimentos circulares para dar o efeito "marmorizado"
  7. Leve para assar por 30 minutos ou até passar no teste do palito


Valores nutricionais por fatia:

Valor energético total: 210,7Kcal
Carboidrato: 43,7g
Proteína: 6,7g
Gorduras totais: 2,5g
Gordura saturada: 0,4g
Gordura trans: 0
Colesterol: 47,8g
Gordura poliinsaturada: 0,4g
Gordura monoinsaturada: 0,5g
Cálcio: 20,8mg
Ferro: 1,6mg
Sódio: 21,4mg
Fibra:4,2g

13 comentários:

  1. Adoro bolo de cenoura,faço o tradicional,mais substituo o oléo por margarina
    Desejo a Cris e a todos os nutricionistas,um feliz dia
    Cheiro!!!

    ResponderExcluir
  2. É Cris, pena que no meu caso, que não posso comer chocolate, tenho que enfrentar um regime masoquista mesmo, rsrsrs. Parabéns pelo seu dia. E que venha muitas receitas em que possamos substituir o chocolate, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra vc, Cris e pra todas as nutricionistas que tanto nos ajudam a nos alimentar melhor!!! Agora, esse bolo marmorizado deve ser uma delícia!!! Vou fazer! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cris pelo seu dia! Ju amei a receita, vou fazer no fim de semana. To adorando essas receitinhas lights. Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostaram, meninas! Bjusssss

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! Vou c/ certeza testar essa delícia viu?! Quero parabenizar minha colega de profissão Cris pelo nosso dia comemorado ontem ok?! Mto suce$$o pra nós!!!!! Bjs pra vc e pra Ju tb.

    Andréa Castanhola

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a Cris e a todas as nutricionistas.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Cris.
    Tenho um certo fascínio por bolo de cenoura e esse está lindo de morrer. Estou querendo fazê-lo, mas gostaria de substituir o mel por açúcar. Qual deve ser a medida?
    Abraços,

    Fernanda Figueiredo

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda! Pode substituir pela mesma quantidade! Bjus...

    ResponderExcluir
  11. Só receita gostosa nesse site !!!

    ResponderExcluir
  12. Estou com 11 quilos acima do peso certa pra altura,preciso fazer essa receita ao invés do bolo d leite condensado da padaria..
    valeu..

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails