8 de ago de 2011

Feijão nosso de cada dia


































Tem coisa mais linda que feijão feito na hora, gente?
Feijão é conteúdo, é aquele acalanto que só comida de verdade dá pra gente.
Mas feijão é um tipo de comida que apesar de fazer parte da nossa vida desde que a gente se entende por gente, é cheio de segredinhos. Uns a gente aprende com a mãe, outros a gente vai aprendendo com a prática, mas o fato é que todo mundo tem sua receitinha secreta do feijãozinho nosso de cada dia.

E que tal se a gente contar nossos segredos e aprender umas com as outras os milhões de truques que se escondem por aí hein? Eu começo: da última vez que fiz feijão eu quis testar colocar a cebola piquée pra ver se ficava mais gostoso. Foi assim...

  1. Peguei 1/2kg de feijão carioquinha, tirei as sujeirinhas e coloquei de molho de um dia pro outro
  2. Escorri a água, lavei o feijão e coloquei na panela de pressão com 4 dedos de água até completar 2/3 da panela (não pode encher mais que isso, viu gente, é por isso que a  panela explode) + cebola piquée+osso de boi+1 folha de louro e 1 colher de sopa de sal
  3. Tampei a panela e levei pro fogo, contei 30 minutos depois do barulhinho começar e abri (tirando a pressão com cuidado, né)
  4. Os feijões estava cozidos mas o caldo bem ralinho, então fiz um trucão que aprendi com a sogra: mexi bem rápido por uns 2 minutos sem parar, genteeeeee, o caldo engrossa na hora!
  5. Aí refoguei em uma panela cebola, tomate, pimentão e alho, juntei metade do feijão cozido, deixei ali apurando, acertei o sal e prontinho
  6. A outra metade foi direto pro potão de sorvete reciclado e depois direto pro freezer (depois virou um delicioso caldinho de feijão)


Adorei a cebola piquée no feijão, gente! A impressão que eu tive foi que nem precisava temperar com mais nada depois. Vou adotar!

Agora é a vez de vocês...

10 comentários:

  1. Eu também adoro feijão amigaa doro adoro adoro...bjokinhass

    ResponderExcluir
  2. Morri de vontade do seu feijão!!!!

    ResponderExcluir
  3. Aaaaah, eu to fazendo o feijão assim: (marido SEMPRE elogia) eu abro a panela sempre antes da hora... Quando ele ainda ta durinho. Nessa hora eu refogo ja os temperinhos e junto com o feijão. Ele volta pra pressão ja temperado, pra terminar de cozinhar. Qdo fica pronto, c percebe que o feijão pegou o tempero bem melhor! =)

    http://extrememakeoverdavivi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu coloco de molho como vc faz. E depois bato no liquidificador meio maço de coentro com cebolinha, uma cebola média, 5 dentes de alho, meio pimentão pequeno e 2 tomates com um copo d'água. Coloco uma colher de chá de cominho, sal e pimenta à gosto, uma colher de chá de colorau e uma folha de louro. Se tiver charque e ela tiver muito sal eu coloco um pedaço da charque e não coloco sal no feijão.
    Cozinho pelo mesmo tempo. E qd abro o caldo tá um tico de nada ralinho, mas é só deixar mais uns 5 minutinhos sem a tampa que ele engrossa.
    Aí como que nem sopa. Só feijão! ai ai... aguei!

    ResponderExcluir
  5. ai que delicia....mas cebola piquée.... não conheço. dá uma dica....
    beijooooo

    ResponderExcluir
  6. Sou recém casada e estou amando o seu blog
    adoro cozinhar !!!
    e essa dica do feijão um máximo vou fazer!
    bjoO

    ResponderExcluir
  7. Belinha: somos duas!

    Aninha, não fica na vontade, faz agoooora!

    Vivian, sabe que foi desse jeito que tu faz que minha mãe me ensinou, e eu também acho que fica mais gostoso colocando o tempero ainda pra pegar pressão, sabia...

    Nandinha, adoreiiiii sua ideia, o tempero fica totalmente invisível né? Também amo "tomar" feijão como sopa <3

    Joana, lá em cima no post tem o link para a receita da cebola piquée, é só clicar em cima da palavra que abre pra você ver como faz, tá!

    Michelle, que legallll, volte sempre!

    ResponderExcluir
  8. Juliana,
    descobri seu blog no último sábado e tenho que dizer: estou apaixonada por ele. Comida de verdade, feita por gente de verdade. Tô agora com uma panela de geleia no fogo, que aprendi aqui com vc...

    ResponderExcluir
  9. Tanany, que lindo issssooooo

    ResponderExcluir
  10. adorei a dica de engrossar o feijão porque esse é sempre o meu drama!... meu feijão fica gostoso e temperadinho, mas ralinho q só vendo!!!
    vou testar a dica em casa!! bjs
    Lidiane

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails