28 de jul de 2011

Uma dica e um sorteio


























Quando postei a receita desse risoto prometi que ia dar a dica de preparar o risoto com antecedência para dias de festa, pra facilitar a vida de gente como eu e você, que se divide entre a casa, roupa, filhos, panelas e ainda tem que ser bonita e inteligente - né mole não.

Eu aprendi essa dica no livro Panelinha - que eu vivo fazendo comercial aqui - e estou louca pra testar na próxima festeenha que rolar aqui na minha residênça. Como a Rita é chique, a receita dela é com o arroz arbório mesmo, próprio para risoto. Acompanhem...

  1. Leve o caldo para ferver. A proporção é sempre três vezes a quantidade de arroz, ou seja, para uma xícara de arroz, três de líquido. Assim que o caldo ferver, baixe o fogo.
  2. Numa panela grande o suficiente para fazer risoto, derreta manteiga em fogo baixo.
  3. Junte a cebola picada e refogue até ficar transparente, mexendo sempre para não queimar.
  4. Aumente o fogo ao máximo e junte o arroz. Refogue por um ou dois minutos sem parar de mexer, para que os grãos fiquem envoltos numa película de gordura.
  5. Adicione o vinho e misture bem até secar.
  6. Agora apenas 2/3 do caldo serão utilizados. Vá adicionando de concha em concha e, entre cada adição, mexa o arroz com a colher de pau até que o caldo seque (em parte evapora, em parte é absorvida pelo arroz).
  7. Quando 2/3 do caldo já tiver sido utilizado, mexa bem o arroz, até que esteja bem seco. Da panela transfira para uma assadeira grande e espalhe bem o arroz.Quando mais rápido esfriar, melhor.
  8. Cubra a camada de arroz já em temperatura ambiente com papel filme e guarde na geladeira. Dura até três dias. Guarde o caldo também.
  9. No dia da festança, para terminar o cozimento, leve o restante do caldo para ferver em fogo alto. Passe o arroz do risoto para uma panela grande.
  10. Leve a panela do arroz para o fogo alto, junte os ingredientes que quiser para dar sabor e regue com metade do caldo fervente. Mexa bem com uma colher e quando o arroz começar a secar, verifique o ponto. Se necessário junte o restante do caldo. Desligue o fogo com o arroz ainda bem úmido, acrescente uma colher de manteiga e mexa vigorosamente antes de servir.
Importante: se você for acrescentar um ingrediente ao risoto que demora para cozinhar, cozinhe-o à parte e acrescente ao risoto só na finalização.
    Sabe os risotos que você come no restaurante? A maioria deles é preparado assim =)

    Mas agora que você já sabe todos os segredinhos do preparo do risoto para dias de festa, que tal ganhar um kit lindo de travessas da Marinex pra você servir no seu jantar especial? 



















    Preparamos essa surpresinha para vocês e quem quiser ganhar esse super kit é só deixar um comentário nesse post dizendo "Eu quero ganhar um kit da Marinex de presente!", não esquecendo de deixar também nome, cidade e estado e email para que eu entre em contato caso você seja sorteado. Válido somente um comentário por participante, tá gente. No dia 04/08/2011 seá realizado o sorteio pelo sistema Random.org.

    Boa sorte a todo mundo e aproveitem pra passar lá no site da Marinex e saber os detalhes sobre o kit do sorteio, além de conferir todas as receitinhas gostosas que tem por lá. Ah tem também o twitter: @Marinex_Brasil, é só seguir e ficar por dentro de todas as promoções =)
    Related Posts with Thumbnails